O pesadelo demorará a passar para todos que sofreram de alguma forma com o excesso de chuvas do mês de maio. Alguns perderam os móveis, casas e até familiares por conta desta tragédia maldita. Mas a reconstrução deverá acontecer de forma gradativa, com muito trabalho e dedicação, palavras entranhadas no coração de todos os gaúchos. A chuva deu uma trégua, pelo menos nesta semana, aqui na Região, o que nos dá certa esperança. Na Região Metropolitana, ontem à tarde, o Guaíba marcava 4m87cm de nível. Na semana passada, chegou a alcançar 5m35cm, o recorde, e nesta quarta, chegou aos 5m27cm, causando pânico novamente. Que continue diminuindo e as pessoas possam trabalhar pra retomar suas vidas.
Humano
Não sou o maior fã do presidente Lula (PT), mas pude ver um vídeo onde a maior autoridade brasileira demonstrou o seu lado mais humano. Em um dos abrigos que recebe desalojados, na grande Porto Alegre, Luiz Inácio conversou com diversos deles, prometendo a construção de casas para os que perderam, posteriormente, dando um abraço apertado em cada um. O presidente se refere às famílias que se enquadram ao Minha Casa Minha Vida 1, ou seja, que possuem renda bruta de até R$ 2.640. Tomara que cumpra o que está prometendo, já que os que o ouviam atentamente acreditam em cada palavra que proferiu.
Incertezas
O vídeo também faz a gente se perguntar: no que devo acreditar? Essas pessoas não tem algo, além das palavras do presidente e a confiança que ele passa acerca da situação, para se afirmar. Familiares próximos perderam tudo e no turbilhão que a situação remete, até os que não votaram nele estão se agarrando no que disse. É uma situação que não se pode jogar palavras a toa, cumpra presidente!
Transparência
Difícil acreditar que alguém queira se aproveitar dessa tragédia, mas sempre tem uma turminha. A maioria dos voluntários mostra comprovante do que é comprado com os valores provenientes de doações. Será que vai chegar ao ponto de não haver prestação de contas de entidades, governos e até pessoas com o dinheiro doado? Tenho receio disto. Afinal, para alguns, a transparência parece uma crise.
Holofotes
É importante dizer que há muita gente fazendo tudo sem gravações, sem se vangloriar ou se achar salvador da pátria. E há muita gente julgando essas pessoas sem saber a realidade. Se não mostrou é porque não fez? É o que está parecendo. Não é crime mostrar, muito pelo contrário, é isso que motivo todos nós a fazer, mas não está errado quem gosta do anonimato nestes casos. Por outro lado, há muita gente se promovendo em cima das doações e se achando herói. Temos que fazer sem esperar nada em troca, incluindo seguidores nas redes sociais.
Voluntariado
Para os que estão fazendo de coração, continuem, é muito bonito. Muita gente que não precisa se preocupar, saindo do conforto para ajudar quem mais precisa. Tomara que essa seja a imagem que a gente olhe e lembre-se que ainda há muita gente boa vivendo e querendo ajudar.
Somos todos digitais
Chegou ao fim o tão querido jornal impresso. Essa é a última edição física que produziremos para vocês, queridos leitores. Mas, o Jornal Integração seguirá presente para amantes da boa notícia de forma digital nas suas casas. Venham com a gente por meio da página do Jornal no Facebook e no site leiafacil.com que é onde vocês poderão acompanhar tudo mais rápido, fácil e com a mesma qualidade que sempre entregamos. Contamos com vocês para esse novo desafio!