ENTREVISTA PUBLICADA NO JI EM 31.01.2020
Quem é ela?
Lourdes Cristina Weber de Abreu
Proprietária da empresa D’Lourdes Escritório Contábil
Como se define?
Sou uma mulher batalhadora e que procura sempre ajudar as pessoas.
RELATO PESSOAL:
Lourdes é natural de Nova Petrópolis. Nasceu em 21 de fevereiro de 1960. É filha de Pedro Canisio Weber (in memoriam) e Lucilla Grings Weber e tem três irmãos.
Começou trabalhar aos 10 anos auxiliando seus pais na lavoura. Aos 23 anos iniciou como professora, e após exercer a função por um período, ingressou na área da contabilidade. Lourdes formou-se em Ciências Contábeis e Licenciatura Curta em Esquema I e II. Também estudou Direito, mas não chegou a concluir o curso.
Morando em Gramado há 33 anos, Lourdes é casada com Gilberto Abreu e eles têm dois filhos: Liane, de 31 anos e Lúcio com 27.
Seu sonho de menina e o que marcou sua infância:
Quando eu era criança o meu sonho era ser freira. Na época, morávamos no interior e a cultura da região possibilitava uma aproximação maior com a vida religiosa. Ver um membro na família se tornar um padre ou uma freira era o desejo de muitas pessoas, porém com o passar do tempo as coisas mudaram.
Minha infância foi registrada por saudosas brincadeiras, uma delas era de esconde-esconde, geralmente à noite eu e meus irmãos curtíamos muito brincar no pátio entre o clarão da luz e as sombras dos arbustos e árvores… Ah! Era uma delícia!
E uma situação complicada que também marcou a fase de criança pra mim, entre outros pequenos incidentes que ocorriam entre nós, foi quando eu estava com uns 12 anos de idade. Um dia, quando estávamos com nossos pais dentro de um galpão, onde eles estavam executando algumas tarefas internas, meu irmão mais novo foi mexer numa máquina de misturar a ração para os animais, quando por um descuido, a máquina puxou uma das mãos dele chegando a amputar três dedos. Isso me abalou, porque a partir dali meu irmão teve que aprender a conviver com a sequela daquele acidente.
RELATO PROFISSIONAL:
Como você descobriu que tinha vocação pra liderar?
Lembro quequando eu estava cursando ciências contábeis, minha avó, que morava conosco, um dia me disse: “Ah eu gosto quando tu levanta de manhã com tudo planejado para o nosso dia. O que vai ter de almoço, o que tu vai fazer, o que eu vou fazer… Tu é a única que acorda com o dia pronto, e tu manda e eu faço!”
Mas senti mesmo o despertar de um interesse pela liderança mais tarde quando estava lecionando. Percebi que eu não servia para ser funcionária, que eu tinha muito mais visão do que simplesmente para obedecer ordens… Isso era muito pouco pra mim, eu precisava crescer, disparar rsrsr… Sou bastante elétrica!
Depois trabalhei num escritório de contabilidade durante dois anos até que um dia eu falei: “Agora chega, quero ter meu escritório próprio, eu quero ser patroa!”
Eu sentia uma grande necessidade de evoluir sem ser limitada, sem ficar estagnada. Sempre digo que as pessoas já nascem pré-destinadas ao que vão ser na vida.
O início de tudo:
A empresa foi fundada em 02 de janeiro de 1989. Na verdade, tudo começou na garagem do prédio onde fui morar quando casei e decidi abrir meu próprio escritório. Ali dei início ao atendimento e o meu primeiro cliente foi a empresa de meu pai, que trabalhava na área de transporte de hortifrutigranjeiros. Porém, logo em seguida fui procurada por mais clientes, fechando o meu primeiro mês de atividades com cinco empresas. Inclusive uma destas empresas, que é a Vidraçaria PD, ainda hoje é minha cliente. Após um período minha estrutura inicial se tornou pequena, então mudamos para a sala da frente, no mesmo prédio, local onde meu escritório está instalado até hoje.
Os maiores desafios da profissão:
O maior desafio na minha profissão é fazer com que os clientes entendam o que diz a lei. O desafio é estarmos sempre atualizados com a legislação e fazermos com que os empresários entendam que a lei deve ser cumprida. Eu sempre procuro orientá-los ao máximo, deixando bem claro o que é certo e o que é errado, para que fiquem sempre por dentro da lei. Às vezes é complicado, porque as pessoas falam que os “lá de cima” roubam tanto, quando aqui “embaixo” tem pessoas que sacam o seguro-desemprego sem sequer ter sido demitido, sendo feito o chamado acordo, isso é a mesma coisa que roubar. Se todos fizessem certinho, nós teríamos um país muito mais rico!
A responsabilidade:
São duas coisas diferentes: uma é eu ser proprietária da empresa, ter meus funcionários que são onze, ter colaboradores antigos com 23, 24 anos de empresa, como é o caso da Rejane e outro que iniciou como Office boy, foi evoluindo e está conosco até hoje. Só temos duas que estão na empresa há um ano ou dois, os demais já estão há mais de dez anos. Inclusive dois tentaram ir embora, mas voltaram rsrs, eles gostam de trabalhar comigo!
É uma responsabilidade grande coordenar a equipe, ter o valor dos salários disponível sempre dentro do vencimento, e às vezes, a empresa que depende de receber dos clientes para pagar os empregados, não recebe em dia, mas eles precisam receber.
