ENTREVISTA PUBLICADA NO JI EM 30.04.2021
Quem é ela?
Marlene Gottschalk
Proprietária do Escritório Despachante Documentalista de Trânsito de Canela
Como se define?
Uma sobrevivente das lutas diárias. Uma mulher forte em busca constante do que há de melhor em seu interior!
RELATO PESSOAL:
Marlene é natural de Canela. Nasceu em 19 de novembrode 1966. É filha deManoel Orlando Gottschalke de Maria de Jesus Gottschalke tem 4 irmãos: Alzira, Orlando, Milto e Fladimir.
Sua trajetória escolar iniciou na Escola Luiza Correa. Depois seguiu seus estudos no ColégioMaristaeconcluiu o ensino médio na escola Neuza Mari Pacheco. Formou-se em designer de Móveis, exercendo a função por um período, ao mudar de profissão, cursou Técnico em Transito pela UCS em Caxias do Sul.Em seguida, fez a faculdade de Pedagogia, direcionada ao transito, pela ULBRA. E consolidando sua área profissional hoje está a oito anos no ramo de Despachante.
Morando sempre em Canela, hoje Marlene é separada judicialmente.É mãe de Régis de 34 anos e avó de Rafael, de 12, e de Lucas de 9.
Seu sonho de menina e o que marcou sua infância?
No entanto, Graças a Deus tive uma infância muito feliz, com meus pais sempre presentes. E o que mais marcou esta fase para mim foram com certeza as brincadeiras de infância, naturais e sem maldade, e em especial os pic-nics que fazíamos no Lago São Bernardo em São Chico, próximo de onde meus avós moravam. Lembro que durante as férias escolares eu e meus irmãos íamos passar alguns dias lá, e minha avó preparava uma cesta com quitutes e uns pãezinhos deliciosos que ela fazia na hora e lá íamos fazer pic-nic no lago. Eu tinha uns sete anos, e foi ali que meu avô me ensinou a pescar, com anzol. Digo que quando peguei o primeiro peixe foi uma grande comemoração!
Meu sonho de menina era ter um Aras quando crescesse, mas com o tempo fui fortalecendo outros planos. Sempre gostei de cavalos, e tinha com amiga de infância chamada Bárbara, que vivíamos juntas, estudávamos juntas e dormíamos uma na casa da outra quase todos os dias. E uma das maiores diversões para nós era cavalgar. Várias vezes após a aula eu e ela passávamos na entrada do Lage de Pedra em Canela onde alugavam cavalos e então atravessávamos a cidade cavalgando, íamos até um local, hoje conhecido como antigo cassino, lá agente apostava em “carreiras”, era muito divertido pois os cavalos eram confiáveis e já estavam acostumado com nós. Na época tínhamos entre 11 ou 12 anos e precisávamos pedir dinheiro aos nossos pais para o aluguel dos cavalos sempre que queríamos cavalgar.. Cavalgar foi algo que eu sempre gostei muito mesmo depois de adulta, inclusive, participei por diversas vezes da Cavalgada das Prendas.
Vocação:
Quando e como você descobriu que tinha vocação para ser uma líder?
Sempre fui muito ativa em trabalho de grupos na escola. Quando tinha que fazer apresentações eu estava à frente e gostava disso. Nunca tive vergonha de falar em público. Acredito que o fato de ver meu pai sempre trabalhando com negócios, ter loja de veículos e receber pessoas em casa, fazer contatos com clientes, praticamente junto com nós em volta, facilitou a minha desenvoltura. Conforme fui trabalhando e estudando , a vida me ensinando e me moldando. Também passei por situações difíceis na vida, em que eu tive que exigir mais de mim, me tornar mais forte para tomar decisões sérias, e assim fui descobrindo o quanto eu era capaz!
O início de tudo
Na verdade já estou hà 20 anos na área de trânsito. Iniciei trabalhando em auto-escola como instrutora teórica e prática. Depois trabalhei na Prefeitura Municipal de Canela no cargo de Diretora do Departamento de Trânsito. Ao exercer estas funções, fui adquirindo experiências e pegando gosto por pela área. Assim fazendo cursos, me aperfeiçoando e me inteirando sobre todas as leis do trânsito e me credenciei no DETRAN como Despachante Documentalista de Trânsito.Mas eu estava ciente disso e tinha me preparado. Em 2013, decidi abrir o meu próprio escritório providenciei com antecedência toda a documentação, inclusive o alvará, trinta dias antes de abrir o escritório. Isso foi fundamental para o desempenho inicial do meu trabalho, que só fluiu. Dentro de três meses eu consegui recuperar todo o meu investimento em cursos de aperfeiçoamento que havia feito e 02 anos mais tarde, tendo como parceiros meu filho Régis e minha nora Gisele, completamos a equipe com mais duas colaboradoras e conseguimos oferecer aos nossos clientes um atendimento com eficiência e agilidade. Há um ano mudamos o endereço para um espaço maior na Rua João Pessoa,897, sala 01 , dando mais visibilidade ao escritório.
