InícioColunistasLivre ExpressãoTu sabia que tem vereador querendo entrar na justiça contra um colega...

Tu sabia que tem vereador querendo entrar na justiça contra um colega da Câmara?

Tempo de leitura: < 1 minuto

Universal
A Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte) é um conjunto de 30 (agora 31) países que promete agir como um inteiro caso qualquer integrante seja atacado. É um paisinho de apenas 5,5 milhões de habitantes, mas faz divisa com a Rússia e tem um bom exército, com 280 mil soldados e relevante armamento. Engraçado que a Ucrânia estão deixando virar pó. Não está sobrando nada, nem prédios, nem famílias.
Afora isso, além dos reflexos econômicos, já podemos considerar uma guerra mundial. Primeiro que a Otan fornece sim estrutura à Ucrânia, não a necessária, mas manda algum recurso, tanto bélico quanto humanitário e claro que a Rússia sabe disso. O que eu não entendo é porque deixar destruir e oferecer apenas ajudas insuficientes para um enfrentamento paritário.

Temojunto
Em uma coisa a oposição da Câmara de Vereadores tem razão. Eu venho defendendo isso desde o início do Governo Nestor, em janeiro 2021. Gramado merece, e precisa, de um (a) responsável exclusivo para a secretaria de Turismo, e outro pela GramadoTur. É muito acumular as duas coisas. Eu acumularia muito antes as pastas do Desenvolvimento e Turismo então, já que nossa engrenagem econômica é à base do turismo.


Lago ou açude

Tanto faz a denominação. Fato é que Gramado está se mostrado afinada. Quando as coisas andam bem é assim, necessário se agarrar a qualquer tema que possa de alguma forma criar um desconforto ao Governo. Eu não teria soterrado o tal lago, ou açude, pequenininho, la no estacionamento do ExpoGramado. Agora, também não tem a importância que a oposição quer dar. Muito menos para as expressões utilizadas por exemplo pelo vereador Renan: “eu e a comunidade muito tristes”. O Paim sugeriu um protesto por parte da população e o Cícero disse que a comunidade ‘grita, berra’ e suplicou que sejam ouvidos os ‘brados’ da sociedade. Ora, ora, ora! Aí são obrigados a ouvir caladinhos uma fala igual a do Joel Reis na mesma sessão, chamando todos eles de recalcados, pois estiveram no poder, prometeram e não fizeram nada (porque tinha alguém ‘acima’ com a caneta).


Nota 8 de 10
Acontece que tanto a situação como a oposição valorizam muito pequenos detalhes. A oposição elogia todo o governo. Ora por um secretário, ora por outro, atingindo todos os setores um a um. Lucas Roldo (Esporte e Lazer) é o mais elogiado, seguido pelo Ricardinho (Cultura) e pelo Rafael Ronsoni (Obras e Agricultura), estes três em quase todas as sessões. Rafael Bazzan (Planejamento), Cristiane Bandeira (Meio Ambiente), Ike Koetz (Desenvolvimento) e a Simone Andreis (Educação) recebem elogios indiretos e rotativos por ações pontuais quase todas as segundas-feiras. Rosa Helena é elogiada, mas ressalvam que deveria ficar em uma só função (GramadoTur ou secretaria de Turismo) e por isso descem o pau nela misturando coisas, principalmente sobre licitações. Mas teve um que disse estes dias que a prefeitura tem de repassar mais dinheiro para a autarquia fazer os eventos. É um morde e assopra. Juliana Fisch (Administração) eles nem sabem o que ela faz, mas se soubessem que o desligamento dos aposentados é feito por ali…. E a vilã é a cobradora dos impostos, a Sônia Molon (Fazenda). Ainda assim as duas são elogiadas indiretamente. Sônia quando estufam o peito para dizer que tem dinheiro, que o orçamento vai atingir 450 milhões em 2023 e tal, e a Juliana quando reconhecem que os servidores do município são bem reconhecidos e remunerados. Enfim, ouvi um dizer segunda-feira que o governo é bom, tem boas ações etc.. Se em uma votação secreta fossem dar uma nota ao Executivo tenho certeza que não ficaria abaixo de 8. Isso que estou falando da oposição, apenas os do contra.


Judicializando
O vereador Joel dos Reis promete ingressar na justiça porque o vereador Paim disse que os vereadores da situação são oposição do povo. Também não é para tanto Joel. O que acontece na Câmara deve ficar na Câmara. A Comarca vai precisar de uma dúzia de juízes para dar conta.

Fotos: Letícia de Lima/Câmara de Gramado

Lamentável
O Brasil chora mais um acontecimento terrível ontem em escola. Semana passada em SP foi uma criança que matou uma professora e agora foi um adulto, homem de 25 anos, que matou 4 crianças. Temos de cuidar para que essas más notícias não nos consumam. Pois é preciso seguir acreditando no ser humano. Na vida, nas famílias, nas coisas boas.
Especialmente nesta Semana Santa precisamos acreditar no propósito de Cristo. É o que se pode dizer sobre estes acontecimentos.

Câmara autoriza repasses à Comunidade Terapêutica Vale a Pena Viver e ao Crerh

Dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) com repasses a entidades locais foram colocados em votação na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 3, na Câmara de Vereadores de Gramado. Ambos foram aprovados por unanimidade.
O PLO 016/2023 autoriza o Município de Gramado a contribuir financeiramente com a Comunidade Terapêutica Vale a Pena Viver, no valor de até R$ 246.750,00, oriundos da Secretaria Municipal da Saúde e indicado pelas emendas impositivas dos vereadores, Renan Sartori (MDB), Celso Fioreze (PSDB), Cícero Altreiter (MDB), Rosi Ecker Schmitt (Progressistas), Joel da Silva Reis (Progressistas), Neri da Farmácia (Progressistas) e Professor Daniel (PT).

O repasse deverá ser utilizado com a finalidade de fomentar e executar os serviços do projeto “Promovendo a Recuperação de Dependentes Químicos”.

O PLO 018/2023 autoriza o Executivo a contribuir financeiramente com o Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias (Crerh). Serão transferidos à entidade até R$ 92.750,00, da Secretaria Municipal da Saúde. O valor também foi indicado por meio de emendas impositivas dos vereadores Renan Sartori (MDB), Celso Fioreze (PSDB), Rodrigo Paim (MDB), Cícero Altreiter (MDB), Joel da Silva Reis (Progressistas) e Professor Daniel (PT). O repasse será usado nos serviços do projeto “Fomentando os serviços executados pela entidade”, apresentado no plano de trabalho do Centro de Reabilitação.


Aprovada Moção de Reconhecimento aos servidores aposentados desligados da administração pública municipal

Os vereadores de Gramado aprovaram na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 3, uma Moção de Reconhecimento aos funcionários públicos municipais que foram desligados da administração pública municipal em virtude da aposentadoria. A homenagem, de autoria do vereador Professor Daniel (Partido dos Trabalhadores), foi assinada e aprovada por todos os parlamentares. “Esta Casa Legislativa valoriza e reconhece todo o empenho e dedicação destes servidores ao longo dos anos, que sempre prezaram pela qualidade do serviço público em todos os níveis da administração municipal, seja nos serviços de atendimento ao público ou nos serviços internos administrativos, de conservação do patrimônio público, limpeza e embelezamento da cidade, entre outros”, aponta o Professor Daniel na justificativa.
A entrega da Moção de Reconhecimento ocorrerá em sessão solene, com data a ser definida pela Mesa Diretora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido