Quadra da Rua Marechal Floriano, em frente à UPA, foi bloqueada (Foto Rodrigo Rossi, Divulgação)
A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul montou estruturas, em frente às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central e Zona Norte, para fazer a triagem e o atendimento de pacientes com problemas respiratórios leves. Na UPA Central haverá cinco consultórios adultos e dois pediátricos, além de salas de triagem, cadastro e espera. Na Zona Norte, serão três consultórios e salas de cadastro, triagem, espera e de observação.
Segundo o secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, o objetivo é garantir a segurança dos pacientes e evitar a disseminação de doenças. "Não podemos colocar no mesmo ambiente uma pessoa com infecção urinária e outro com coronavírus", exemplifica. Apesar de as UPAs já contarem com áreas de isolamento, a estrutura será uma forma de prepará-las para um possível aumento do fluxo de pacientes.
Em função da estrutura, a quadra da Rua Marechal Floriano, entre Ernesto Alves e Vinte de Setembro, estará bloqueada por tempo indeterminado para a circulação de veículos. A Fiscalização de Trânsito está no local pata orientar os condutores. Os desvios podem ser feitos pelas ruas Visconde de Pelotas e Coronel Flores, no sentido Centro-Bairro. Não há, por enquanto, previsão de bloqueio para trecho da Rua João Gregório Paniz, em frente à UPA Zona Norte.
Até às 15h de quinta, 26, a Secretaria da Saúde registrava a ocorrência de sete casos confirmados, número que vem se mantendo nos últimos, com três já curados. Os casos restantes apresentam saúde estável e estão em isolamento domiciliar. O número de situações suspeitas aumentou, nas últimas 24 horas, de 48 para 55. Há também 50 casos descartados. Acompanhando critérios fixados pelo Ministério da Saúde, os exames para Covid-19 agora são realizados apenas para profissionais da saúde e pacientes em internação hospitalar.
Garibaldi prepara área de isolamento
Ala terá 16 leitos para atender pacientes (Foto Valéria Loch, Divulgação)
Antecipando-se a uma possível alta no fluxo de pacientes infectados com coronavírus, a Prefeitura de Garibaldi está adequando uma ala de isolamento no prédio do antigo Colégio Santo Antônio, agora de propriedade do município. Os ajustes de 16 quartos emergenciais serão finalizados nos próximos dias. Na quinta, 26, servidores trabalharam na limpeza e adequação do local.
Conforme o prefeito Antonio Cettolin, o local vai oferecer todas as condições para receber pacientes. "A gravidade requer iniciativas rápidas e concretas e todos precisamos estar imbuídos de um único ideal: prevenir a propagação do vírus".