InícioColunistasLivre ExpressãoOrçamento para desfile

Orçamento para desfile

Tempo de leitura: < 1 minuto

Muito repercutiu nos últimos dias em Canela a contratação feita para o desfile de 7 de Setembro. Sobrou para a Prefeitura e para a empresa que venceu a licitação. Pelo fim o desfile foi cancelado, pelos motivos demais conhecidos, as cheias que afetaram o Estado, e imagino que o recurso não será, pelo menos não todo, dispendido pelo Município. Publico os itens licitados para que cada leitor embase sua opinião a respeito. Destacando que cinco empresas participaram da licitação feita via leilão digital e deram lances, sendo que a última e mais baixa foi a vencedora, feita pela empresa Gazebo Cultural Ltda, de propriedade de Fernando e Priscila Martinotto dos Santos, de Canela. As demais partícipes do certame foram: JC Oliveira Serviços e Locações para Eventos; ExoCompany Participações LTDA – EPP; Fernanda Affonso Rodrigues; Acontece Produtora de Eventos Eirele.

Vivendo e aprendendo

O vereador e presidente da Câmara de Canela, Jefferson Oliveira, disse na sessão passada que mudou sua visão em relação a muita coisa desde que teve a oportunidade de assumir como prefeito interino do município. “Nós vereadores deveríamos todos ter esta oportunidade de sentar na cadeira do prefeito e ver que lá, do outro lado do balcão, as coisas realmente são bem complicadas. E olha que está falando um vereador aqui que no começo tinha todo o gás para criticar tudo o que via, enfim, mas a gente vai amadurecendo”. Disse que vai continuar criticando e fiscalizando pois é o papel do vereador, mas não mais sem reconhecer a responsabilidade do outro cargo, de prefeito. Na sequência, Jefferson passou a destacar pontos positivos do município, como a chegada do Parque da Nasa, entre outros empreendimentos, como também o recém anunciado Centro de Compras M10Outlet.

Eleições 2024

O presidente da Câmara de Canela, Jefferson Oliveira, também comentou na sessão de segunda que ainda não pensa na eleição do ano que vem. Que tem um contrato com a comunidade que se estende até fim de 2024. Mudou mesmo o vereador pois lá nos primeiros meses do mandato já tinha certeza que não concorreria mais e chegou a dizer que ainda que isso ocorresse não seria pelo MDB.

Presidência

Em Canela o mandato de presidente da Câmara é de dois anos e por isso não haverá mais mudança antes da próxima legislatura. Já em Gramado é anual o mandato e por isso ainda terá uma eleição. Por um acordo de camaradagem entre os vereadores seria a vez do PP ter a presidência, pois dos quatro partidos com bancada, PT, MDB e PSDB já tiveram o seu presidente. Se for mantido o acordo, quem será o presidente? Como sabemos as maiores encrencas surgem entre os correligionários e o PP tem um montão de caciques, e essa disputa promete! A princípio Rosi e Volnei estão na disputa, mas pode ocorrer de mais algum titular voltar à Câmara até lá e aumentar a lista de pretendentes.

Reforma eleitoral

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira uma reforma na lei eleitoral, que pode entrar em vigor ainda antes da eleição municipal de 2024. Para isso precisa passar pelo Senado e ser sancionada antes do dia 06 de outubro. Sobre detalhes das mudanças ainda é cedo para se inteirar pois podem haver alterações no Senado. Algumas mudanças propostas estão causando desde já. Uma delasmexe na contagem dos votos para o legislativo. A possibilidade que elegeu o vereador Professor Daniel, de Gramado, na eleição passada, por exemplo, não valeria mais. Voltaria o sistema anterior onde só se elegem candidatos de partidos ou coligações que alcançaram o coeficiente eleitoral.

Dobradinha

Outra mudança proposta na reforma eleitoral é que os candidatos podem se divulgar conjuntamente, até mesmo sem pertencerem ao mesmo partido. Isso foi proposto pensando na eleição geral, quando é comum um deputado federal fazer ‘dobradinha’ com um estadual, por exemplo. Outra questão que mudará, caso aprovadas as alterações, é o tamanho máximo do anuncio do candidato em jornais, por exemplo. Atualmente é ¼ de página e passará a ser ilimitado.

Relevância

A lei eleitoral move (regulamenta) as eleições. Antes de definidas as regras ninguém entra no jogo. Pré-candidatos cuidam até com os discursos, pois o que está dito, não se desfaz, especialmente em tempos em que tudo fica gravado. Ou seja, todos de olho na reforma.

A FALTA DE COMUNICAÇÃO

Início com esse título porque entendo que não é possível ninguém da administração de Canela não conseguir o mínimo de diálogo com o Governo do Estado para resolver assuntos simples que uma ligação telefônica resolveria.

Cito como exemplo a situação do Parque do Palácio onde uma conversa com o governador resolveria o impasse da construção do Centro de Eventos e o mais recente uma ligação para entender melhor o decreto de calamidade pública e orientação de como proceder no caso do desfile cívico.

Toda uma polêmica se resolveria com uma simples conversa.

Pode ser a melhor equipe do Departamento de Comunicação, mas não se consegue resolver uma crise de governo com decisões sem o mínimo de diálogo com uma instância superior.

Vereador pode encaminhar recursos ao município?

É uma discussão aberta, que trataremos durante o Congresso de Vereadores que o Integração está promovendo em Gramado, em outubro próximo. Na sessão de segunda de Canela muito se falou nisso. Sempre defendi que é o Executivo é que tem essa incumbência, eis que necessário projeto, que só ele pode fazer. Porém, com o orçamento da União cada vez mais na mão dos deputados a presença de vereadores, se não sozinhos junto com o prefeito, cada vez mais se torna importante. Os deputados precisam dos vereadores como cabos eleitorais e por isso muitas vezes preferem dar o crédito a eles do que ao prefeito. É uma nova realidade. Os prefeitos já detectaram que não vale mais a pena ir aos ministérios com os projetos, mas ao Congresso.

Distribuição técnica

Hoje mesmo vem a Gramado e Canela, depois de chegar em Nova Petrópolis, o deputado federal Maurício Marcon, de Caxias do Sul. Este é uma raridade que pretende fazer a distribuição das suas emendas parlamentares de forma equânime, proporcionalmente ao número de habitantes, entre os municípios que atende. É sem dúvida a formula correta, como ele diz, de devolver o dinheiro que já é da população, mas que não é adotada pela maioria dos deputados porque eles precisam se reeleger e as emendas são um grande trunfo, usado como troca de favores pelos deputados e senadores.

Nestor Trator Tissot

Aproveitemos enquanto temos o Nestor como prefeito, pois não tem sucessor este homem em Gramado. Passou a semana inteira em Brasília batendo de porta em porta dos gabinetes dos deputados federais gaúchos. Não tem partido, nem região, é gaúcho, tá no radar. Tem matéria nesta edição sobre as principais conquistas dele lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido