Coluna publicada no dia 14/07.
A forte presença de lideranças regionais na abertura da Festa Colonial, sexta à noite, chama atenção para uma reviravolta no relacionamento de Canela para com os vizinhos. Estavam lá os prefeitos de Picada Café, Santa Maria do Herval, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e até o de Gramado, Nestor Tissot. Até o Nestor, sim, pois é caso raro Canela e Gramado se prestigiarem. O prefeito Gilberto Cezar comentou que Nestor disse que dependia só de convite. Ou seja, nem convidado era em outros tempos. Pelo contrário, Constantino era campeão em criar constrangimentos nos eventos regionais, sempre reclamando de Gramado como a grande privilegiada, favorecida sem merecer.
É bem verdade que os prefeitos estavam na cidade para a reunião da associação, mas o fato de permanecerem para a solenidade é destacável, sim. Além do mais, de a reunião ter sido em Canela, sinaliza que já houve um planejamento.
Deputados
Também estiveram na abertura o presidente da Assembleia, Pepe Vargas, e os deputados estaduais Elton Weber, de Nova Petrópolis, e Neri, o Carteiro, caxiense igual a Pepe Vargas. O deputado federal Lucas Redecker também participou, ele que é o escolhido para ser uma espécie de embaixador do município na Câmara dos Deputados. Até aqui contávamos com o Alceu Moreira, mas que não deixou nenhuma marca relevante no município. Falta alguém que, de fato, nos valorize e nos represente. Vamos ver com Lucas se desabrocha alguma coisa mais importante com a sua influência na Bancada Gaúcha, que conta com 33 deputados. O governador Eduardo Leite também prestigiou Canela e a Festa Colonial neste fim de semana.
Bem movimentada
Quanto ao evento Festa Colonial em si, o primeiro final de semana foi bem movimentado. A integração está dando certo. O envolvimento daqueles que têm o interesse direto está sendo definitivo, como os produtores e o Sindicato. A liderança da presidente Carol Benetti está sendo notada.
Que sirva de exemplo. Tenho repetido aqui que, se os setores atingidos pelas iniciativas da prefeitura não demonstrarem interesse na participação, fica mais difícil. A prefeitura não pode ser uma empregada da sociedade, mas sim uma parceira, uma espécie de facilitadora. Logo, se o empresariado pretende ter um evento, como o Sonho de Natal, por exemplo, que faça algo em prol.
Estacionamento rotativo
Eu sou cético em relação a isso. Serve somente para termos mais algo a nos ocupar e pagar. Não refresca nada. As interações às publicações que fizemos aqui no Jornal Integração também são nesta linha.
Mas a justificativa do Executivo, encaminhada aos vereadores junto ao projeto de ampliação de ruas taxadas, diz o contrário. É curioso até, por isso compartilho um trecho do documento com os estimados leitores:
“Após inúmeras solicitações de moradores das vias incluídas no mapa de expansão, tornou-se evidente a necessidade. A comunidade tem manifestado a dificuldade em encontrar vagas, impactando diretamente o acesso a serviços e a fluidez do trânsito local. Além disso, um estudo de viabilidade detalhado comprovou a urgência de ampliar a rotatividade em áreas chave, como a Rua Ernesto Volk, onde se localiza o posto de saúde central. A implementação do estacionamento rotativo nessas vias garantirá maior disponibilidade de vagas, especialmente para quem precisa acessar serviços essenciais, como exames e consultas médicas. Essa expansão beneficiará tanto os moradores quanto os visitantes de Gramado, otimizando o uso do espaço público e melhorando a experiência de todos.”
No verde
Também está na pauta dos vereadores para ser votado hoje o projeto de repasse de mais R$ 821.445,60 para a empresa do transporte coletivo de Gramado, para tapar o furo que a empresa diz ter tido para operar o serviço nos meses de dezembro do ano passado e os três primeiros de 2025.
Este sim é um projeto que coloca os vereadores em dificuldade, como para-choques da sociedade. No último projeto de repasse para este fim, teve vereador dizendo que vai votar contra. Veremos!
Troféu Seleção

Tivemos os jantares do Troféu Seleção, sexta e sábado à noite, no Clube Serrano, em Canela. Foram dois eventos muito legais que nos deixaram muito felizes. Ver a alegria, o brilho nos olhos das pessoas, a emoção à flor da pele é muito legal. É muito mais do que um troféu — é um momento de extrema felicidade, de confraternização, com sensação de conforto, um bem-estar inexplicável.
Parabéns a todos e muito obrigado!! O evento de Gramado será em setembro. Preparem-se…