O programa está suspenso até setembro. Recesso jornalístico. Explico aos leitores: Até o fim deste mês estou bastante focado no evento Troféu Seleção JI, que será dia 27 na Recreio Gramadense. Depois, dia 12 de agosto circula a edição especial, que deverá ter mais de 100 páginas. E, dia 20 de agosto, saio de férias até início de setembro, para então sim, retomar os programas regulares com os vereadores de Gramado e Canela. Até lá, não deixaremos de acompanhar os fatos e leva-los ao conhecimento da nossa audiência.
Celso é o Minerva
Como dissemos desde o início desta Legislatura, o vereador do PSDB, Celso Fioreze, pelo seu posicionamento, se transformou no voto minerva na Câmara de Vereadores. Para o lado que ele pende (vota) decide.
Foi o que ocorreu na votação de ontem à emenda esdruxula dos vereadores do MDB e do PT ao projeto nº 38, que dá aumento de 6% a cerca de 200 servidores que percebem menos de R$ 1.800 e recria trinta e poucos cargos de CC que o Fedoca extinguiu por decreto quase no final do seu mandato. Fioreze tinha antecipado seu voto há dias dizendo que acredita no prefeito Nestor e daria seu voto de confiança pelo bom andamento do Executivo, que precisa acompanhar o crescimento do município. Assim a votação terminou 5 a 3, já que o presidente só vota em caso de desempate.
Votação final é hoje
Ontem foi a votação da emenda, hoje tem outra extraordinária para votar o projeto, que deverá ser aprovado pelo mesmo placar, 5 a 3.
A emenda foi considerada inconstitucional. Claro, tratava-se de uma emenda com fito apenas de dar discurso politiqueiro à oposição, nada mais. Absolutamente nada a mais. Todos eles sabiam que era inconstitucional, mas levaram adiante para ter o que dizer para enganar a população. Pois, sobre aumento, estavam lá quatro anos, até final de 2020, ganhando muito bem e não deram aumento algum aos que ganham menos. Dos três votos pela emenda, o Cícero ganhava mais de 10 mil, o Paim mais de 8 mil e o Professor Daniel, como vereador, cerca de cinco mil, naquele governo. E só agora que pensam nos que ganham pouco. E só agora que não querem que tenha CCs!