InícioNotíciasVicky Janice Simon

Vicky Janice Simon

Tempo de leitura: < 1 minuto

ENTREVISTA PUBLICADA NO JI EM 24.09.2021

Quem é ela?

Vicky Janice Simon

Diretora  da Vicky Simon Consultoria e Eventos

Como se define?

Sou muito exigente comigo e gosto de trabalhar com pessoas que tenham uma personalidade forte e não tenham medo do desconhecido. Com criatividade e bom senso conduzo sempre meus desafios.

RELATO PESSOAL:  

VICKY é natural de Porto Alegre. Nasceu em 16 de outubro de 1953. É filha de Lieselotte Auguste Simon e de Isfried Alfred Simon e tem duas irmãs: RITA SUSANNE SIMON e MIRIAM EMMY SIMON GITTER.

Sua trajetória escolar teve iniciou e conclusão na cidade de Porto Alegre, onde cursou os primeiros anos letivos no Colégio Americano, e depois seguiu seus estudos no colégio Israelita Brasileiro, onde concluiu o ensino médio. Dando sequência, cursou a Faculdade de Letras / tradutor e interprete na Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Vicky morou em Porto Alegre até o ano de 2010, quando mudou-se definitivamente para Gramado. É solteira e tem sua empresa instalada em sua residência, na Rua Flamboyant número 80.

Seu sonho de menina e o que marcou sua infância:

Eu cresci sempre cercada pelos animais e pela natureza.  Aos treze anos eu ganhei um cavalo de presente do meu pai que se chamava Caracol. Um puro sangue árabe. A lição de vida que obtive na adolescência que até hoje me norteia foram os tombos que levei montando a cavalo. Meu pai sempre dizia: “levanta e monta novamente”. Fui campeã sênior e junior de salto em 1969, na Sociedade Hípica Porto Alegrense. Tenho muitas boas recordações desta fase.

Outro grande momento da minha vida foi a oportunidade de viver um ano em Israel apreendendo a língua e trabalhando em um kibutz. Com um grupo de 18 brasileiros vivi e apreendi a ter outra escala de valores.

Meus pais sempre me incentivaram a viajar. Nunca tive medo do desconhecido.   

Minha terceira fase a qual me trouxe o sonho que hoje considero realizado foi trabalhar com pessoas de todas as partes do mundo.

Trabalhei como recepcionista bilíngue. Viajei por todo o Brasil como guia acompanhante e com grupos artísticos e grandes cantores como o Sting.

Tudo isso me fez pensar em trabalhar na área de eventos.      

Profissional:

Quando e como você descobriu que tinha vocação para ser uma líder, coordenar um trabalho?

Na verdade, eu não sabia que tinha condições de liderar mas em 1977 minha então coordenadora na Bureau de Congressos, Suzana Medeiros me passou o bastão. Esta foi a primeira grande mudança na minha vida. Depois tive a oportunidade de trabalhar na Alemanha e na Inglaterra como recepcionista bilíngue em congressos.

Quando retornei eu tinha vivenciado todos os setores existentes em congressos o que me dava uma segurança de conhecimento e experiência, porém isso não era suficiente para coordenar uma equipe dentro de uma empresa. Trabalhei um ano como supervisora do CENTRO DE EVENTOS DO HOTEL SERRANO. Depois disso achei que era a hora certa de me desafiar e foi assim que abri minha empresa com o nome VJS ASSESSORIA DE EVENTOS.              

O início de tudo:

Inicialmente de forma impulsiva eu tentei dividir a liderança com outra profissional, mas por muito pouco tempo, pois ela não tinha a mesma visão que eu procurava e rapidamente nos demos conta que era melhor parar antes de jogarmos fora a nossa amizade e respeito. Foi neste momento que comecei a VJS Assessoria de Eventos e segui sozinha durante alguns anos buscando sempre trabalhar com poucos clientes e trazer o melhor resultado possível. Buscava fazer a diferença.

Tive uma sócia durante três anos mas como ela queria multiplicar os eventos eu pedi para ela criar a sua empresa e segui sola em diante buscando sempre primar pela qualidade das minhas realizações.

