InícioColunistasLivre ExpressãoNestor e Daniel: Estreitando relações?

Nestor e Daniel: Estreitando relações?

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna Livre Expressão

Gabriel Bremstrop

Estreitando relações

Líder do Executivo e líder da oposição, Nestor Tissot e Professor Daniel, tiveram uma reunião na última sexta-feira (4) na Prefeitura. O vereador do PT cumpriu agenda em Brasília nesta semana e levou junto algumas demandas do prefeito Nestor. Atitude que demonstra que ambos estão preocupados com o desenvolvimento de Gramado, apesar das diferenças no campo político. Parabéns Nestor e Daniel!

Quer explicações…

O Ministério Público, por meio do promotor Max Guazelli, notificou a Prefeitura de Gramado, pedindo explicações sobre o decreto assinado pelo prefeito Nestor Tissot que suspendeu artigos da lei que proibia a distribuição gratuita das sacolas plásticas. Além disso, o Executivo foi notificado a apresentar quais providências que adotará sobre a lei, pois segundo o MP, decretos não tem efeito para suspender leis. O prazo para que as respostas sejam enviadas ao promotor Max encerra na próxima segunda-feira (14).

Fiel ao prefeito?

Ao comentar sobre o decreto das sacolas, o vereador Professor Daniel afirmou que não existe ninguém mais fiel ao Nestor do que ele. “Tenho dito nesta tribuna que não existe ninguém mais fiel ao prefeito do que eu aqui. Sou vereador de oposição, mas tenho alertado ele. Quem assessora o prefeito cometeu um absurdo de orientar o Nestor a assinar um decreto mudando uma lei aprovada por unanimidade pelos vereadores”, afirmou Daniel, dizendo que o prefeito corre o risco de improbidade pelo fato, e que as pessoas que o assessoram podem estar faltando com lealdade com Nestor Tissot.

Procópio criticado

O vereador Rodrigo Paim foi até a tribuna para falar sobre a mobilidade urbana de Gramado que, segundo ele, necessita de soluções no centro da cidade e não apenas no interior, onde a atual administração já fez mais de 50 km de pavimentações. Paim ainda afirmou que hoje a pior Secretaria do município é a de Trânsito e Mobilidade Urbana, que é coordenada pelo secretário Tiago Procópio.

Que a pasta merece uma atenção especial da Administração todos sabem que é verdade, agora criticar com esse tom o trabalho do secretário e dos servidores não colabora em nada no processo de evolução e melhorias. A crítica justa é aquela construtiva, que pode até ser a intenção de Paim, entretanto a forma que o vereador expôs sua opinião não é a mais adequada.

Nestor, Luia e Joel

Nestor Tissot, Luia Barbacovi e Joel são três nomes fortes do partido Progressistas, até arrisco a dizer que estão entre os políticos com mais força dentro da sigla na região. São três prefeituráveis (não só em Gramado).

Caaalma

Eu explico: Não estou falando do vereador Joel Reis, mas sim do deputado estadual Joel Wilhelm de Igrejinha, que estava acompanhando a última sessão da Câmara de Vereadores presencialmente em Gramado. Joel estava acompanhado de Nestor e Luia. Os três prestigiaram o retorno de Volnei da Saúde para o Legislativo, após deixar a subsecretaria da Saúde.

Julio Dorneles x Nestor

O ex-secretário de Administração de Fedoca, Júlio Dorneles (PT), também esteve acompanhando a última sessão da Câmara na segunda-feira (7). No momento em que cumprimentou o prefeito Nestor, ouviu, em tom irônico, uma cobrança do atual prefeito: “Boa noite, Júlio, por onde andava? Estava sumido é? Essa semana eu vi que comemorou que negaram meu recurso, estava bem feliz nas redes sociais”. Após a fala, os dois riram de maneira modesta e se acomodaram para acompanhar a sessão.

‘1º ministro’

Desde o início do ano, os vereadores da oposição, em especial o Professor Daniel, apelidaram o secretário de Obras e Agricultura Rafael Ronsoni de ‘1º ministro gramadense’, pelo fato de acumular duas grandes pastas da Administração. Entretanto, outro nome importante nos bastidores e que, na maioria das vezes não é citado, é o do secretário de Cidadania e Assistência Social Ilton Gomes. Ele é o braço direito do prefeito Nestor junto aos vereadores Progressistas. Além de anotar tudo que é falado durante as sessões para repassar ao prefeito, Gomes também é responsável por participar de reuniões para articular o trabalho em conjunto entre vereadores de situação e Executivo. Seria Ilton Gomes o ‘1º ministro de Gramado’?

Aumento de vereadores

Em entrevista ao programa Voto de Minerva na rádio Integração Digital, o vereador Joel Reis falou sobre a possibilidade de aumento do número de vereadores em Gramado e demonstrou ser favorável ao tema. “Até hoje não chegou nada oficial para nós, mas Gramado tem 40 mil habitantes, será que 9 vereadores dão conta de toda a demanda que tem na cidade? Garanto para vocês que tem muita gente que acompanha o trabalho da Casa que não se sente representado”, afirmou Joel.

Minorias

Joel Reis também utilizou como argumento para um possível aumento de vereadores, a falta de representantes de grupos da sociedade. “Na Câmara falta representação do negro, do índio, o grupo LGBTQIA+. São pessoas que, como eu sempre falo, precisam ser respeitadas, independente de classe e escolhas pessoais. A Câmara de Vereadores é uma ferramenta de representatividade, sou de direita e conservador, tenho minha fé pregada em Jesus e sou bolsonarista, mas precisamos respeitar a todos”.

Lamentável

O assassinato do candidato à presidência do Equador, Fernando Villavicencio, é triste e revoltante. Ele era jornalista investigativo, tinha 59 anos e se declarava defensor de causas indígenas e trabalhistas. Villavicencio foi morto com três tiros na cabeça na última quarta-feira (10).

Ele foi responsável por revelar casos de corrupção no governo do Equador. Em uma das matérias, acusou o ex-presidente Rafael Correa de crimes contra a humanidade.

Em 2018, aqui no Brasil, também ocorreu um atentado contra o então candidato à presidência Jair Bolsonaro, que viria ganhar as eleições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido