REGIÃO – No final da tarde de quinta-feira (25), o governador Eduardo Leite anunciou que está decidido pela suspensão do sistema de cogestão no modelo de distanciamento controlado, mas que ainda assim ouviria a manifestação dos prefeitos a respeito da decisão.
Ao fim da reunião, com representantes das associações dos prefeitos, ele anunciou que a partir de sábado (27) até o dia 7 de março está suspenso o modelo de cogestão. Com o cenário atual a tendência que na próxima semana, a Região da Serra, assim como todo o Rio Grande do Sul deve seguir na bandeira preta.
Um dos setores mais afetados é o comércio. Neste setor o atacadista e varejista de itens essenciais pode funcionar de forma presencial, mas com restrições: equipes de no máximo 25% dos trabalhadores são permitidas. Outros como veículos, atacadista e varejista não essenciais ficam fechados, por exemplo, lojas de roupas, eletrodomésticos, móveis e bazar, entre outros similares.
Outras áreas relevantes economicamente para a Região das Hortênsias são a rede hoteleira e alimentação. Neste primeiro íten, em bandeira preta, só podem operar com 30% dos quartos. Áreas comuns, como piscinas e academias, ficam fechadas.
Hotéis em beira de rodovias podem operar com 75% dos quartos, mas devem fechar as áreas comuns. Restaurantes podem funcionar apenas com telentrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares.
Confira as regras de distanciamento controlado com a classificação de todas as bandeiras aqui.
A partir da página 17 (Administração)
A partir da página 22 (Agropecuária)
A partir da página 30 (Alojamento/Alimentação)
A partir da página 38 (Comércio)
A partir da página 50 (Educação)
A partir da página 68 (Indústria)
A partir da página 82 (Saúde/Assistência Social)
A partir da página 112 (Serviços)
A partir da página 120 (Coomunicação)
A partir da página 133 (Transporte).
Bom dia, como ficam as áreas urbanas de Gramado onde as avenidas são prolongamentos das RS 235 e 115? São caracterizadas como rodovias? A PRE não pode fiscalizar/multar pq é trecho urbano.