Os seus maiores desafios:
Um dos maiores desafios profissionais foi encarar a realidade de ser mulher a abrir um Escritório Despachante na cidade, ou até mesmo na região. Claro, de inicio enfrentei preconceitos. Pois a legalização toda como vistoria e documentação de um veículo parecem ser determinadas para homens.Sentir segura para resolver todas as questões que surgirem pertinentes a sua profissão e, lidar com pessoas sempre é desafiante, porque temos que entender cada situação para cada cliente. Mas, no entanto, eu estava preparada e no momento que fazemos um trabalho sério, bem feito e com dedicação, a recompensa vem e uma delas é a satisfação do cliente.
Na vida pessoal, também tive muitos desafios, começando quandofui mãe muito jovem, tive que parar de estudar e assumir o papel de uma pessoa adulta muito cedo, para poder trabalhar que tive ajuda de meus pais que cuidavam do meu filho. Mais tarde voltei aos estudos, me dividindo entre família ( filho), trabalho e estudos, ao qual hoje Graças á DEUS trabalho com o que gosto e na companhia do filho e parceiro Régis. Vivi por um período um relacionamento união estável ao qual não deu certo e hoje estou sozinha ,realizada como pessoa e profissional. Digo que foi uma árdua experiência, mas aprendi e cresci muito como mulher que me tornei.
A responsabilidade:
A responsabilidade é muito grande ao assumir um negócio nesta modalidade. Trabalho com diversos serviços, entre eles Recursos de multas, Suspensão e Cassação de CNH. Primeiro emplacamento e transferência de propriedade de veículos , ao qual levamos o veículos para vistoria. Trabalhamos com dedicação, pois o cliente entrega sua documentação e nos deposita sua confiança.
Como você consegue conciliar a vida pessoal com a profissional?
Uma época que eu trabalhava aos sábados, domingos e feriados, não tinha vida pessoal! Dedicava ao estudos e trabalho. Pois antes de entrar na área de trânsito, eu trabalhava numa loja de moveis em Gramado. Ali eu investia todo o meu tempo, enquanto as pessoas estavam fazendo festa ou curtindo a família eu estava trabalhando, inclusive em grandes datas como Páscoa, Natal e Ano Novo. Até que um dia pensei: “isso eu não quero mais pra mim”. Aí passei a estudar para Instrutora de Auto escola e me preparar para uma mudança na minha vida.
Hoje a minha rotina é bem diferente. Aprendi a gostar dos finais de semana. Organizei-me para trabalhar de segunda a sexta. Chegando a tarde de sexta-feira “eu sumo e só volto no domingo a tarde”! Pego minha cachorrinha, a Luna, minha companheirinha e saímos no fim de semana vamos para algum lugar, tanto que mudo totalmente de ambiente. Isso pra mim é sagrado!
Suas maiores conquistas:
Fazer faculdade, se formar e abrir o Escritório é uma de minhas maiores conquistas, já vinha idealizando há bastante tempo, mas ao abrir o escritório tinha dúvidas se daria certo, mas enfim deu certo!! Conquistando também minha independência financeira. Acho que pra quem começou do zero, significa estar no caminho certo. E como profissional estou plenamente realizada pois conquistei a confiança e a credibilidade de nossos clientes.
Sua mensagem:
A mulher atual vem buscando ser a autora de seu próprio destino, conquistando seu território, ainda mais se for predominantemente masculino, exige que esse espaço seja construído por desafios, lutas e conquistas diárias. Tendo mais liberdade e sendo mais respeitada e valorizada em suas múltiplas funções, mesmo em tempos de crise criam mais possibilidades, pois o que eram antigamente considerados obstáculos, hoje são desafios que a mulher atual quer e está totalmente preparada para enfrentar. Verdadeira Fenix!