Coluna publicada no dia 03/07.
O ex-presidiário e presidente do Brasil, Lula, foi visitar a companheira ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, presa por corrupção. Os dois devem ter muito para conversar. Enquanto isso o Brasil está às traças! Tem tanto cacique que já nem se vê os índios. Uma brigaiada que não vai acabar nem até o fim do ano que vem.
Mercosul
Lula foi empossado presidente do Mercosul, calcule só. A principal missão é finalizar o acordo de livre comércio com a União Europeia, travado exatamente com seu amigo Emmanuel Macron, presidente da França. O francês teme seus agricultores que não admitem tal acordo por medo do agro brasileiro. O acordo que o Brasil quer concluir com a Europa — e que enfrenta resistência da França — é o Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Ele foi negociado por mais de duas décadas e tem como objetivo facilitar o comércio entre os dois blocos, reduzindo tarifas e promovendo cooperação em áreas como meio ambiente, propriedade intelectual e compras governamentais.
Fazendo política

O vereador Rafael Ronsoni está aproveitando bem o período em que é ‘apenas’ vereador. Enquanto secretário sobra menos tempo para o relacionamento e encaminhamento da eleição seguinte. Como disse no início deste mandato que não vai mais concorrer a vereador, ou prepara um passo acima, ou, quem sabe, um sucessor para encaminhar esta montoeira de votos que ficarão sem seu candidato em 2028. Na foto o vereador está com João Teixeira, que concorreu pelo PSD na última eleição e foi duas vezes vereador eleito pelo MDB e durante o mandato do Fedoca foi o secretário da Saúde.
Ele é o melhor

Médico e político, três vezes eleito vereador de Canela, Fernando Valle agora só pensa na sua profissão. Mas, continua gostando de falar em política e acompanha o cenário local, até pelo interesse na cidade vive. Ele sabe que se quisesse mesmo e tivesse se encaminhado para isso, já poderia estar na cadeira de prefeito. Mas ele não manifesta arrependimento quanto a isso: “estou feliz com a minha profissão”, disse, despistando, nesta manhã ao colunista.
Continua bom de voto
Fernando Valle vai receber o Troféu Seleção como Médico Ginecologista com 137 citações, um total de 193.
Cooperação

Construída em um esforço comunitário, sem recursos estatais, a ponte da cooperação serviu para o fim ao qual foi construída: fazer a ligação da Região das Hortênsias a Caxias e Bento, temporariamente. A inauguração da mesma se deu em setembro de 2024. Quando a ponte da BR 116 caiu, com a enchente de maio de 2024, o Governo Federal prometeu uma nova, que ficaria pronta até o fim daquele ano. Incrédula, a comunidade decidiu não esperar. Desta vez, porém, o Governo foi pontual e entregou a ponte, inaugurada em dezembro. Menos mal, pois a da Cooperação não suportou a enchente de junho passado, vindo a ruir no dia 18, após nove meses de uso. O que sobrou naquela ocasião foi embora na virada desta semana quando a água subiu ainda mais. É impressionante ver a força da água. Passei lá ontem, fiquei pasmo!
Que maravilha é essa?

Está ali na calçada da Rua Garibaldi, jardim do Banrisul, a ser contemplada. Alguns fazem fotos ‘diferentes’, mas cada um aproveita da melhor forma. Perguntei ao chat GPT: que flor é essa? Vejam o que ele respondeu:
A planta da foto é uma Agave attenuata, também conhecida como agave-dragão, pescoço-de-cisne ou rabo-de-raposa. Essa espécie pertence à família Asparagaceae.
O que está chamando a atenção na imagem são as inflorescências gigantes e arqueadas da planta. Quando esse agave floresce (o que acontece apenas uma vez em sua vida, geralmente após muitos anos), ela desenvolve uma haste floral impressionante que pode chegar a mais de 2 metros de altura, curvando-se como um pescoço.
Após a floração, a planta principal geralmente morre, mas costuma deixar brotos na base que continuam o ciclo.
É uma planta ornamental muito usada em paisagismo, especialmente em regiões com clima mais ameno, como a Serra Gaúcha. Essa foto parece ter sido tirada em um lugar frio e ensolarado, talvez até Gramado ou Canela, o que combina bastante com essa espécie.