InícioCoronavírusGramado e CanelaO que acontece se atrasar a segunda dose?

O que acontece se atrasar a segunda dose?

Tempo de leitura: < 1 minuto

O número insuficiente de doses da vacina para Covid-19, especialmente nos casos onde já deveria estar ocorrendo a segunda aplicação, está gerando dúvidas e insegurança na sociedade. Em Canela, por exemplo, na manhã desta segunda-feira 320 pessoas deveriam receber a segunda dose da vacina, entretanto apenas 140 foram entregues e outras 180 tiveram que voltar pra casa sem serem imunizadas. O temor geral das pessoas é perder o efeito imunizante da primeira dose e ter que repetir a primeira dose.

O Instituto Butantan recomenda que a segunda dose da CoronaVac deve ser aplicada em um período entre 14 e 28 dias após a primeira. Já quem recebeu a dose da vacina AstraZeneca/Oxford pode esperar um pouco mais: o período recomendado é três meses. Para especialistas, no entanto, uma espera um pouquinho maior não compromete a imunização.

Por conta desta preocupação a Secretaria da Saúde de Canela emitiu uma nota esclarecendo que: “tomar a 2ª dose alguns dias após a data recomendada pela fabricante não compromete a imunização. Se a pessoa não fizer a 2ª dose no período recomendado poderá fazer posteriormente sem problemas, pois não ocorrerão perdas na resposta imunológica e também não existe necessidade de repetir a primeira dose”.

O Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) confirma que tomar a segunda dose da vacina alguns dias após a data recomendada pela fabricante não compromete a imunização, e não há perdas dos efeitos da primeira dose. “Do ponto de vista imunológico, se atrasar um pouco, não vai dar problema. Aquela imunidade ali começou a ser desencadeada pela primeira dose, e o que a gente faz com a segunda dose é completar o protocolo para garantir a eficácia que foi observada nos estudos”, diz Giliane Trindade, virologista e professora da UFMG.

O médico sanitarista Rodolpho Telarolli Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara, ao portal acidadeon.com, afirmou que não há estudos científicos que caracterizam, de maneira exata, o que acontece no organismo quando só uma dose é aplicada.

“Volta e meia aparece esse assunto, de atrasar a segunda dose em relação ao protocolo que é indicado pelo fabricante. Não tem grande prejuízo. A pessoa não perde a eficácia da primeira dose. Quando tomar a segunda vai estar plenamente imunizada três semanas depois”, afirma.

Ao portal agazeta.com.br a epidemiologista Ethel Maciel enfatiza que ainda não há um parâmetro e a imunização só pode ser considerada completa quando a segunda dose for aplicada. Ou seja, mesmo com atraso é preciso tomar a segunda dose.

Ethel explica que a primeira dose serve para apresentar o agente infeccioso ao sistema imunológico e nesta fase a resposta do organismo ainda é baixa. A segunda dose da vacina ajuda a reforçar a imunidade e mantê-la por mais tempo. “O que a gente sabe, por conta de outras vacinas, que para fazer a imunização mais prolongada é preciso tomar a segunda dose. Então, mesmo com o atraso, é importante fazer a segunda aplicação”, diz.

Ao portal uol.com.br, a doutora em microbiologia e presidente do Instituto Questão de Ciência, Natália Pasternak, assinala que os estudos e os níveis de eficácia são com base na aplicação das duas doses. Ela explica que o indivíduo não vai perder a imunidade da primeira dose e que a segunda dose é um reforço para estimular o corpo a produzir um número maior de anticorpos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Barba Moto Rides inaugura operação em Gramado com roteiros para fazer de moto

Uma nova forma de explorar a Serra Gaúcha acaba de chegar a Gramado. A Barba Moto Rides foi oficialmente inaugurada na última segunda-feira (16)...

Mátria Parque de Flores se prepara para celebrar oSão João com atrações especiais

São Francisco de Paula – O clima de São João já começa a tomar conta do Mátria Parquede Flores. No dia 27 de junho,...

Após quase três décadas, Baile de Debutantes retorna à Sociedade Recreio Gramadense

GRAMADO – Uma das tradições mais marcantes da vida social gramadense está de volta. Após quase 30 anos, a Sociedade Recreio Gramadense retomará seu tradicional...

FOTOS: As atrações do último final de semana da 35ª Festa da Colônia

GRAMADO - O último final de semana da 35ª Festa da Colônia está recheado de atrações gastronômicas, esportivas e culturais no Complexo Expogramado. Além...

Assembleia da Sicredi Pioneira distribui R$ 31,1 milhões aos associados

REGIÃO - No modelo cooperativo, a gestão democrática se concretiza por meio da participação ativa dos associados, seja através do voto, das contribuições ou...