Edificação será erguida, em até 30 dias, com apoio do Exército no trabalho de infraestrutura e de empresas locais no financiamento (Foto Divulgação)
Com um caso confirmado de coronavírus, anunciado na quarta, 18, e outro suspeito em análise, em Porto Alegre, a comunidade de Bento Gonçalves está mobilizada em torno da construção de uma área de isolamento com 40 leitos para receber pacientes em estado grave diagnosticados com a COVID-19. Liderado pela Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, o projeto terá a participação do Exército e da iniciativa privada, que ajudará a financiar as obras. A parceria ainda envolve a direção da UPA do Município, Vigilância Epidemiológica, Hospital Tacchini, Unimed e a Associação Médica da cidade.
A expectativa do prefeito Guilherme Pasin é que as instalações estejam concluídas em até 30 dias. "Não somos uma ilha. Mesmo sem casos confirmados, precisamos atuar com energia e atitude agora. Isso salvará vidas amanhã", destacou. A preocupação se acentua porque a média da população idosa da cidade é de 12,5%.
A zona de isolamento será construída na área do Complexo Hospitalar, já em construção. Bento Gonçalves dispõe também de 20 leitos de UTI junto ao Hospital Tacchini e mais 10 serão entregues em abril.
Fiema e ESARH também são adiados
O prefeito Guilherme Pasini assinou decreto determinando o cancelamento das aulas escolares e eventos, o que deve impactar diretamente a economia local, pois Bento é umas das 20 cidades mais visitadas do país. No ano passado, recebeu 1,7 milhão de turistas.
Na quarta, 18, a diretoria da Fundação Proamb, promotora da Fiema Brasil, comunicou o adiamento da 9ª edição da feira, que estava marcada para o período de 14 a 16 de abril, no Parque de Eventos. Também estão postergadas as programações relacionadas ao Fiemacon, com seus seis eventos técnicos. A organização esperava 8 mil visitantes. O objetivo é de realizar o evento ainda em 2020, a princípio entre os dias 20 e 22 de outubro.
Mesma medida foi adotada pela Associação Serrana de Recursos Humanos (ARH Serrana), responsável pela organização do Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos. O evento, agendado para o período de 11 a 13 de maio, foi reagendado para 9 a 11 de novembro. O ESARH reúne profissionais de várias partes do mundo com o objetivo de refletir e potencializar o equilíbrio dinâmico nas organizações. A expectativa era atrair público médio de mil participantes. Movelsul, Envase e o Bento Jazz & Wine Festival já haviam sido adiadas.
Sem aulas a partir de quinta
O decreto ainda estabelece, a partir de quinta, 19, até 5 de abril, a suspensão das aulas da rede municipal. Os Serviços de Fortalecimento de Vínculos terão suas atividades suspensas, mas a estrutura estará aberta para alimentação das crianças e jovens, das 11h às 14h.
Também foi determinada a suspensão, por 90 dias, das férias de todos os colaboradores da Secretaria de Saúde, o não atendimento físico em determinadas repartições da administração municipal e o fechamento dos banheiros públicos. Foi reorganizado o fluxo de atendimento em órgãos e secretarias, que passam a realizar somente atendimento por telefone. São eles Procon, Sala do Empreendedor e Secretaria de Administração; e, por tele agendamento, as secretarias de Finanças e Agricultura. O decreto apresenta orientações sobre a realização de eventos com aglomeração de pessoas, incluindo-se bailes, festas comunitárias, bingos, missas, cultos, celebrações, sessões de cinemas, festas noturnas e demais eventos sociais, culturais e esportivos. “Estamos trabalhando para antecipar ações e esperamos que as recomendações nos ajudem a frear aquilo que consideramos eminente”, reforçou.
Atrativos turísticos são fechados
O Grupo Giordani Turismo decidiu fechar o Parque Cultural Epopeia Italiana entre os dias 17 e 31 de março. A empresa, também responsável pela operação do passeio de Maria Fumaça – Trem do Vinho, reduzirá em 50% a quantidade de passageiros a cada viagem, o que permite distanciamento maior entre as pessoas. A medida deve durar pelo menos sete dias, e poderá ser prorrogada.
Álcool gel e máscaras estão disponíveis ao público. A viagem será com janelas abertas e, o serviço de degustação, a bordo dos vagões. Os artistas com mais de 60 anos estão dispensados das atividades. Colaboradores que retornam de viagem tem orientação de trabalho home office por sete dias.
A Vinícola Aurora optou por fechar, desde a quarta, 18, o roteiro turístico junto à unidade matriz. A expectativa é reabrir em 31 de março, mas pode haver prorrogação de acordo com as orientações das autoridades de saúde. A loja da vinícola segue em funcionamento, porém com entrada restrita a seis clientes por vez. Já os minicursos, agendados para março, estão cancelados e o valor será ressarcido aos participantes.