Hoje à noite receberemos o troféu Mérito ACIC. Na pesquisa da Associação Comercial e Industrial de Canela o Jornal Integração ultrapassa os 70% na preferência dos leitores. E com o perdão dos leitores, para não parecer arrogante, já não surpreende, pois desde o nosso segundo ano, quando alcançamos a posição de líder do segmento, tem sido assim, sempre com índices altíssimos de preferência. Com toda a humildade estamos lutando para nos manter no topo, renovando nossa parceria com Canela e Gramado a cada momento, nos disponibilizando a ajudar sempre nas grandes e pequenas causas da sociedade. Estamos sempre juntos e agradecemos muito pelo reconhecimento. A recíproca é verdadeira. Serão mais de 80 agraciados na noite de festa.
Responsabilidade
Sabemos da nossa responsabilidade com as nossas comunidades. E a assumimos. Como maior meio de comunicação da região sabemos da nossa responsabilidade, de estarmos juntos nas grandes lutas. Também em relação ao próprio meio, estamos sempre atentos para fornecer a informação da maneira mais apropriada, ao desejo e alcance dos nossos leitores. Estamos entusiasmados, estimulados com esse reconhecimento e aguardando ansiosos por 2020. Que venha o novo ano!
Classificados digitais
Salve aí na sua agenda o número de Whatsapp(54) 9 9653.4005 e consulte nossos classificados por ali mesmo. Digite o produto pretendido, se ele constar nos classificados você vai receber uma mensagem com as informações necessárias. É uma ferramenta que estamos testando, mas que certamente vai facilitar nossa vida. E acompanhe este colunista também pelo rádio, todos os dias, desegunda a sexta-feira, das sete às oito da manhã no www.leifacil.com, no APP de mesmo nome ou mesmo peloFacebook.
Transporte coletivo
A Prefeitura de Gramado, ao que está divulgando, contratou uma empresa para fazer uma pesquisa sobre o transporte coletivo, hoje realizado pela empresa Gramado Turismo. “A empresa responsável pela pesquisa, a Matricial Engenharia Consultiva, tem 180 dias para apresentar o projeto de reformulação do serviço”, diz o texto.
É muito tempo! Cara, é só ler os comentários ali no Face do JI que já se saberá o que fazer. 180 dias? Isso são seis meses. Está dito que iniciou dia 28 de outubro, então termina em final de abril. Tudo isso para saber como está. Já digo aqui, está mal. O que precisa é fazer de uma vez a licitação e um bom contrato para que a vencedora possa se planejar e investir em veículos e tecnólogo. Não dá mais para perder tanto tempo.
Outro trecho
“Queremos reduzir o tempo que o passageiro leva para se deslocar do seu bairro até o Centro. Em alguns casos, a pessoa leva até 45 minutos. Com a pesquisa, poderemos identificar as reais necessidades da população e rever os horários e locais em que o ônibus está passando”, disse Quevedo. Ora, o próprio secretário já tem a resposta, como está ali na sua fala. “45 minutos”. Aí vão esperar até abril para ver o que fazer? Até corrida de lesma seria mais rápido.
Concessão da EGR
Tô percebendo uma calmaria muito preocupante em relação à privatização da Empresa Gaúcha de Rodovias, que tem a concessão das nossas estradas aqui da região, faz a manutenção, melhoramentos e cobra o pedágio. O assunto está andando no Governo e nós aqui alheios. Precisamos montar uma comissão de acompanhamento deste assunto, pois o contrato será de 30 anos e ninguém melhor do que nós, que usamos estas rodovias diariamente, para saber o que é bom ou deixa de ser para a região. Agora, a pergunta que não quer calar: alguém tem ideia, ou certeza, sobre o que dá para prever em um contrato tão longo? Afinal de contas, como será a região daqui a 30 anos?
Aeroportos
As notícias dão conta de que já há R$ 60 milhões empenhados para investir no aeroporto de Vila Oliva, Caxias do Sul. As licitações serão abertas agora em janeiro, consta. E, consta também, que a previsão de iniciar a operação é para três anos. Hoje tem uma reunião em Caxias do Sul sobre o tema, da qual vou participar, com início às 15h30.
Sempre alerta
A situação de Gramado nesta situação de ter dois projetos em andamento, o de Vila Oliva e o de Canela, é bem tensa. Enquanto não houver uma definição é preciso ficar atento aos dois. O município de Caxias do Sul está fazendo todo o alargamento da estrada, desde onde será o aeroporto até a divisa com Gramado. São cerca de 10 quilômetros. Se nós não nos mostrarmos ativos e colaborarmos com a nossa parte, eles retiram as máquinas, fazem o aeroporto só para eles e nos deixam chupando o dedo. Até o momento o gigante (Caxias do Sul) está disposto, até mesmo em assumir a linha de frente na ponte.
Marcelo Bretas
Pelo Twitter o juiz da Lava Jato, do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, publicou: “A corrupção não é menos grave do que qualquer outro crime. Seu efetivo combate, além dos discursos, deve ser prioridade em qualquer Estado que se afirme ‘democrático e de direito’”. Parece óbvio, e é, para as pessoas de bem.
Lula condenado
As redes sociais incendiaram, mais ainda, com a nova condenação do ex-presidente em segunda instância. E como no primeiro caso (do Triplex), aumentou a pena de 12 para 17 anos (arredondando), agora no caso do Sítio de Atibaia. Foi um balde de água fria nos planos dos vermelhos. O cara que saiu da prisão falando mal do Moro e demais autoridades da Lava Jato que o levaram à condenação, toma mais uma na fuça. É hora de seguir com a limpeza e acabar de vez com a impunidade dos criminosos de colarinho branco. E que o parlamento não demore a retomar a prisão em segunda instância.
Precedente perigoso
Em 1966 uma família caxiense (Magnabosco) decidiu doar uma área de terras, hoje bem no centro da cidade, de cinco hectares, para a instalação da universidade comunitária que estava sendo planejada, a UCS. A associação que fundou a universidade achou melhor se instalar no local onde permanece até hoje. A área doada para o fim, no entanto, não foi devolvida à família e, aos poucos, foi sendo invadida e hoje é um bairro, chamado Primeiro de Maio, deve ter umas cinco mil famílias. Assim, a família decidiu pedir a área de volta e o assunto foi para a Justiça. Esta semana o Superior Tribunal de Justiça deu ganho de causa à família, contra a Prefeitura. No processo o Município pedia para não ser reconhecido como ré, que eventual indenização deveria ser suportada pelos moradores, mas não foi o que o STJ entendeu. Agora chegando à reta final do processo, o valor da ação está próximo de R$ 820 milhões. Quantas áreas invadidas temos por aqui?
Da Câmara de Vereadores
Inspirado no que aconteceu com a Praça das Bandeiras, onde tem mais placa de patrocinador do que outra coisa, o vereador Rafael Ronsoni protocolou ontem à tarde projeto de lei no sentido de que em casos semelhantes apenas uma possa ser colocada por quem adotou. E daquele tamanho só se a praça tiver pelo menos mil metros quadrados, em pracinhas menores, uma placa pequena. O projeto também prevê que a prefeitura divulgue quais os espaços disponíveis para adoção, gerando um processo transparente, igual para todos interessados.