Nesta edição do seu JI encartamos o especial pelos 20 anos da Casa Antiga. Quero também parabenizar ao Eder Mapelli pela linda história que vem construindo com seu sócio e sua equipe. Polivalente, empático e muito trabalhador, logo, só poderia ser sucesso. Gosto muito de uma característica deste amigo: Viver e deixar viver. Parabéns Eder, e obrigado pela confiança. Escrever tua história é uma grande responsabilidade e uma honra!
Bicicletas
Faltam 13 dias só, mas acho que ainda vale a pena alguém avisar lá na prefeitura que Gramado não tem geografia, nem clima para andar de bicicleta. E que, sendo assim, mesmo que houvesse espaço, que todos os demais problemas de trânsito estivessem resolvidos, que sequer estão minimizados, não teria uso esse veículo. Logo, pintar ruas com essa finalidade é perda de dinheiro.
Lotação Covid
Estamos em um momento muito especial da pandemia. Vale muito a pena cuidar para evitar a contaminação. Os hospitais estão lotados. O alerta é geral, aqui na região, no estado e no país. O anuncio de que a vacina está próxima não deve ser motivo para relaxamento.
Trabalhando dá!
Em entrevista ao Chimarrão e Atualidades, ontem pela manhã, o diretor do Hospital São Miguel, Márcio Slaviero, dá o recado: o ambiente familiar é o que devemos prestar atenção. Não é no trabalho que o vírus se espalha, pois lá são tomados os cuidados. Então, que mantenhamos o máximo de cuidados em casa.
Faltam 13 dias e o sol já vem
As posses dos secretários da nova administração gramadense estão marcadas para o dia 1º, 19h, no auditório da prefeitura, logo após a posse do prefeito, que acontece às 19 horas na Câmara de Vereadores. É mais 13 dias e o sol já vem! Também dá para se dizer, conhecendo o prefeito eleito e os secretários anunciados até aqui, que Gramado voltará a ser dos gramadenses neste dia.
Exonerações
Os vereadores Bira e Ronsoni, que serão secretários municipais a partir do dia 1º, sugeriram, na sessão de segunda, que os servidores em cargos de confiança se exonerassem afim de economizar recursos ao tesouro municipal. Quanto aqueles que ganham melhor, como os secretários e adjuntos, até concordo, pois certamente conseguiram fazer alguma gordura durante o período, mas há de se considerar que nem todos estão nesta condição. A maioria ganha pouco e certamente também está contando cada real para honrar suas famílias.
A vila de todos os esportes
Hoje inaugura o ginásio da Vila Olímpica. Uma demora inexplicável, mas o empreendimento é muito bem vindo. Com isso Gramado cada vez mais fica preparada para receber grandes eventos esportivos em ginásios. Logo o estádio do Gramadense ficará pronto e então estaremos com uma estrutura de tirar o chapéu. Em que pese a Vila Olímpica era para ficar pronta para receber uma seleção mundial fazer sua pré-temporada para a Copa de 2014, é muito bem vinda.
Skyglass acrescenta
Um empreendimento como a passarela de vidro sobre as rochas do Parque da Ferradura sempre acrescenta ao trade. A engrenagem ganha mais um dente e fica mais forte. A cada um desses o turista tem de esticar um pouco a sua permanência na região.
Além disso, foram investidos 30 milhões de reais em Canela, empregados 54 canelenses e valoriza todos os imóveis daquela região.
Chimarrão e Atualidades

Fomos conhecê-lo na manhã de terça-feira, quando transmitimos de lá o programa Chimarrão e Atualidades, (todos os dias das sete às oito pelo leiafacil.com). Uma experiência com o programa descentralizado que agradou. Foi o primeiro, mas certamente eu e o Daniel Santos faremos isso mais vezes, contemplando paisagens e empreendimentos curiosos e especiais como o Skyglass. Na foto, Daniel, Fabrício Medeiros (diretor do Skyglass) e eu.
Desempenho da Economia de Caxias do Sul
O desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de outubro caiu -6,3%, se comparado a setembro de 2020. O setor de Serviços puxou o declínio (-10,5%), seguido pela Indústria (-7,8%). Já o Comércio, ainda em fase de ascensão, acelerou 5,6%, porém não foi suficiente para segurar a queda dos Serviços e da Indústria.
Ao se comparar outubro de 2020 com outubro de 2019, em que se elimina a sazonalidade, os três setores apresentam desempenho negativo, Serviços (-24,4%), Comércio (-17%) e Indústria (-7,8%), o resultado é retração de -14,3%.
Na análise do indicador acumulado do ano, em que se compara os primeiros dez meses de 2020 com igual período do ano anterior, também se evidencia queda nos três setores, sendo mais acentuada no Comércio (-16,4%) e Serviços (-14,4%), a indústria aparece com queda de apenas uma casa decimal (-4,3%), resultando em retração de -9,4%.
No indicador “acumulado 12 meses”, a atividade econômica mostra resultado negativo de -7,8%. Ao se analisar individualmente por setores, percebemos que o Comércio apresenta a maior queda (-13,2%), seguido pelos Serviços com -10,4% e a Indústria com -4,7%.
GreNal
Até levar o primeiro gol o Grêmio tinha 100% da posse de bola. Mas também, só deu tempo de dar uma voltinha na bola e fazer o passe para o atacante adversário… Tomamos dois bailes do Santos, essa é a real. Mas, agora é esperar o São Paulo, quarta, dia 23, pela Copa do Brasil.
O Inter voltou a vencer pelo Brasileirão, somou três pontos importantes e a torcida espera que pelo menos se classifique para a Libertadores de 2021.