Uso de máscara será obrigatório para todos os que circularem por Farroupilha (Foto Divulgação)
A Prefeitura de Farroupilha publicou decreto na quarta, 8, liberando a abertura de estabelecimentos comerciais, lojistas e varejistas. O documento estabelece uma série de medidas de higienização e proteção que os estabelecimentos devem seguir e limita a 30% a ocupação máxima prevista no alvará de prevenção e proteção contra incêndio, além de respeitar a distância mínima de dois metros entre os frequentadores. Nos shoppings só será permitida a entrada de pessoas que estiverem usando equipamentos de proteção individual.
Excetuando-se restaurantes e trailers, que somente podem atender por meio de tele-entrega ou pague e leve, os demais estabelecimentos alimentícios têm permissão para operar respeitando o limite de 30% da ocupação prevista no alvará de prevenção e proteção de acidentes. Mas é proibido o consumo interno de bebidas e comidas.
As indústrias, por sua vez, precisam somente respeitar as normas sanitárias e de segurança, evitando a aglomeração de funcionários. Para tanto é sugerida a adoção de escalas, de revezamento de turnos e de alterações de jornadas. O decreto também autoriza o funcionamento de hotéis, motéis e pousadas, serviços de saúde, de estética e beleza, academias, de atendimento a animais vivos e prestadores de atividades de limpeza, desinfecção de reservatório de água, imunização e controle de vetores e pragas. Além de cumprir determinações gerais, cada atividade tem algumas específicas.
As lojas de conveniência dos postos de combustível poderão funcionar, de segunda a sábado, das 7h às 19h. As localizadas em estradas ou rodovias poderão manter funcionamento regular. A aglomeração de pessoas nos espaços de circulação e dependências dos postos de combustíveis e suas lojas, abertos e fechados, está proibida em qualquer dia e horário.
As normativas, que entram em vigor na quinta, 9, mantém suspensas as realizações de cultos, reuniões e eventos. Também seguem proibidas aulas, cursos e treinamentos presenciais de qualquer natureza. O Município estabeleceu como obrigatório o uso de máscaras por toda a população, em qualquer situação, no ambiente público ou privado.
Mais um caso confirmado
Farroupilha confirmou mais um caso na tarde de quarta, 8, elevando para seis o número de pacientes com a Covid-19, um deles curado. O mais recente caso, um homem de 76 anos, morador do município, está internado em Caxias do Sul e passa bem. A cidade ainda registra quatro casos suspeitos e 28 descartados.