GRAMADO – Seguindo orientações do Ministério da Saúde, Governo do Estado e da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde de Caxias do Sul, a Secretaria de Saúde, divulgou um site somente para que os profissionais desta área façam um pré-cadastro para vacinação contra o coronavírus (Covid-19). Acesse: https://bit.ly/3rwSQnX.
“Estamos seguindo rigorosamente o que determina o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. A vacinação segue etapas entre os grupos prioritários da primeira fase e também existe a necessidade de um cadastro prévio dos profissionais da saúde”, explica o secretário de Saúde, Jeferson Moschen.
A Secretaria de Saúde tem recebido nos últimos dias um alto fluxo de ligações e de pessoas que se deslocam até o Centro Municipal de Saúde para tomar a dose da vacina contra a Covid-19. O secretário lembra que não há vacinas suficientes para imunizar toda a população neste momento. “Insistimos que as pessoas mantenham a calma. Sei que todos estão preocupados, mas ainda não é o momento de ir até o Postão”, esclarece.
Os números da vacinação
Gramado recebeu desde o início da campanha, 2.180 doses da vacina, sendo 1.760 da CoronaVac e 420 da AstraZeneca. De acordo com o secretário-adjunto de Saúde, Volnei Desiam, das 560 doses recebidas na remessa mais recente, ocorrida na segunda-feira (8), 170 serão aplicadas em profissionais da saúde, atingindo 78% do público-alvo, e 390 em idosos acima de 85 anos, os chamados “superidosos”. Segundo último levantamento, Gramado possui 906 pessoas com idade superior a 85 anos.
A Secretaria de Saúde aguarda a orientação do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para iniciar a vacinação dos idosos. “Estamos aguardando as orientações de como serão ofertadas as poucas doses que recebemos. Podemos garantir que a vacinação vai ter início ainda nesta semana”, explica Volnei.
A recomendação da SES é para que seja feito um pré-cadastro da população-alvo e, se possível, com agendamento prévio, de forma a evitar aglomeração nos locais de vacinação e também desperdício, já que cada frasco-ampola da CoronaVac contém 10 doses que devem ser aplicadas de forma sequencial e imediata.
Dados do Monitoramento da Imunização Covid-19/RS revelam que das doses recebidas, Gramado já aplicou 803, sendo 755 em profissionais da saúde, 46 em idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPI) e duas pessoas com deficiência.