Equipes deram início ao serviço ainda na tarde de quinta, 2 (Foto Andréia Copini, Divulgação)
As estruturas para triagem e atendimentos de pacientes em frente às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foram abertas ao público na tarde de quinta, 2. A área montada em frente à UPA Central, na Rua Marechal Floriano, tem cinco consultórios adultos e dois pediátricos, além de salas de cadastro, triagem e espera. Na UPA Zona Norte, são três consultórios e salas de cadastro, triagem, espera e de observação.
O secretário municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn, explicou o funcionamento e o objetivo das estruturas. "O paciente que chegar se queixando de problemas respiratórios receberá uma máscara. A equipe anotará os dados e a pessoa passará para verificação dos sinais vitais. Após, será atendido pelo médico. Queremos filtrar os pacientes para que aqui só ingressem aqueles com sintomas gripais", enfatizou. Apesar das UPAs já contarem com áreas de isolamento, a estrutura será uma forma de preparar as unidades para um possível aumento do fluxo de pacientes.
Dos casos confirmados, nove são da área da saúde
Na divulgação dos dados de atualização da evolução da Covid-19 em Caxias do Sul, a Secretaria da Saúde informou que dos 17 casos confirmados – um a mais em relação ao dia anterior – nove são de profissionais da área da saúde. São 12 pacientes do sexo masculino e cinco do feminino. Dos 17, dois estão hospitalizados, sendo um em unidade de tratamento intensivo (UTI). O relatório também aponta que sete pessoas se contaminaram em Caxias do Sul, sendo três por transmissão local e quatro por comunitária, quando não é possível estabelecer o transmissor do vírus.
Com 12 novos registros, subiu para 79 o número de casos suspeitos. Destes, 13 estão internados, sendo seis em UTIs. O número de descartados segue em 82 e, o de curados, em nove.
Visate opera em novo horário
A partir de sexta, 3, a Visate irá operar o transporte coletivo urbano de Caxias do Sul das 5h às 22h. A medida segue determinação da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade devido a pandemia do coronavírus. De acordo com a concessionária, que elevou de 25% para 40% a frota utilizada no transporte, os horários estão sendo adaptados com frequência, buscando atender as necessidades dos clientes. Mais informações sobre linhas e horários podem ser solicitadas no SAC 0800.0516133, (54) 3215.8000 (ligações de celular), WhatsApp (54) 9 9605.3935 ou consultadas em www.visate.com.br.