Jorge fora
De longa data que Jorge Drumm e o PSDB não são uma dupla perfeita. Mesmo na véspera da eleição estadual passada quando se pedia por qual partido concorreria ficava em dúvida, até o limite do prazo para troca de sigla. Acabou concorrendo, demovendo o então vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, que se preparava, mas as coisas não se ajeitaram mais. O Jorge é gente boa, empresário, pai de família exemplar, mas na política terá de se definir um dia o que realmente quer. A relação dele com a política é algo que daria para definir como equidistante. Chegou bem estreando com a eleição a vereador em 2004, mas depois disso só uns pingadinhos daqui e dali. Deverá se filiar a uma dessas siglas que estão chegando para compor o governo Nestor na próxima eleição.
Inflamável
O prefeito Nestor vai estar na Câmara de Vereadores na próxima quarta-feira. Terça, lá na inauguração do Sicredi teve uma conversa com o presidente Celso Fioreze que quem viu de longe achou que estava meio acalorada. O prefeito tem a característica que poderia ser definida muitas vezes como supersincero e por isso a audiência da sessão especial de quarta deve ser alta. À coluna, Tissot disse que vai lá para responder todas as perguntas dos vereadores, só pede que lhe deem o tempo necessário para responder.
Vila da Moda
É muito bacana a iniciativa de apoiar os pequenos negócios, como no caso as malharias e couros, mas não tem este setor mais a pujança que está na memória dos mais antigos, como o secretário de Turismo Luia e outros. A Feira Feito em Gramado é sucesso de participação, mas porque envolve os diversos setores da indústria e comércio.
Integração
O Contur Hortênsias esteve reunido na quarta passada, na Vila da Mônica. Após deliberados os assuntos da organização o empresário Rafael Nevinski contou a história e os projetos futuros do empreendimento Cidade Zaandam, de Nova Petrópolis e a empresária Manuela da Costa Moschem compartilhou a história da Vila da Mônica aos cerca de 100 representantes e empresários do turismo presentes.
Uniforme
Ficou definida na reunião do Contur uma campanha institucional digital de divulgação em conjunto da região, com investimento de R$ 250 mil. A captação dos recursos para tal se dará nas entidades, secretarias e iniciativa privada e o presidente Daniel Hillebrand acredita que já em julho seja possível iniciar o trabalho. A campanha deve destacar o alto número de atrativos e toda a infraestrutura dos cinco municípios e vender o encantamento que a região é capaz de causar nos visitantes. Manuela da Costa Moschem exemplificou que a região tem tudo o que precisa para dar certo e por um custo muito mais barato do que uma viagem ao exterior. “Na Disney custa 400 dólares por dia, por pessoa e por aqui dá para obter o acesso a seis parques com mil reais”, comparou. O secretário de Turismo de Gramado, Luia Barbacovi, sugeriu incluir o Mercosul para atrair os castelhanos para cá, devido à proximidade. “É mais perto vir para cá do Uruguai, Paraguay e Argentina do que de São Paulo”, exemplificou.
Quero participar
O prefeito de Gramado deu as boas-vindas aos participantes e se mostrou entusiasmado com o objetivo do Contur que é discutir ações de desenvolvimento em conjunto. Tissot disse que sente falta de entidades fortes que ajudem os prefeitos a tomar decisões corretas e disse que quer participar sempre.
Vem ao encontro do que tenho repetido há anos aqui neste espaço. Temos muitas entidades regionais mas nenhuma forte e organizada o suficientes para ser levada em conta em um momento de decisão. É o momento de unir forças, quem sabe até extinguir algumas obsoletas e centralizar nesta que se mostra objetiva e atuante. Espero não me decepcionar logo ali…
Centro de eventos
Durante sua fala na reunião do Contur o prefeito Nestor lamentou a perda de um evento com 2000 participantes sobre Medicina do Trabalho que o Convention havia captado, mas que se transferiu para Porto Alegre porque aqui não encontrou local após a perda da FAURGS, pois em tempos de Natal Luz o ExporGramado também é ocupado pelo evento e o Sierra Parque, às vezes, é muito caro para eventos sem grande renda, mas que agregariam em muito para o trade. A solução seria construir um novo complexo, mas isso custaria R$ 30 milhões, segundo Nestor. Ah se os canelenses presentes pudessem dar uma ideia aos vereadores para que aprovassem a permuta do Centro de Feiras…
Renovado
O presidente do PP, Márcio Coracini, teve seu mandato prolongado na convenção de quarta à noite do partido na Câmara de Vereadores, em três anos. Portanto será o presidente da campanha de 2024. Jaime Schaumlöffel também segue como vice. Em Canela o Delegado Lima passou o bastão a Renato Bauermann.
‘Fériados’
Fériados é uma espécie de feriado com a cara de férias. E tem mais pela frente. Sete de Setembro, 12 de Outubro e Finados serão em quintas-feiras. O Natal também vai estender o fim de semana, mas na outra ponta, pois vai cair em segunda-feira. Tem gente que ter gozado mais dias de feriado do que de férias até o fim do ano.
Os ‘grandão’
Na inauguração do Restaurante Condado, na Borges 1526, quarta à noite, cliquei os dois grandões juntos e muito alegres, como se não se vissem há anos: Pedro Bala, quatro vezes prefeito de Gramado e Lauro Enzweiler.

Ainda no Condado: Pedro Bala, Alemir Coletto, o proprietário do Condado, Maik, Celso Bernardi (presidente Estadual do PP, Luia Barbacovi e Paulo Colório.