A outra grande responsabilidade é com os clientes, eu tenho que entrar na vida de cada um deles, preciso fazer sempre algo para que eles cresçam com sua empresa. Eu sempre falo que a empresa é como uma gestação, nove meses. E assim leva em torno de dois anos para que o empresário possa dizer: “Eu consegui, está dando retorno, estou começando a ter lucros”.
Na verdade, a gente já percebe que se a empresa sobreviver os primeiros dois anos, deslancha e vai embora!
Por isso, cada empresa eu considero uma vida que está começando. E isto é muito gratificante pra mim.
Um fato marcante na vida de sua empresa:
Uma fase que me marcou foi quando fiquei doente, eu sofria por não poder estar na empresa para ajudar as pessoas. Porque programar o que teria que ser feito eu sempre tinha programado tudo, mas eu queria estar junto. Então o que me marcou nesta trajetória foram as minhas fases debilitadas. Isso ocorreu por três ocasiões e na realidade o que eu mais me preocupava sempre era com os clientes, para que eles não fossem prejudicados com a minha ausência.
Como você concilia a vida pessoal com a profissional?
Com muito planejamento. Tenho família, pais e irmãos, tenho a minha família, marido e filhos, tem a empresa e cada um dos colaboradores, tem meus clientes, e também tenho a minha vida e ainda participo de muitos trabalhos voluntários. Então acredito que tem que ter uma boa organização sempre! Eu costumo acordar pela manhã e planejar tudo o que vou fazer, organizo minha agenda pessoal e profissional para aquele dia, para a semana e para o mês. Faço isso todos os dias, a vida toda!
Sua maior conquista:
Minha maior conquista é a satisfação dos clientes. Atender um cliente novo que quer começar seu negócio próprio, esclarecer como tudo funciona e no final ouvir ele dizer: “Eu vou fechar contigo porque tu é muito simpática, adorei a tua explicação e é contigo que eu quero trabalhar!” Isso pra mim não tem preço!
Colaboradores felizes revelam seu tempo de serviço e manifestam seu carinho pela empresa:
Trabalho com responsabilidade, empenho, capacitação e amor nos direciona para a fidelização dos nossos clientes e para a conquista de novos, isso mostra os 31 anos do D’ Lourdes Escritório Contábil.
Marlise – 5 anos
O sucesso só pode ser alcançado com muito suor, esforço, dedicação, conhecimento e trabalho árduo! E quem faz as coisas dessa maneira merece cada vitória conquistada.
Parabéns aos 31 anos do D’ Lourdes Escritório Contábil.
Felipe – 17 anos
São 31 anos de dedicação e respeito ao cliente. Sempre buscando aprimoramento profissional para melhor atender o cliente e crescimento da equipe.
Enivaldo – 4 anos
É uma satisfação trabalhar aqui e poder festejar os 31 anos, por se tratar de uma empresa que oferece a seus clientes o que há de melhor em matéria de serviço e atendimento. Acreditou e investiu em meu potencial, o que me proporcionou grande desenvolvimento e crescimento profissional.
Fábio – 16 anos
Minha motivação por trabalhar no Escritório D’Lourdes é o acolhimento e a oportunidade de trabalho.
Seura – 20 anos
Meus parabéns pelos 31 anos do D’Lourdes Escritório Contábil. Sinto-me satisfeita em ser colaboradora desta empresa de anos no mercado que promove o crescimento e satisfação de seus clientes.
Tamara – 9 anos
Gratidão pela oportunidade de trabalhar aqui, tudo que aprendi sobre a profissão foi aqui.
É um orgulho compartilhar um local de trabalho com profissionais tão capazes e dedicados.
Fabiana – 10 anos
Parabéns ao escritório D’ Lourdes, onde o que me motiva a trabalhar é a busca constante pelo aprendizado e pelo crescimento pessoal e profissional.
Katia – 2 anos
Agradeço a oportunidade de pertencer à equipe D’ Lourdes, onde procuro assimilar o máximo de informações, conhecimentos e vivência, para aperfeiçoar a minha futura formação.
Sabrina – 1 ano
Com maior prazer e satisfação faço parte da equipe do D’ Lourdes. Sempre focada em crescimento profissional e progresso para os clientes. Parabéns a todos.
Débora – 11 anos
Dedicação e respeito aos nossos clientes e colegas fazem o sucesso desses 31 anos.
A verdadeira motivação vem da realização, desenvolvimento de pessoas, satisfação no trabalho e reconhecimento.
Rejane – 24 anos
Sou contadora de profissão e tenho muito orgulho em ser uma profissional mulher. Tenho muita satisfação e prazer em poder atender e ajudar os clientes em suas vidas pessoais e profissionais, auxiliando em tudo que a legislação exige. Ser mulher contadora, proprietária de um escritório contábil, fundado em 02/01/1989, há 31 anos, e ver o reconhecimento de todos: da família, funcionários, clientes e amigos durante todos esses anos, é uma imensa alegria e gratidão poder ser nesta vida uma mulher de coragem e isso me fez ser uma batalhadora e com muita fé e amor, para com todos.
Também preciso agradecer ao meu marido Gilberto Abreu, que sempre me incentivou a abrir a minha própria empresa contábil e também ao apoio dos filhos Liane e Lúcio.
D’ Lourdes Escritório Contábil agradece a todos por fazerem parte dessa minha história nesses 31 anos.