Início Exclusivo Assinantes UCS retorna com atendimento jurídico gratuito

UCS retorna com atendimento jurídico gratuito

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO –Iniciado em 2005 no município de Canela e 2010 em Gramado, o Serviço de Atendimento Jurídico Gratuito (Saju) oferecido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Campus Região das Hortênsias atende de forma gratuita a população que não tem condições de pagar advogado em casos como direito civil e de família além de usucapião, sucessões, indenizações por dano material, entre outras demandas.

“Nosso critério de atendimento é igual ao da Defensoria Pública”, disse a professora e coordenadora do Saju, Daniela Miranda, em entrevista especial ao jornalista Márcio Cavalli, produzida para a Rádio Integração Digital.

O Saju em Gramado é oferecido junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, no bairro Piratini e Canela diretamente na UCS. Daniela explicou que a atividade faz parte da base curricular dos acadêmicos do curso de Direito de toda universidade que além dela, também atua na supervisão destas atividades o coordenador do curso de Direito do Campus, Guilherme Drago.

“É uma disciplina obrigatória em todos os núcleos, prestamoseste trabalho junto com os acadêmicos, faz parte do estágio, eles tem que ter contato com os processos sob nossa [professores] supervisão”, explicou.

A importância social para a comunidade regional dos serviços do Saju é registrada em números pela coordenadora. Entre 2017 e 2019, Canela totalizou 4.976 atendimentos, média de 990 anual e Gramado no ano passado, mais de 430 pessoas.

Mesmo neste período de pandemia, os processos que já estavam em andamento seguiram sendo analisados pela equipe do Saju e o serviço que estava temporariamente suspenso para novos casos, voltou a ser oferecido para a comunidade. Para isso, os interessados devem agendar pelos telefones 3282.5200 para moradores de Canela e Gramado 3286.0791.

“Estamos retomando nesta semana, será diferente, por agendamento e o interessado menciona o seu nome que retomamos por WhatsApp. Vamos ter muito cuidado na retomada, não direcione ao campus, mas entrem em contato para de forma segura realizar os atendimentos”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido