Ascensão na crise

Tempo de leitura: < 1 minuto

Há um ano e meio em Caxias do Sul, a Bothanica Etc. Boutique Floral registra crescimento de 40% em comparação a 2019. O grande destaque está nas vendas online que duplicaram para encomendas e tele-entregas. A empresa comandada pela designer floral Clarissa Fuchs tem três colaboradoras fixas e reforço de mais duas em datas comemorativas. Para a empresária, o aumento deve-se, principalmente, à redução das visitas presenciais, fazendo com que as pessoas manifestassem carinho de outras formas, como o envio de flores. No primeiro semestre, a linha de folhagens e vasos também teve incremento nas vendas pelo fato de mais pessoas estarem com tempo para decorar a casa ou cultivar plantas como hobby. A novidade para os próximos meses é a produção de arranjos desidratados com o aproveitamento de folhas e flores secas trazidas pelo vento que, normalmente, são descartadas.

CONVENÇÃO COLETIVA PRORROGADA

Sindilojas Caxias e Sindicomerciários firmaram acordo que estende por mais 120 dias as cláusulas sociais do dissídio coletivo 2019/2020. Como a data-base do comércio é 1º de julho, as rodadas de negociação serão adiadas em função da pandemia do coronavírus. O sindicato dos trabalhadores já entregou a pauta de reivindicações, mas aceitou firmar aditivo parcial da convenção passada. A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, avaliou a decisão como único caminho para possibilitar uma análise condizente com o momento atual. “Nesse momento, a empatia é essencial. Os ânimos estão acirrados, não há amparo legal para essa situação sem precedentes e todos nós, empresários e funcionários, estamos nos dedicando para sobreviver a tudo isso. Não há como prever incremento salarial hoje no meio dessa crise financeira e de saúde”, explica. A prorrogação foi acordada para os municípios de Caxias do Sul e São Marcos. O Sindicomerciários de Farroupilha também firmou aditivo de adiamento por 120 dias para a negociação salarial de Antônio Prado, que integra a base territorial do Sindilojas Caxias. 

FÉRIAS EM MEIO VIRTUAL

O Shopping Iguatemi Caxias criou um grupo colaborativo para possibilitar novas experiências durante o período de isolamento social. A comunidade no Facebook, criada para acompanhar as famílias durante as férias de inverno, foi idealizada como ferramenta de compartilhamento de conteúdo criativo de forma virtual, já que a pandemia impossibilita a participação das crianças em eventos presenciais. Batizado de “Férias Criativas da Família”, o grupo é voltado para mães da região da Serra Gaúcha com interesse em manter ativo o desenvolvimento dos seus filhos na fase infantil. Até o momento, foram compartilhadas dicas de atividades, lives com contação de histórias, show de mágica e experimentação musical, além de brincadeiras para realizar em família. Diante da repercussão positiva, o setor de marketing do shopping resolveu estender o prazo para além das férias. A participação no grupo é gratuita, mediante cadastro neste link.

PANDEMIA ACELEROU AUTOMAÇÃO

A pandemia da covid-19 expôs cenários extremos: de dificuldades para alguns negócios, mas de oportunidades para outros. Caso da Dalca Brasil, sediada em Bento Gonçalves e especializada em automação industrial, que viu o volume de projetos contratados crescer de forma surpreendente em determinados segmentos. Os negócios envolvendo clientes da linha branca, como fabricantes de eletrodomésticos não portáteis, aumentaram 15% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Outro segmento com desempenho positivo foi o de higiene/limpeza, para áreas química e farmacêutica, com alta de 13%. Indicadores favoráveis advêm, também, dos negócios envolvendo o desenvolvimento de projetos de automação no final de linha e logística das empresas, com 14%. Para o diretor Bruno Dal Fré, o desempenho tem relação direta com a pandemia. “A preocupação com a limpeza fez subir a demanda por produtos de higienização. O setor de linha branca precisou trabalhar mais para atender as necessidades de consumo das pessoas, interessadas em melhor equipar seus lares, onde passaram a permanecer por mais tempo. No caso do segmento de final de linha e logística, a correlação é com o aumento das vendas online, com diferentes demandas de embalagem e armazenamento de produtos”, explica. Nos últimos três anos, os melhores na história da Dalca Brasil, fundada em 2007, o crescimento médio registrado foi de 60% em cada período.

MEI SOFRE ALTERAÇÕES

O Sebrae RS, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, realizará um bate-papo online para tratar das principais mudanças na abertura e formalização do microempreendedor individual (MEI), decorrentes da Resolução CGSIM 59/2020. O evento ocorrerá na sexta-feira (11), a partir de 15h, com o analista de comércio exterior e responsável técnico pelo Portal do Empreendedor, Fábio de Medeiros Souza, e com o coordenador geral de empreendedorismo e artesanato do Ministério da Economia, Fábio Silva. A resolução, em vigor desde 1º de setembro, tem como principal mudança a dispensa de alvará de licenciamento de funcionamento para os negócios mantidos por MEIs. Inscrições em https://www.eventials.com/SEBRAERS/resolucao-cgsim-no-59/.

RETOMADA ECONÔMICA NA EUROPA

O jornalista e consultor internacional Evandro Fontana será o palestrante da reunião-almoço online que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul realiza na segunda-feira (14). Fontana, que atualmente reside em Milão, falará sobre o tema “Europa: reflexos da pandemia e ações dos países para a retomada econômica”. O evento será transmitido a partir das 12h em youtube/ciccaxias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido