Reflexão

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quando há algo tão grave, como a morte de Noeli Tomaz Garcia, é sinal de que precisamos fazer uma pausa para repensar algumas coisas. Aqui na página do JI, alguns não gostaram da nossa abordagem, especialmente da postagem do vídeo que registra o acidente. Porém, o Jornal Integração entende que, desta forma, olhando as imagens, é que cada um de nós consegue fazer uma reflexão mais ampla, mais profunda e mais próxima da realidade. Ninguém aqui, ou na rede social, está apto a julgamentos, e decerto não é a intenção. Pois, lamentavelmente, o que ocorreu não pode ser desfeito. Hoje de manhã, no programa Chimarrão e Atualidades, falei sobre isso. Nos machucamos; desta feita, não temos como pôr a culpa nos turistas, foi entre nós, trabalhadores de Gramado e Canela. Cada um carregando sua cruz, correndo atrás dos seus leões, e acabou nisso. Um resultado altamente indesejável, trágico e muito triste, com o qual teremos de conviver, e que certamente as duas famílias envolvidas sofrerão pelo resto de suas vidas. Desejo que Deus ofereça conforto a todos e receba Noeli junto de Si.

Separei três comentários da audiência do Integração para compartilhar com os estimados leitores da coluna:

Douglas Mewius Behling
“Desnecessário postarem as imagens do atropelamento, a família sofrendo, e vocês soltam esse vídeo aí não, né? Uma imagem forte dessas deveria ganhar banimento do Facebook.”

Cecília Dambros
“Douglas Mewius Behling, eu já não penso assim. Tem que mostrar mesmo. Tá na hora de alguém fazer algo. É um perigo esse trânsito de Gramado; o povo faz o que bem entende no trânsito, não respeitam nada e nem ninguém. Gramado sempre com essa mania de esconder as tragédias pra não espantar os turistas. Vergonha disso.”

Célia Steffens
“Milena Rodrigues, mas devemos falar sobre isso para que nunca mais aconteça. É triste e trágico, mas serviu de alerta pra que algo seja feito, seja para que as pessoas tomem muito cuidado ao atravessar e para os motoristas também. Eu nunca mais coloquei o pé na faixa sem antes me certificar de que o motorista reduziu e parou.”

Economia

Hoje está sendo mais um dia de casa cheia em Gramado e Canela, e a expectativa é que isso se mantenha pelo menos até o final deste mês, e queira Deus, até o fim do ano e para sempre. Filas nos restaurantes, muita gente nos parques, hotéis e parques com alta ocupação. Dias de esperança e trabalho!

Visita

Que não esqueçamos de nos preparar para receber as visitas, como explica Luciano Peccin. A ERS-115 está pedindo ajuda, mas, enquanto os visitantes conseguem chegar, isso não parece importante. Enquanto há espaço para desvios, estreitamentos e improvisos, assim fazemos. Empresários, trabalhadores e comunidade em geral precisam se unir e defender essa causa, antes que o caos retorne em pleno tempo bom.

Eleição

Amanhã, sábado, têm as convenções de PSDB e PDT, que irão confirmar a chapa GG, Gilberto Cezar e Gilberto Tegner (Tolão) para prefeito e vice. O PDT ocupa a Câmara na parte da manhã e o PSDB, à tarde. Da parte do PSDB, devem vir algumas referências estaduais do partido, como o deputado federal Lucas Redecker e a presidente estadual, Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas. Será um dia festivo para os apoiadores desta candidatura, que reúne, além destes dois partidos, Podemos, União Brasil, Republicanos e Cidadania, e terá mais de 60 candidatos a vereador.

Marcelo ainda espera um vice

O funil está pegando. Mas não temos grandes novidades, por ora. Marcelo Savi segue buscando um vice para a chapa que encabeça pelo MDB com apoio, por ora, de PL e PSD. O fim de semana é uma criança. Articulações se apressam e se exprimem. O tempo urge!

Leandro Gralha

Hoje, no final do Chimarrão e Atualidades, tivemos a participação de Leandro Gralha. Ele que foi preso, afastado da vida pública, mas, sete meses depois, não tem nem o inquérito finalizado, de modo que o juiz Vancarlo Anacleto lhe devolveu os direitos políticos. Assim, Gralha veio dar sua versão dos fatos e avisar que será candidato a vereador, isso, claro, se for aprovado na convenção do MDB, dia 03 de agosto. Mas, ao que sei, a lista de nomes do partido não é tão grande assim.

Críticas e Denúncias

Gralha desceu o verbo contra seu próprio partido e afirmou que seu apoio é ao Marcelo, e que, se fosse qualquer outra pessoa o candidato, não apoiaria. Também fez um relato de como encontrou o Hospital de Caridade e toda a estrutura de Saúde do município quando assumiu a gestão da secretaria e do hospital. Também fez severas críticas e denúncias às gestões atuais do HCC e da Secretaria de Saúde.
Gralha evitou críticas à investigação que o levou à cadeia. Em nenhum momento atacou a operação, apenas destacou que até o momento não foi ouvido e que gostaria de conversar com o delegado sobre os fatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido