Denise Santos da Rosa Capelin

Tempo de leitura: < 1 minuto

ENTREVISTA PUBLICADA NO JI EM 27.08.2021

Quem é ela?

Denise Santos da Rosa Capelin

Sócia proprietária da loja Arôme de Capelin

Como se define?

Uma mulher que vive intensamente, curte cada momento e de todos tira um aprendizado.

RELATO PESSOAL:

Denise é natural de Coronel Vivida – Paraná. Nasceu em 06 de fevereiro de 1975. É filha de Adão e Cleunice da Rosa e tem dois irmãos: Dilomar e Marines.

Sua trajetória escolar iniciou na Escola Municipal Nilo Peçanha, em Coronel Vivida, depois prosseguiu no Colégio Estadual Castelo Branco onde cursou também o ensino médio.

Denise passou sua infância, juventude e parte da vida adulta morando no interior e trabalhando na lavoura, mas sempre pensando em ir mais além.

Hoje mora em Gramado há três anos. É casada com Edson Capelin e eles tem 2 filhos: Alisson, com 23, e Eduardo com 22 anos.

Seu sonho de menina e o que marcou sua infância?

Meu sonho de criança era ser professora, mas não cheguei a levar em frente. Tive uma infância normal dentro das condições possíveis de uma família simples que sempre viveu da roça. E o que marcou minha infância além de acompanhar o trabalho pesado, a difícil rotina de meus pais na lavoura, um fato foi algo comovente pra mim. Eu tinha uns sete anos, quando numa certa tarde desci até o porão da casa onde morávamos e ali estava minha mãe lavando roupas e chorando. Isso me chocou muito mas fiquei calada, não entendendo o porquê que ela chorava. Lembro que isso se repetiu outras vezes, do nada ela começava a chorar.

Algum tempo depois fui entender que minha mãe estava com depressão.

Ela sentia-se fraca, sem forças e muitas vezes não tinha vontade nem de fazer a comida pra família. Chegou ao ponto de ser internada em um centro de tratamento para pessoas depressivas e quando ela voltou pra casa, estava muito magra e debilitada, fiquei preocupada, achei até que ia perder minha mãe. Porém aos poucos ela foi recuperando a saúde física. Na época, ainda não existia tratamento como nos dias de hoje.

Mas o que mais me doía, ao vivenciar aquela situação era a falta de compreensão das pessoas o julgamento que faziam! Mais tarde, depois de adulta entendi que o amor cura tudo.

Hoje ela ainda toma uma medicação forte, antidepressivos, mas sempre será minha mãe e eu sou muito grata a ela pela vida, pelos ensinamentos que me passou. Amo ela do jeito que ela é, independentemente da situação em que ela se encontra.

 Profissional:

Quando e como você descobriu que tinha vocação para ser uma líder?

Sempre participei na comunidade onde morava, como catequista e fazendo parte do conselho comunitário. Ao ir aprimorando meus estudos passei a sentir algo que quase gritava dentro de mim. Eu precisava muito mostrar pra mim mesma que eu era capaz de ir mais além, conduzir um negócio próprio, liderar uma empresa ou algo semelhante. Eu tinha um enorme desejo de evoluir e crescer profissionalmente.

O início de tudo:

Eu sempre pensava em mudar, pois não estava satisfeita com a vida no interior, precisava progredir nem que para isso tivesse que me submeter a grandes mudanças.

E, no entanto, estávamos vivendo uma fase que exigia muito de mim e de meu marido, pois nossos filhos queriam estudar e seguir outras profissões. O Edson já estava com problemas de saúde (coluna), então tudo estava dificultando pra nós.

Foi quando comecei a pesquisar sobre um possível ramo de negócio na cidade, e me interessei por uma franquia da L’acqua di Fiori.

Num certo dia ao conversar com nossos filhos a respeito da franquia, o Alisson falou: “mãe, se é tão bom esse negócio porque você não abre pra você? ” aí questionei: mas vou abrir aonde? Aqui não é lugar para esse tipo de negócio! E ele imediatamente sugeriu: em Gramado, no Rio Grande do Sul. Isso me impulsionou na hora! 

Lembro que era numa sexta-feira e meu marido logo no sábado levou o carro pra fazer balanceamento e na segunda partimos…do interior do Paraná rumo a Gramado com planos de abrir um negócio. Chegando em Gramado já fomos procurar sala para alugar.

Assim participei de tudo como decidir sobre a localização, escolher os móveis, cores e etc.

Inauguramos a loja dia 03 de setembro de 2018 como franquia L’acqua di Fiori perfumes e cosméticos nacionais. Em 10 de outubro de 2019 praticamente foi feito uma reinauguração já com nossa marca própria Arôme de Capelin.

E passamos a trabalhar com a venda das principais marcas de perfumes importados, como Carolina Herrera, Paco Rabanne, Lancôme, Giorgio Armani, Chanel, Dolce Gabanna e outras.