Meu primeiro grande evento foi indicado pelos meus ex-diretores que era a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, que até hoje são meus clientes.

Eu sempre contei com grandes colaboradoras que junto comigo faziam de tudo para o sucesso dos eventos.   

A responsabilidade:

Nunca deixei de pensar na responsabilidade que tinha nas minhas mãos ao aceitar um desafio a mais, sendo ele a organização de uma simples conferência ou um congresso. Para mim responsabilidade tem a ver com lealdade, pontualidade e cumplicidade. A confiança depositada na empresa quando de sua contratação, para mim, é um compromisso muito importante e só acaba quando a empresa entrega o relatório financeiro positivo, pois esta é uma das principais razões do sucesso de uma empreendedora neste ramo.  

Os seus maiores desafios:

O primeiro grande desafio da minha vida foi o ano que vivi longe da minha família. Eu era muito tímida e ingênua. Foi um aprendizado para toda a vida. Trabalhei muito e apreendi a não criar problema em cima de coisas pequenas.

Outro desafio foi apreender a lidar com a doença da minha mãe que com 75 anos foi diagnosticada com ALZEIMER. Foram oito anos de muitas emoções.

Eu trabalhava muito com congressos e eventos em geral. Apreendi que o amor faz milagres, que a doação, sensibilidade, paciência, criatividade fazem a diferença.

Profissionalmente o maior desafio foi abrir a minha empresa em 1987. Maioria da área médica. Em1997 construí um dos primeiros sistemas para eventos, com um funcionário, integrando as informações de todas as áreas envolvidas num evento. O meu maior desafio e também um sonho foi a criação e realização de um evento próprio educacional para a cidade de Gramado “ GRAMADO CRIANÇA “. Que ocorreu em outubro de 2011, com duração de dez dias. Foram duzentas pessoas envolvidas na organização e dez mil participantes. A abertura foi no Palácio dos Festivais e o evento no Perinão.       

Como você consegue conciliar a vida pessoal com a profissional?

Como sou solteira e minha responsabilidade hoje principal são meus dois cachorros que foram adotados não tenho muitos problemas em conciliar o trabalho. Trabalho em home office e não tenho mais funcionários efetivos na empresa pois hoje tudo pode ser realizado com colaboradores. O importante é você ter o controle de todas as pontas. 

Suas maiores conquistas:

Acredito que minhas maiores conquistas nestes trinta e cinco anos foi o reconhecimento, o respeito e a alegria de dizer que nunca deixei de concluir com êxito algum desafio.

Minha maior conquista é hoje trabalhar com eventos internacionais. Desde 2014 assessoro o Instituto Roberto Giugliani para o Desenvolvimento da Genética na Medicina. A cada dois anos temos um encontro em outro país da América Latina com professores de todo o mundo.

No momento fazemos um Fórum Online mensal que reúne todos os professores e interessados. Minhas atribuições são desde a busca do melhor destino para o evento, infraestrutura, hospedagem, passagens, alimentação, transfers, material, equipamentos técnicos e controle financeiro. Este desafio já me trouxe muitas conquistas profissionais.

Hoje com sessenta e sete anos sinto que construí uma empresa sólida e que sempre despertou bons exemplos.             

Sua mensagem:

Não tenha medo de se desafiar. Seja humilde e aprenda a ouvir e receber críticas construtivas. Saiba separar sempre o profissional do pessoal. Faça sempre uma projeção de gastos e controle como se fosse sua bíblia. Seja sempre comprometido com o seu trabalho e saiba valorizar seus colaboradores. Nunca esqueça de agradecer a todos que lhe ajudaram a conquistar o sucesso. Jamais deixe de prospectar trabalho para no mínimo um ano a frente. Acredite em si e tenha autoestima. Você consegue. Nunca desista do seu sonho. Nunca esqueça de si mesma. Cuide-se, a aprenda a cuidar. Procure seu equilíbrio financeiro pois ele é vital para você poder ser independente. Não seja egoísta e aprenda a doar. Não viva de lembranças mas sim de desafios. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido