REGIÃO – A pneumologista Dra. Simone de Leon Martini, doutora de Ciências Pneumológicas, traz nesta semana dois assuntos dos mais recorrentes e que mais causaram dúvidas entre as pessoas sobre o coronavírus e as maneiras de lidar com a pandemia. Em primeiro lugar, a doutora lembra que a melhor forma de combate é “sempre, em primeiro lugar, lavar as mãos. A primeira opção sempre é água e sabão, recorrendo ao álcool gel somente na falta desta opção”, explica. “E principalmente, se tem mais de 60 anos ou doenças crônicas: fique em casa”.
ESTRESSE EM ÉPOCA DE CRISE – A pandemia, o isolamento social e a preocupação com o cenário atual podem causar uma série de problemas ligados ao estresse. “É normal sentir-se triste, estressado, irritado ou até mesmo assustado”, explica a Dra. Simone. “Não use cigarros, drogas, bebidas para lidar com a situação. Converse com as pessoas que você confia, agora é hora de nos aliarmos ao Whatsapp e mídias disponíveis, como chamadas de vídeo”, orienta, a fim de evitar o contato físico. “Lide apenas com os fatos, procure apenas informações de profissionais de saúde e tenha muito cuidado com notícias de portais duvidosos, pois podem ser fakenews (notícias falsas) que somente vão atrapalhar e deixar você mais estressado”. Se está preocupado e as informações sobre a situação afloram a ansiedade, a recomendação é evitar notícias sobre o assunto. Outra maneira de lidar é praticando alguma atividade. “Veja o que você fazia quando tinha mais folga, um hobby, que não tinha mais tempo para fazer, seja criativo”, aconselha a doutora.
PROTOCOLO DE ENTRAR EM CASA – Alguns cuidados fazem muita diferença para quem precisou sair para a rua e quer maior segurança para entrar em casa. Confira as dicas da Dra. Simone:
– Deixe os sapatos usados na rua em uma caixa para usar no outro dia;
– Lavar as mãos com água e sabão;
– Retirar as roupas usadas na rua e colocar para lavar imediatamente;
– Limpe embalagens de compras com pano úmido com álcool 70% antes de guardar;
– Guarde a bolsa, carteira, chaves e os objetos que estiveram na rua em uma caixa na entrada;
– Mantenha os ambientes sempre ventilados.