Coluna publicada no dia 07/07.
Recebemos nesta manhã aqui na redação do JI a vista do ex-prefeito de Canela, por três mandatos, Constantino Orsolin. Ele estava aguardado um familiar e consulta médico e resolveu nos dar a honra da visita. Estava animado, com cara de descansado, deu até umas risadas descolada com a gurizada do Jornal.
Política
Ele gosta, e nós gostamos de volta, de falar em política. Mas não queria que registrássemos, para ficar somente como uma conversa entre amigos. Para falar dos assuntos sérios quer voltar aqui para conceder entrevista, e então sim, vir preparado e responder a todas as questões publicamente.
Deputado estadual
Constantino segue firme na sua preparação para a candidatura a deputado estadual, na eleição do ano que vem. Todos os dias faz visitas às famílias pelos bairros fazendo um levantamento para embasar seu discurso quando chegar a campanha. Disse que vai fazer dobradinha com o deputado Federal, Alceu Moreira para ampliar o alcance regional. Ao que pudemos perceber pensa em arrancar de Canela com cerca de 10 mil votos.
2028 é logo ali
Além do objetivo principal que é representar Canela e região na Assembleia Legislativa, Olrsolin pretende manter a militância emedebista canelense azeitada. Algumas pendencias da campanha malsucedida de 2024 precisam ser superadas. Afinal de contas, 2028 é logo ali, na visão dos políticos. E, Constantino já deixou claro hoje aqui na redação que pretender concorrer novamente a prefeito.
O momento é do GG

Para o jornalismo 2028 ainda está um pouco longe. O dia a dia nos ocupa e este é do atual prefeito Gilberto Cezar, que conquistou quase 60% dos votos disputando com mais 4 candidatos, na eleição de outubro passado. E o levantamento feito pelo Jornal Integração para o Troféu Seleção dá conta de que ele segue em alta no município. Ele é o Político do Ano e vai receber a homenagem na sexta à noite em Jantar no Clube Serrano. Para a boa informação: Serão dois jantares, um na sexta e outro no sábado, para melhor acomodar os 700 participantes da edição de 2025.
Observatório
Segundo o Observatório do Turismo de Gramado recebemos nos cinco primeiros meses do ano 3 milhões de visitantes. Considerando que janeiro, fevereiro e março estão nesta conta, penso que as coisas caminham para um bom ano, podendo nos aproximar bastante dos 10 milhões.
Reunião do Brics
Teve, no Rio, neste final de semana o “encontro da Cúpula do Brics”. São 10 nações que pretendem um paralelo ao FMI- Fundo Monetário Internacional. Na verdade, são subterfúgios para falar de política. Tanto é que são somente países alinhados neste sentido. Na prática, nada. Assim como será a COP 30, em novembro, em Belém (Pará) onde os brasileiros pagarão 500 milhões de reais para a organização, e para zero de benefício. Se fossem plantar árvores com tamanho investimento recuperava a metade do que foi devastado nos últimos anos.
Mátria Parque
Uma tragédia o que aconteceu no Mátria, sábado à tarde, com o falecimento de duas pessoas, um casal de 61 anos. Elas passeavam pelo Parque com um carrinho a bateria. As circunstâncias estão sendo investigadas. De toda a forma há de se lamentar o corrido. O Parque é lindo, um atrativo que soma muito para a região turística e jamais se poderia imaginar uma tragédia dessas. Vai nossa solidariedade a todos, familiares dos falecidos e ao pessoal do Parque que está chocado com a fatalidade.
Perguntinha:
Você já demorou para pegar no sono?