Essa pandemia de Covid-19 está obrigando mudanças na rotina de todos nós. Torcemos para que este furacão perca força e desapareça o quanto antes. No setor educacional alguns exemplos e atitudes merecem destaque, como a iniciativa da Escola Carlos Nelz (Caic) de Gramado. “Pais, está disponível na secretaria da escola atividades para seus filhos realizarem em casa. Favor retirar no dia 20 de março, sexta-feira”, diz um recado que li essa semana.
Outras escolas também fizeram isso. Aqui em Canela, o secretário de Educação, Gilberto Tegner, o Tolão, explicou o seguinte: “Todas as turmas levaram trabalho pra casa. Mas como tudo ainda está incerto e muitas decisões foram tomadas às pressas e de última hora, faremos uma reunião pedagógica nos próximos dias para estudarmos a necessidade de fazer um programa contínuo. De qualquer forma os professores foram orientados a mandarem material e darem tema para ocupar os alunos”.
“Estamos aguardando sair uma portaria do MEC, para aulas EAD (a distância), para definirmos qual nossa linha de atuação e como seria essa aula a distância, se seria necessário adquirir uma plataforma EAD, se os pais tiverem que ir na escola buscar as atividades uma vez por semana. Estamos só esperando por essa portaria”, complementou Tolão.
Decisão da Câmara
Elogiosa a atitude da Câmara de Vereadores de Canela. Na sessão desta semana o presidente do Legislativo, Marcelo Savi, anunciou que em uma decisão em comum acordo entre todos os vereadores, o Poder Legislativo vai abrir mão de R$ 150 mil do seu orçamento anual, para permitir que o Executivo utilize essa quantia em ações educativas e preventivas, compra de material como álcool gel e máscaras, para incrementar o combate à propagação do coronavírus.
Mais uma bancada
O vereador Marcelo Drehmer, o Tiririca, na sessão desta semana, pediu para que se providencie uma bancada na Câmara para o seu novo partido, o Republicanos. “Presidente, hoje venho, como vereador do Republicanos, partido que já estou filiado, solicitar uma bancada, uma sala, um assessor. A nível nacional o partido está entre os 10 maiores, e queremos fazê-lo grande também aqui em Canela. Neste partido abrimos as portas para pessoas que desejam participar mais da política, pessoas que não encontraram espaço em outros partidos”, pronunciou Drehmer.
Pediu pra esperar
Assim que Tiririca pediu uma bancada para o seu partido, o presidente Marcelo Savi (MDB) respondeu: “Vamos tomar as medidas no final do mês, assim que fechar a janela para troca de partido. Porque a Casa pode nomear sete assessores, hoje temos cinco, só que temos que ver também como vai ficar o quadro no final, pois vai haver mais trocas, outros vereadores também vão sair de seus partidos”, explicou.
“O senhor tem certeza que vão?”, indagou Tiririca. “Tenho sim, absoluta. Pelo menos uns dois vão trocar”, respondeu Savi, olhando para o lado onde estavam o vereador Carlão e a vereadora Carmen. E depois sorriu para o Jonas, que estava ao seu lado.
Evento do PDT
O PDT canelense realizou um seminário político no sábado passado direcionado aos seus pré-candidatos. O evento foi realizado no La Bionda, do nosso amigo Alessandro Martins. E ele próprio notou, e informou, a presença na plateia dos vereadores Carmen Lúcia de Moraes (PP), Jonas Bernardo (PP) e Jerônimo Terra Rolim (PSDB). E nesse troca-troca, o PP pode começar o mês de abril sem bancada.
Rota alternativa para São Chico
Gente do céu. Estou com um problema de compreensão. Um vereador canelense sugeriu segunda-feira, que a Prefeitura de Canela busque recursos federais para criar uma rota alternativa para ligar Canela a São Francisco de Paula, passando pelo Morro Calçado, Linha São Paulo até o Faxinal.
Meu primeiro questionamento foi: mas por quê? Eu vou a São Chico com bastante frequência e nunca enfrentei trânsito lento. Mas fiquei pensando a respeito, buscando encontrar uma boa justificativa para tamanho investimento na construção, e depois na sua manutenção, ainda mais diante de tantas pautas mais importantes que precisam ser resolvidas primeiro, como a Rota Panorâmica e o Hospital. Eu concordo que o interior precisa de melhoria nas suas estradas, se for com asfaltamento então, melhor ainda, mas confesso que minha inteligência não é suficientemente capaz de compreender essa proposta de rota alternativa para São Chico.
Raio X no HCC
Segunda-feira, foi divulgado pela Prefeitura que o HCC conta com um novo aparelho de Raio X. esse aparelho foi tema de muitos discursos na Câmara de Vereadores ao longo dos últimos meses. Deu o que falar. Muito foi cobrado e agora, enfim, está lá. Custou R$ 265 mil. Ainda falta uma autorização legal para ser colocado plenamente em funcionamento.
Na divulgação feita pela Prefeitura consta uma imagem do prefeito com o secretário da Saúde mostrando o novo aparelho. E um dos internautas que assistia a sessão pelo Facebook escreveu: “Vereador preocupado porque não saiu na foto. Viva o Brasil”. O vereador em questão é o Alberi Dias, que disse: “Lutamos muito por este raio x, pena que não estamos na foto. E eu nem sabia também. Como líder de governo eu deveria ser o primeiro a saber”.
Sobre a sessão desta semana
A reunião legislativa desta semana foi a portas fechadas. Para acompanhar a prosa dos parlamentares, somente pelo Facebook. Perto do que normalmente ocorre, a sessão desta semana durou menos da metade do habitual. O tempo total, tirando a chegada e o hino, foi de 1h06.
Tchê, viram? A ordem do dia foi apreciada, votada e aprovada, vários assuntos foram abordados na tribuna, especialmente sobre saúde, que é nosso Tendão de Aquiles. Ou seja, é possível…
Aos vereadores de Canela…
Quero reiterar algo já exposto aqui: vereadores, quando forem à tribuna, por favor, evitem termos como: “um jornalista escreveu” ou “porque eu vi que um jornalista não sei o quê” ou “tem jornalista por aí que não sei o quê”…
Quando se tratar deste espaço e deste jornalista, não tenham receio de me chamar pelo nome. Eu até prefiro, primeiro porque nos respeitamos e segundo porque indiretinha é coisa de covarde. Vocês não precisam concordar com o que eu escrevo, e isso é até bom. Cada edil tem total liberdade de ir à tribuna e expor seu pensamento mesmo que contrarie o que foi escrito aqui. Democracia é isso, gente, fiquem tranquilos.