InícioColunistasRatinho candidato

Ratinho candidato

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta semana, o secretário de Obras de Canela, Luiz Cláudio da Silva, concedeu entrevista à rádio do Jornal Integração para atualizar o panorama de serviços que estão em andamento e os que serão desenvolvidos ao longo deste ano. No final da prosa, Ratinho foi questionado sobre até quando responderá como secretário de Obras e respondeu que é até o final de março, ou seja, será candidato na eleição deste ano. Ele não informou se vai concorrer como vice-prefeito ou como vereador. “Estou à disposição do partido”, disse. A convenção do partido deve ocorrer no início de agosto.

 

Caracol/Ferradura

Um dos pontos abordados na entrevista é a pavimentação asfáltica do Parque do Caracol até o Parque da Ferradura, onde tem o Caminho das Graças. As medições começaram nesta semana e o prazo para conclusão é de 10 meses (veja matéria na página 4).

É uma obra importante para o turismo canelense, ainda mais com o investimento privado que está sendo feito lá dentro do Parque da Ferradura com a construção de uma plataforma de vidro. Concordo com o secretário, será um antes e um depois para aquela região e aquele atrativo turístico.

 

Caminho das Graças

Um detalhe interessantíssimo trazido à coluna pelo vice-prefeito, Gilberto Cezar, que acompanhou a entrevista, é sobre a revitalização das santinhas e a inclusão de novas imagens ao longo do Caminho.

Durante o Festuris 2019, Canela foi presenteada com a imagem da santa padroeira de cada um dos países da América Latina, bem como do México, da Itália e de outros países para compor o Caminho das Graças. “Será uma representação religiosa de mais de 30 países, o Caminho das Graças será um ponto turístico extraordinário para nossa cidade”, ponderou o vice-prefeito.

 

Bandeiras regionais

A falta de união e trabalho conjunto por causas regionais atrasa muito o desenvolvimento da Região das Hortênsias. A Rota Panorâmica que ligaria Canela a Três Coroas com asfalto deveria ser uma delas, mas esteé um sonho e uma luta apenas de Canela. Três Coroas não faz nenhuma força e Gramado…bom, há quem diga que até contra puxa.

Existem outras tantas demandas regionais estagnadas e uma delas, bem mais barata que a Rota Panorâmica, é a construção de uma ciclovia na rodovia Gramado/Canela. Este é um desejo e um pedido antigo de quem pedala. Com parceria entre as duas cidades e um pouquinho de vontade política essa ciclovia estaria pronta em um piscar de olhos.#QuerendoDá.

 

Festival de Música de Canela

Canela está com ótimas intenções de incluir em seu calendário de eventos um Festival de Música autoral. A ideia ainda é embrionária e foi trazida à mesa pelo secretário de Turismo, Ângelo Sanches, durante um almoço com a imprensa dia desses. Já houve um crescimento expressivo da primeira para a segunda edição do Festival de Intérpretes que ocorre durante a Festa Colonial, incrementar os atrativos da cidade com um evento de composições autorais seria para coroar a programação artística e cultural da cidade. Está dando orgulho de ser canelense.

Ah, pertinente dizer: não confunda Festival de Música com Festa da Música. Desta Festa Canela não sente nenhuma saudade.

 

Emendas parlamentares

É um assunto chato, mas que ainda precisa ser falado. As emendas parlamentares, seja no âmbito municipal ou federal, são uma ferramenta interessante para melhorar a distribuição de recursos e poder contemplar locais e instituições que precisam de ajuda. Este é o lado bonitinho delas.

Em geral, especialmente em Brasília, mas aqui não é diferente, elas são usadas para se fazer política e comprar votos. Para os políticos é por aí o caminho, mas as instituições não tem nada a ver com isso.

O próprio prefeito Constantino Orsolin, durante uma coletiva de imprensa para prestação de contas disse: “Este valor aqui é para os vereadores fazerem campanha”. Na tela estava os valores das emendas impositivas e de bancadas que totalizam R$ 3.875.202,03 para este ano.

 

Já começou errado

A coluna entende que esse lance de emendas começou errado. As impositivas foram implantadas ano passado e as de bancadas são para este ano. Tanto uma como a outra possuem o mesmo fim: obrigar a Prefeitura a repassar quantias para onde os vereadores acharem pertinente. E é aqui que mora o problema.

Você, caro leitor, já deve ter ouvido algum vereador reclamando da demora nos repasses das emendas e cobrando atitude do Executivo pra sair de queridinho na história. Mas é pertinente que as entidades que tiveram promessas de emendas saibam que os principais culpados são os próprios vereadores.

Eu explico: a instituição precisa estar apta a receber emendas, suas obrigações legais e contábeis precisam estar em dia, caso contrário não há como a Prefeitura promover o repasse sob pena de ser apontada pelo Tribunal de Contas por improbidade administrativa.

Este mecanismo de repasse de recursos deve ser usado com extrema responsabilidade, mas não está sendo usado assim. Já vi vereador postando até foto no Facebook prometendo repasse em 2020. Isso é politicagem, é jogo sujo, é irresponsabilidade. Antes de qualquer coisa o vereador precisa ter certeza que a entidade A ou B está apta a receber a emenda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido