Mutirão comunitário para construção do complexo de 40 leitos tem mais de 300 voluntários (Foto Gilberto Junior, Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves, Divulgação)
Os primeiros oito leitos da ala isolamento do novo complexo hospitalar de Bento Gonçalves deverão estar prontos na sexta, 3, e já começam a receber pacientes acometidos pela Covid-19. No local, que terá 40 leitos, está sendo construída rampa e escadaria metálica para o acesso dos pacientes, sem que haja contato com outros. A zona de isolamento está sendo erguida junto à UPA, na estrutura do Complexo Hospitalar de Saúde.
Ela é resultado de uma grande mobilização social, envolvendo Prefeitura, Centro da Indústria, Comércio e Serviços, ASCON Vinhedos, várias entidades comunitárias e voluntários. Os recursos foram captados pelas entidades de classe e iniciativa privada, além de doações levantadas pela Associação Médica e voluntários. A expectativa é que toda a construção, que envolve mais de 300 voluntários, esteja pronta até 15 de abril.
Em paralelo, a Secretaria da Saúde fez uma reorganização interna na UPA e redimensionou a ala de internações. “Com os oito leitos de isolamento, já conseguiremos atender pacientes, desafogando o Hospital Tacchini, que hoje já está com a estrutura lotada. Contamos com 20 leitos de unidades de tratamento intensivo e mais 10 que serão entregues pelo hospital. A UPA conta com seis leitos de isolamento e essa estrutura adicional, certamente, salvará vidas amanhã", destacou o secretário Diogo Segabinazzi Siqueira. A preocupação se acentua porque a média da população idosa da cidade é de 12,5%.
De acordo com o mais recente informativo epidemiológico, das 12h de quarta, 1º, Bento Gonçalves contabilizava nove casos confirmados. Destes, dois estão em unidade de tratamento intensivo e sete em isolamento domiciliar. Na terça, 31, foi registrado o óbito de uma paciente internada, com suspeita da doença. O exame foi encaminhado para laboratório particular e o resultado deve chegar nos próximos dias. A cidade tem notificados quatro casos suspeitos em estado grave, sete em isolamento na UPA e 275 em domicílios.