Israel x Irã

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 20/06.

Por ora, aparentemente, não nos afeta a guerra entre esses dois países. Mas, como dependemos de muita importação para os nossos combustíveis, é bom prestar atenção nesse conflito. Cem mil barris por dia passam pelo Golfo Pérsico, no Estreito de Hormuz, rumo ao Brasil. Vinte milhões para abastecer o mundo.

Lula candidato

Lula disse ontem que, quando olha para a Faixa de Gaza, lembra de como recebeu o Brasil após o governo da direita, com Bolsonaro. Citou a Cultura, os ministérios da Mulher, Direitos Raciais – Indígenas – do Trabalho e disse que, guardadas as condições que ele tem hoje, será candidato à reeleição para evitar a volta da direita. Cabe-nos orar muito desde já, para que esse irmão do frei não se perpetue.

Selic 15%

Nossa economia está em trapos. Essa é a verdade. O aumento da taxa Selic em 0,25 ponto percentual, para 15%, anunciado nesta quarta-feira (19) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, preocupa demais. Assim, está mantida a paralisação geral da economia. Como disse o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier: “O governo federal precisa assumir imediatamente suas responsabilidades, deixando de transferir os custos de sua má gestão fiscal.” Mas Lula diz que este monte de ministérios é que garante um bom governo.

Caxias do Sul, 135 anos hoje

Em 1890, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias já possuía 38 casas comerciais, 120 pequenas indústrias e 16 mil habitantes. Queriam melhorias de infraestrutura e independência. A emancipação da condição de colônia da Coroa Imperial Brasileira para distrito de São Sebastião do Caí, em 1884, não havia melhorado as condições da população. Além dos problemas de escoamento da produção, os colonos continuavam pagando suas dívidas à Comissão de Terras e, como distrito de São Sebastião do Caí, também pagavam imposto sobre a propriedade. Insatisfeitos com a situação, comerciantes se organizaram e reivindicaram a emancipação junto ao governo estadual.

Em ofício de 1º de maio de 1890, direcionado ao governador do Estado, a Junta Municipal de São Sebastião do Caí posicionou-se favorável à emancipação. Assim, em 20 de junho de 1890, pelo Ato Estadual nº 257, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias foi elevada à categoria de município, sendo denominada Vila de Santa Teresa de Caxias. A emancipação foi comemorada com festejos por três dias, inauguração dos sinos da Catedral Diocesana e uma exposição de produtos coloniais. (Fonte: livro Palavra e Poder: 120 anos do Poder Legislativo em Caxias do Sul.)

Preferência

O Diário Oficial da União desta quarta-feira, 18 de junho, traz a publicação do Decreto nº 12.516, que determina a exigência, em contratações públicas, de que um percentual igual ou superior a 8% das vagas seja reservado a mulheres vítimas de violência doméstica, incluindo mulheres trans, travestis e outras possibilidades do gênero feminino previstas na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), a legislação brasileira que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Segundo o decreto, as vagas serão destinadas prioritariamente a mulheres pretas e pardas, observada a proporção de pessoas pretas e pardas na unidade da Federação onde ocorrer a prestação do serviço, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As contratações serão destinadas exclusivamente às mulheres que forem indicadas pelas unidades responsáveis pela política pública. Neste sentido, empresas contratadas e órgãos contratantes não poderão exigir das candidatas às vagas a apresentação de quaisquer outros documentos para fins de comprovação da situação de violência.

Mais perto de Floripa

A Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), composta por mais de 200 parlamentares, apoia a implementação da BR-438, conhecida como Rota Caminhos da Neve, que interligará Florianópolis (SC) a Gramado (RS), por meio da integração da Serra Catarinense e da Serra Gaúcha. A nova rota encurtará em mais de 100 km a distância entre os dois polos indutores de turismo, oferecendo uma alternativa logística estratégica e impulsionando o turismo regional. Autoridades de SC e RS estão em São Joaquim para uma audiência pública sobre o tema.

Três ações fundamentais podem ser anunciadas no evento: a licitação do trecho gaúcho (40,7 km); a ordem de serviço para conclusão da SC-114 (10,3 km); e a inclusão da BR-438 no PAC Projetos.

O DNIT já finalizou o planejamento da BR-438. A expectativa da comunidade é de que, durante a audiência pública, seja anunciada a licitação do trecho gaúcho, que vai desde a BR-285 até a Ponte das Goiabeiras, totalizando cerca de 40,7 km.

Juntas, essas medidas promoverão a integração logística entre os estados, oferecendo uma alternativa viária à BR-101 e à BR-116. A audiência estava marcada para as 14 horas. A coluna fechou antes de sair o resultado do encontro.

Perguntinha:

Você reza muito?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido