InícioColunistasNestor Governador

Nestor Governador

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na manhã desta segunda-feira (18) recebemos aqui no estúdio do Integração o deputado estadual pela região, Joel Wilhelm, para uma prestação de contas das suas principais atividades aqui na região e no estado durante o ano. Lá pelas tantas, falando de política, o entrevistador (no caso eu), perguntou sobre a eleição geral de 2026. Ele disse em relação a sua condição, que é 90% certo que vai à reeleição. A surpresa veio quando o assunto foi a sucessão do governador Eduardo Leite.

“E tenho uma sugestão”

Primeiro, Wilhelm perguntou se o entrevistador lembrava qual a função pública de Leite antes de ser governador. “Prefeito de Pelotas”, respondeu. Aí o deputado encaixou: “Eu teria uma sugestão, prefeito Nestor, prefeito de Gramado pela quarta vez, seria um belo candidato ao Governo do Estado. Pelotas conseguiu fazer um governador, por que não Gramado, pujante, a cidade que tem o maior reconhecimento do país hoje, cidade mais visitada, que é um exemplo. Eu tenho certeza que seria um belo candidato. E do maior partido que é o Progressistas”, disse.

Progressistas gigante

Na eleição municipal passada o Progressistas elegeu 164 prefeitos, ficando em primeiro lugar neste ranking e mil e trezentos vereadores. Esta é a estrutura que o candidato a governador do partido terá. O fato é que há muito o PP é grande e não consegue traduzir isso em votos quando o assunto é governador do estado. Para termos ideia o último do partido, Jair Soares, foi eleito em 1983.

Qualidade de gestão

Além de vencerem muitos prefeitos do PP fizeram grande diferença de votos em seus adversários, caso de Nestor, aqui em Gramado, em Igrejinha, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga e Novo Hamburgo. Em São Chico, Aguzoli, depois de dois mandatos, fez o sucessor, com o vice na chapa. Segundo Wilhelm isso se deve pela entrega. “Os prefeitos Progressistas dão muito retorno, onde os cidadãos literalmente podem enxergar onde os impostos são investidos”.

Canela não recorreu

Quando falamos sobre a ajuda do Estado e da União aos municípios atingidos com as enchentes, veio o assunto do ‘estado de calamidade’. Num primeiro momento, quase todos os municípios foram classificados desta forma. Depois o governador fez uma seleção e Gramado e Canela ficaram como emergência. Por isso perderiam muitos retornos em termos de ajuda. O deputado ajudou Gramado a recorrer e acabou voltando ao estado de calamidade e diversos recursos foram recebidos. Já Canela acabou não recorrendo, segundo compreensão do deputado, e por isso perdeu vários recursos.

Influência

De fato, mesmo que se classifique Constantino como um dos melhores, se não o melhor, prefeito que o município já teve, esta parte de conquistar recursos externos, de deputados e ministérios, ficou para trás. Não se resume ao caso da calamidade que nos atingiu. É uma dificuldade do Constantino com seu MDB. Seus deputados, senadores (no momento não tem senador do MDB), o vice governador, e seus partidos aliados, pouco fizeram por Canela. Praticamente nenhum recurso relevante.

Conversar com Gilberto Cezar

Joel Wilhelm pretende conversar com Gilberto Cezar e se aproximar mais do próximo governo de Canela, ainda que não sejam correligionários. Também há uma expectativa de que o novo prefeito consiga algo maior neste aspecto, a iniciar pelo Governador do Estado. O deputado Federal Lucas Redecker, também tem sido próximo de Gilberto e quem sabe ajude na captação em Brasília.

Faltam 43 dias

Hoje restarão 43 dias para iniciar a “pauleira” como disse Constantino. O clima de festa e de euforia pela vitória nas urnas vai dando lugar aos desafios.
O prefeito eleito de Canela, Gilberto Cezar, está na montagem do time. Equipe de transição tomando ciência da gestão e ele montando o xadrez.
Até aqui a mais importante peça para a economia foi anunciada, Rafael Carniel de Almeida, para o Turismo. Educação e Saúde são muito relevantes, mas para fazer par com o desenvolvimento o escolhido para o Meio Ambiente é determinante. É ali que residem os projetos da construção civil, que, às vezes, demoram até anos para chegarem na vez. Celeridade na aprovação dos projetos é vital para a saúde financeira de um município. Só pela apresentação de mais nomes do governo

Pulsante

O feriadão fez Gramado e Canela vibrar. Foi lotação máxima. E a Zero Grau, iniciada hoje no Serra Park e que vai até quarta, segura um bom movimento para os primeiros dias desta semana.
Conversamos com diversos hoteleiros nestes dias e todos relatam alta ocupação, beirando, ou chegando, aos 100%. Também relatam boa expectativa para o período natalino e para os primeiros dias de janeiro.

Perguntinha:

E você, o que acha da sugestão do deputado estadual e vice-presidente estadual do PP, sobre Nestor Tissot ser o candidato a governador do Estado em 2026?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia aprova doação do Parque do Palácio a Canela

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei 272/2025, que oficializa a doação definitiva do Parque...

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...
error: Conteúdo protegido