Também temos cosméticos da serra Gaúcha, aromas para ambiente e pra fechar com o luxo da perfumaria importada temos também semi jóias de excelente qualidade.

A nossa loja está localizada na Avenida das Hortências número 2040, sala 13. No Centro Comercial das Hortênsias. Atendemos na loja eu e meu sócio que é o

Edson, meu esposo, e contamos com uma colaboradora extra, Cristiane Rodrigues Wrasse, que toma conta da loja pra nós quando viajamos.

Também somos gratos por poder contar com pessoas especiais para nos auxiliar no trabalho, como a Thaís Zanella que faz o marketing nas redes sociais e o Luciano Capelin responsavel pelo tráfego para o Site: www.aromedecapelin.com.br

E agradecemos aos nossos filhos, ao Alisson, pela criação do site e ao Eduardo, por todo o apoio e suporte gráfico.

 A responsabilidade ao conduzir uma empresa:

A responsabilidade é grande. A tomada de decisão é muito importante, saber escolher o produto ideal para o público certo. Estar com os tributos em dia.

Prestar um atendimento de excelência ao cliente. E também separar a parte financeira da empresa do seu gasto pessoal.

E enfim, manter tudo organizado para facilitar a gestão da empresa. Mas tudo isso aprendi em cursos que frequentei e hoje procuro praticar com muita seriedade.

Os seus maiores desafios:

Como até pouco tempo atrás morei no campo (na roça) lá fiz muitas coisas como acordar de madrugada para ordenhar as vacas, ir para lavoura com o meu esposo capinar, e também fazer outras tarefas em épocas de plantio e colheita.

Nossos filhos quando cresceram já demonstraram que não pretendiam seguir com o plantio de grãos como o pai, não queriam ter a profissão de agricultor. Por isso, logo foram morar fora para estudar e então ficamos só nós dois para o trabalho do dia a dia.

Gosto da vida no campo, mas tem que ter boa saúde e ser forte para encarar o trabalho. Quando descobrimos que meu marido estava com problemas na saúde já nos preocupamos e imaginamos que não poderíamos mais prosseguir como vinha sendo, na época estávamos trabalhando somente com o cultivo de soja. Foi quando decidimos comprar uma franquia, até mesmo por já ter uma marca para irmos trabalhando e adquirindo experiência em um novo ramo.

Porque não é nada fácil para um agricultor se tornar lojista!

Mas não demorou muito e começaram os desafios. Depois de oito meses de loja aberta, nos surpreendemos ao receber a informação de que a franquia não estava bem financeiramente. E então, analisamos a situação e para evitar problemas, decidimos sair fora da franquia e criarmos nossa própria marca

Arôme de Capelin.

Outro desafio foi encontrar distribuidor dos produtos principalmente do importado. Foi complicado, mas conseguimos!

Também tivemos que buscar informações e conhecimento sobre os novos produtos escolhidos para expor na nova loja e assim dar um atendimento de qualidade para os nossos clientes.

Mas tudo valeu a pena, hoje estou realizada e amo o que faço!

Como você consegue conciliar a vida pessoal com a profissional?

Quando eu morava na roça era bem complicado. Lavar bastante roupas, muitas vezes sujas de graxa das maquinas, a casa também sujava demais devido ao barro vermelho (naquele lugar), tinha que estar sempre limpando, até dava dor nas costas…e eu fazia tudo aquilo sabendo que não teria remuneração alguma por trabalhar tanto! Não ia ganhar um dinheiro pra fazer uma viagem, comprar uma roupa ou sair jantar com amigas…era só trabalhar, e tudo muito sofrido!

Hoje levo uma vida boa. Moro em apartamento, é bem mais fácil, estamos só eu e meu marido em casa e ele me ajuda em todas as tarefas.

Posso dizer que consigo conciliar com facilidade e estou bem feliz com a minha rotina.

 

Suas maiores conquistas:

Como morava em uma pequena cidade do Estado do Paraná, meu sonho era conhecer Gramado.

Hoje não só conheço mas tenho o privilégio de morar e ter a minha empresa nesta linda cidade.

Outra conquista foi viver a experiência de viajar de avião, foram viagens curtas mas foi maravilhosa a sensação! Fui uma vez de Porto Alegre a Foz do Iguaçu, e outra de Porto Alegre a Florianópolis. Nessa última também para realizar outro sonho que foi participar do Protagon, uma imersão com o Wendel Carvalho, foram três dias muito bem aproveitados. Outra coisa foi o meu crescimento nos últimos anos, como pessoa e como profissional. São estas as minhas maiores conquistas!

Sua mensagem:

O importante é ser feliz, a felicidade é algo que não se deixa pra depois.

Nem que pra isso tenhamos que fechar ciclos e abrir outros caminhos. Não podemos se sentir vítimas de determinadas situações e sim construir nossa própria história, sem medo, sem insegurança, confiar em nós mesmas.

Somos mais capazes do que pensamos!

Não deixe o medo te paralisar e se for fazer comparação, só se for consigo mesma.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido