Quero ver na prática. Como disse uma amiga política outro dia, “mulher não vota em mulher”. As mulheres de forma geral ainda precisam olhar para esta questão. Se de fato não se interessam pela política, então parem com essa questão de participação mínima nas candidaturas. Os legisladores já falam em eleição mínima para mulheres e os partidos ainda não estão conseguindo os 30% de candidatas femininas.
Elas são laranjas
Bem, assim, sem encontrar interessadas, os partidos ficam obrigados a convencer mulheres a “aceitarem” colocar seus nomes, mesmo que não faça campanha. Ora! Aí acontece como está sendo com o Podemos na última eleição para deputado federal. Uma das candidatas fez 14 votos, não investiu nada, e por isso o eleito da chapa, Maurício Marcon, está condenado a perder o mandato. O Judiciário “acha” que a referida é uma ‘laranja’ (termo utilizado para estes casos em que uma determinada pessoa “aceita” ser candidata só para o partido atingir a quota).
Exemplos bons
Temos alguns exemplos bons de mulheres que fazem por merecer. Que representam, que assumem seu papel público/social.Mesmo assim, muitas têm dificuldade imensa de conquistar os votos das outras. Não fiz o levantamento ainda, mas, mesmo nesta eleição, já dá para observar que poucas novas mulheres aderiram. E por outro lado os partidos correndo atrás de quem aceite. Até o Progressistas de Gramado, que tem três mil filiados, teve correria para confirmar as três (percentual mínimo é de 30%, três de dez).
MDB na busca
O MDB de Gramado, segunda maior força política do município mais desejado do país, teve dificuldade imensa para fechar a lista. E para variar, quando tudo parecia resolvido, em cima da hora uma delas optou por desistir. Lá foi a turma procurar outra mulher que “aceitasse” se candidatar. Já era 17h e nada! Tive de fechar a coluna sem saber se o MDB vai ter essa terceira mulher e concorrer com 10, ou se mais dois homens terão de ser retirados da lista para que a lei seja cumprida.
O que eles estão fazendo?
Hoje bem cedo mandei mensagem para o Marcelo Savi e para o Gilberto Cezar, pré-candidatos do MDB e PSDB, respectivamente. A pergunta foi: como foi teu dia de pré-campanha ontem, e o que está previsto para hoje, meu amigo? Amanhã pergunto a outros dois candidatos.
Resposta de Gilberto Cezar, veio por escrito: “Ontem após inúmeras reuniões com equipe técnica e políticos de todos os partidos e pessoas da comunidade, concluímos nosso plano de governo e oficialmente protocolamos. Um plano baseado nas principais necessidades e anseios dos cidadãos canelenses. Acredito que assim que possível teremos material gráfico também. De evento teremos a inauguração do nosso comitê central previsto para as 19h do dia 16/08. Será ao lado do CTG Querência na Av. Mauá. Hoje temos reunião com nossos pré-candidatos a vereadores da nossa aliança”.
Resposta de Marcelo Savi, por áudio, que degravamos, com ajuda da I.A:
“Grande Cláudio, tudo certo? Nesse momento a gente segue fazendo o planejamento, reuniões. Definindo como será feita a campanha, assim que liberada. A gente segue alinhando, alinhando junto aos pré-candidatos, junto ao PSD. Se alinhando para gente começar as estratégias aí de campanha. E também já estamos aí caminhando, observando, conversando com empresários, com pessoas da comunidade. Através do diálogo pra construir o plano de governo, ouvindo as pessoas, como a gente fez em 2016 quando a gente caminhava, as pessoas pediam por asfalto, por calçada, por iluminação pública, coisas que a gente entregou, por remédios, por saúde, exames, coisas que a gente entrega e não falta pra nossa comunidade. Pediu por melhor hospital, a gente conseguiu também melhorar o hospital, atendimento, conseguiu equipar o hospital. Pra poder dar um melhor atendimento à comunidade. E agora a gente está escutando o que a gente precisa fazer. Falavam muito em vagas, a educação infantil, a gente abriu várias escolas de educação infantil, a gente conseguiu criar o turno integral, escola de tempo de turno integral, a gente conseguiu criar também que é importantíssimo para as crianças ficarem, porque se falava, gostaria que as escolas fossem como era no Canelinha, então a gente está ouvindo, ouvindo as pessoas e também já com isso montando o plano de governo, a partir do que elas estão nos passando.”
Lentidão injustificável

Lamentável o que está ocorrendo com o trânsito na estrada Canela/Gramado, próximo a Havan, em Canela. Onde estão todos? Nos seus espaços refrigerados ou aquecidos? O que há que as autoridades não veem? O empresário contratante, cadê o inominável que não cuida para que isso seja feito em um dia, e não em um mês? No ritmo que tal poda de árvores anda vai até o fim do ano! Começaram no dia 1º de agosto, deveria ser 1º de abril. Se fizermos a conta de quantas horas de produção já foram perdidas por causa desta porcaria de poda de pinos, daria para comprar uma floresta inteira.
Se aproveitam da nossa bondade, humildade e leniência.
Tutorial
Um internauta fez um comentário na live que fiz hoje à tarde ali, que é um tutorial para quem precisa: Tiago Cavallin: “Poda de arvores perto da rede elétrica, se usa os equipamentos corretos, munck, guincho e afins, devidamente feitos para este fim (com isolamento, mas ai custa $$$$$). É um trabalho rápido de ser feito, agora se tá usando equipamentos inadequados… $$$$$ (o custo) é nosso pela perca de tempo”.