Exército tem auxiliado a Prefeitura no atendimento às famílias mais carentes (Foto Divulgação)
Durante lives apresentadas em rede social, o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, confirmou que a cidade alcançou, na sexta, 1º, o total de 52 casos positivos para Covid-19. Foram 18 registros no dia, a maioria ligados a uma casa de repouso, com a contaminação de 11 pessoas, sendo cinco com idades acima de 80 anos. Destes, dois estão internados em hospitais da cidade e os demais encontram-se em isolamento domiciliar.
De acordo com Davi André Almeida, diretor da Secretaria da Saúde, a investigação teve início a partir de uma profissional da casa, que durante a semana testou positivo. O trabalho foi feito em duas casas de repouso, do mesmo administrador, com aplicação de 24 testes rápidos. “Lamentavelmente, o vírus contaminou quem não poderia ser contaminado, que são as pessoas do grupo de risco”, afirmou o prefeito.
Almeida informou que dos 52 pacientes confirmados, nove estão recuperados, dois internados em leitos convencionais de hospital, dois em unidades de tratamento intensivo (UTIs) e os demais em isolamento domiciliar. São 19 homens e 33 mulheres. A maior concentração, com 14 casos, está na faixa dos 30 aos 39 anos. Com mais de 60 anos, são nove pacientes. Outros 80 casos foram descartados e não há paciente em condição suspeita, aguardando resultado de exame.
O diretor alertou que os números de casos confirmados deve aumentar ao longo da próxima semana a partir da testagem de mais pessoas que tiveram contatos com os residentes e funcionários da casa de repouso. Também exercerá pressão a investigação de casos em frigoríficos, outro local que facilita o contágio em função da umidade e das baixas temperaturas.
Segundo Gonçalves, a Prefeitura está traçando uma estratégia que visa cercar os locais de contágio e aplicar testes rápidos para identificar, isolar e tratar as pessoas contaminadas. O prefeito espera receber entre terça e quarta-feira, dias 5 e 6, mais lotes de testes rápidos para acelerar este trabalho. Ainda serão acrescidos dois exames, hemograma e tomografia torácica, para ampliar as formas de identificação do contágio.
De acordo com o prefeito, com base nos dados já disponíveis, e considerando a população de 73 mil habitantes, Farroupilha pode vir a ter entre seis a sete óbitos. “Vamos trabalhar para que isto não aconteça. Mas para que consigamos a população precisa estar consciente de suas responsabilidades, de lavar as mãos, usar álcool e máscara e, principalmente, não visitar os grupos de risco”, apelou. Na manhã de sábado, 2, haverá reunião do comitê amplo de prevenção e combate ao coronavírus para reavaliar o atual decreto vigente.
Bento supera marca de 100 casos
Prefeitura deu início às blitzes para orientar população sobre o uso obrigatório de máscaras (Foto Guarda Civil Municipal, Divulgação)
A cidade de Bento Gonçalves ultrapassou, na sexta, 1º de maio, a marca de 100 pacientes contaminados pelo coronavírus. Com as 14 novas notificações são 107 casos confirmados, dos quais 17 estão curados e dois faleceram.
O Comitê de Atenção ao Coronavírus registra 13 pacientes internados em UTIs, sendo oito confirmados e cinco suspeitos, um deles em ala pediátrica. Ainda há 10 casos positivos e 15 suspeitos em isolamento hospitalar. Em isolamento domiciliar encontram-se 69 pacientes confirmados e 387 suspeitos.
Na sexta, teve início a obrigatoriedade de utilização de máscaras no Município. Para orientar a população, secretarias de Segurança, Fiscalização e Saúde realizaram blitzes orientativas. As ações ocorreram pela manhã e tarde, abordando 218 pessoas que passaram por medição de temperatura. Nenhuma apresentou valores acima da média.