Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo Assinantes1ª Feira Brasileira do Grafeno começa hoje com apoio do governo Federal

1ª Feira Brasileira do Grafeno começa hoje com apoio do governo Federal

Tempo de leitura: < 1 minuto

CAXIAS DO SUL – O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, estão previstos para participarem nesta sexta-feira (9) da abertura oficial da Primeira Feira Brasileira do Grafeno, que ocorre de 9 a 16 de julho, promovida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Na ocasião, as autoridades também fazem a inauguração oficial da UCSGRAPHENE, a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina.O evento será no Campus-Sede da UCS.

Aplicações em alta tecnologia

O grafeno, um dos materiais mais fortes e leves do mundo, e o mais fino que existe, é 200 vezes mais resistente que o aço e considerado um dos maiores recursos da atualidade para aplicações em alta tecnologia.

A UCS é sede da UCSGRAPHENE, resultado de mais de 17 anos de pesquisas avançadas na área de nanomateriais, que consiste na primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada em um Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – o TecnoUCS.

Além de conferir o trabalho desenvolvido na Universidade, que gera grafeno de alta qualidade para a prestação de serviços tecnológicos inovadores, a Feira será oportunidade de conhecer algumas das indústrias que já produzem com o material. São integrantes do segmento automobilístico, de equipamentos de proteção, de segurança, de peças técnicas, estruturais, da área de energia, construção civil, têxtil, metalmecânica, de insumos, combustível e utilidades domésticas. “O material disruptivo apresenta um campo extremamente vasto, com empresas e segmentos que poderão demonstrar as mais diversificadas aplicações”, afirma o professor Diego Piazza, coordenador da UCSGRAPHENE.

O GRAFENO

– É obtido do grafite a partir da reordenação hexagonal dos átomos do carbono. Foi isolado pela primeira vez em 2004, na Inglaterra, em pesquisa que acabou ganhando o Prêmio Nobel de Física em 2010.

– É o material mais leve e resistente do mundo (200 vezes mais resistente do que o aço), superando até mesmo o diamante, e o mais fino que existe (da espessura de um átomo, ou 1 milhão de vezes menor que um fio de cabelo).

– Possui excelente condutividade térmica e elétrica, transparência e maleabilidade, sendo resistente ao impacto e à flexão.

– Devido à alta resistência mecânica, à capacidade de transmissão de dados e à economia de energia, é considerado um dos maiores recursos da atualidade para aplicações em alta tecnologia.

– Vem sendo utilizado em todo o mundo na produção dos chamados materiais inteligentes, como componentes eletrônicos, baterias, telas e displays LCD, anticorrosivos, solventes, revestimentos, entre outros.

UCS GRAPHENE– Vinculada à Universidade de Caxias do Sul, atua com pesquisa, produção, caracterização e aplicação de grafeno em escala industrial. Em operação desde 14 de março de 2020, resulta de mais de 17 anos de pesquisas da UCS na área de nanomateriais, abrangendo revestimentos avançados, equipamentos de segurança, lubrificantes, metais, compósitos, polímeros e cerâmicas.

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido