Após o prefeito de Canela,ConstantinoOrsolin, citar na semana passada a demora da Câmara de Vereadores para aprovar seus projetos, nesta semana houve uma importante votação para uma operação de crédito de R$ 17 milhões para a recuperação do município. Alguns parlamentares mencionaram que, apesar de não concordarem, aprovariam pelo bem da comunidade. O prefeito elogiou a atitude de terem votado por unanimidade este projeto, considerado de extrema importância para a recuperação do município, especialmente em um momento de crise em que pouco está sendo feito pelo governo federal e estadual.
Impacto turístico
No final de semana passado, retornando a Canela pela ERS-115, pude observar o movimento turístico crescendo na cidade. No entanto, ao conversar com algumas pessoas que trabalham no setor, ouvi: “eles não gastam nada”. Alguns citaram que, apesar do aumento no movimento de carros, a economia continua estagnada, pois os visitantes apenas passeiam pelo Centro e degustam produtos nas lojas, sem gastar nem mesmo na compra de uma água.
A recuperação é mais importante
Constantino voltou a falar sobre o ginásio municipal nesta semana e destacou que gostaria de utilizar a outorga da Corsan para a recuperação do município, pois é o que realmente importa no momento. Concordo que a recuperação do município seja prioritária. Contudo, considero acertada a decisão da Câmara de não aceitar que o dinheiro da outorga fosse destinado a outro fim que não o ginásio. Afinal, aquele dinheiro não seria suficiente para todas as recuperações necessárias e, posteriormente, seria necessário fazer uma operação de crédito para o ginásio. Assim, é muito mais simples aprovar este pedido de R$ 17 milhões para a recuperação do que redirecionar recursos já aprovados para um uso específico.
Aeroporto de Canela
Na semana passada, durante uma coletiva, o secretário de Turismo, Gilmar Ferreira, falou sobre a construção de uma segunda pista no aeroporto de Canela para receber voos maiores. No entanto, quando isso será realizado? Se queremos promover o turismo, precisamos de um aeroporto minimamente decente que possa receber voos maiores, reduzindo os valores das passagens. É um momento complicado, e a demora na execução de projetos agrava ainda mais a crise atual.
Três meses
Esse foi o prazo citado pelo prefeito tanto para a construção de cerca de 40 casas populares quanto para as obras na Rota Panorâmica. O prefeito mencionou ainda que, uma vez contratada a empresa para a recuperação da Rota Panorâmica, acredita que a obra estará pronta em um mês. Sobre a Rota, o prefeito ressaltou a necessidade de um estudo aprofundado para realizar intervenções no local e evitar novos deslizamentos.
Burocracia
As questões burocráticas do município de Canela têm incomodado todos os setores, tanto privado quanto público, em todas as esferas, desde legislativo até o executivo. É necessário melhorar o processo de desburocratização do município. Diversas ações estão sendo realizadas, mas demoram para obter sequer uma resposta negativa. É hora de agilizar esses processos e desburocratizar, já que todas as esferas reconhecem que isso atrapalha o município.
Sucessor do MDB
Conforme as eleições se aproximam, o nome do candidato a prefeito do MDB também se aproxima de ser anunciado. Nesta semana, Constantino falou sobre Luciano Melo e Marcelo Savi, elogiando algumas qualidades de ambos, mas deixando uma alfinetada para Savi, ao ser questionado sobre uma fala do vereador na última sessão, que disse que as obras da rua Rui Viana Rocha estão demorando: “Ele foi secretário de obras até pouco tempo. O Marcelo é muito esperto, ele atira muitas coisas. Esse eu quase criei.” Ao ser questionado se eram parecidos, disse: “Tem coisas em que somos totalmente diferentes; eu tenho princípios. Minha honestidade não é só com dinheiro.” Questionado sobre o preferido, preferiu ficar em cima do muro, afirmando que ainda não definiu, mas que participará da votação que o partido realizará para escolher seu sucessor.
O vice já tem nome
O sucessor a prefeito pelo lado do MDB ainda não tem nome, mas o vice-prefeito parece já ter bastante força, pelo menos nos desejos do prefeito Constantino Orsolin. O preferido seria Alfredo Schaffer, ex-secretário do Meio Ambiente e Urbanismo de Canela, e atualmente vereador pelo PSD. De acordo com o prefeito, Schaffer tem bastante circulação entre empresários e facilidade para dialogar e auxiliar no setor econômico, tanto em ações com empreendedores já estabelecidos no município quanto com novos investidores em potencial.
Toma lá, dá cá
As relações entre Legislativo e Executivo em Canela continuam complicadas. Ambos os lados aproveitam qualquer oportunidade para criticar o outro. Vereadores de oposição e do governo criticam algumas ações do prefeito, que sempre que possível revida com críticas à Câmara de Vereadores. Desta vez, as críticas concentram-se nos percentuais de aumento dos subsídios: 33% para os vereadores e apenas 7% para o prefeito. Em um momento em que há tantas questões importantes a serem debatidas, o prefeito prefere se preocupar com percentuais que pouco ou nada o afetarão, já que está prestes a deixar o cargo?