Quando converso com o prefeito de Canela sobre a eleição ele diz que “até março tem muita coisa para acontecer ainda”, numa alusão de que aquele mês é quando acontecem as decisões mais importantes que envolvem o pleito. E ele tem razão. Até seis meses antes da eleição que vai ser dia 05 de outubro, quem quiser concorrer precisa estar inscrito em um partido, pelo qual pretende disputar. E quem está em função pública com ordenamento de despesas precisa se licenciar do cargo até este limite de tempo, que é o dia 05 de abril. Esse é o prazo para quem quer se filiar, mudar de domicílio e claro, mudar de partido. E é neste último detalhe que reside a maioria das curiosidades.
Em Canela teve um movimento para uma série de políticos mudarem de sigla e formar uma chapa à majoritária, paralela ao Gilberto Cezar e à sucessão direta do MDB, mas parece que a ideia está um pouco de lado, por ora.
Em Gramado tem o Professor Daniel, que pretende ir para o MDB e concorrer a prefeito por lá, e alguns que hoje estão no PP, que terão de encontrar outro ninho se quiserem concorrer. Lembrando que nesta eleição cada sigla só pode ter o número de candidato a vereador igual ao de cadeiras na Câmara, mais um, ou seja, Canela 12 e Gramado, 10.
O sol já vem
Um momento bucólico da política gramadense. Um membro do PDT, que concorreu na eleição passada fez contato com a coluna informando de uma reunião do partido, esta semana, visando o pleito de outubro próximo. Segundo a fonte da coluna, provocado pelos membros da sigla, Fedoca aceitou ser candidato novamente para prefeito. Imagine a reviravolta com um barulho desses. Como fica a petezada, que está se debandando para o MDB, numa situação dessas?
Ideologia
O empresário e político Jorge Drumm, que concorreu a deputado estadual na última eleição geral, em 2022, pelo PSDB, teve uma rápida passagem pelo PL. Saiu do PSDB e se filiou ali, chegou ao cargo de vice-presidente, mas não durou. Semana passada se desfiliou. À coluna, Drumm, que concorreu a vice-prefeito em 2016, disse que o PL de Gramado foca muito na ideologia e não se aprofunda nas causas locais. “Em resumo, o PL de Gramado está focado nas questões ideológicas nacionais. Mesmo que eu sempre tive os mesmos princípios e valores da direita, entendo que tudo começa no município e o foco agora deveriam ser as questões locais para as eleições do ano que vem. Entendo que, além da ideologia, tem as questões pontuais e mais importantes para a nossa comunidade, como: saúde, educação, mobilidade, moradia e saneamento. É no município que as pessoas vivem e é aqui que tudo acontece”, escreveu.
Chapa pura
Por sua vez, ontem, O Partido Liberal mandou nota dizendo que vai ter candidatura própria, para prefeito e vice, na eleição de outubro próximo. “O presidente do PL Gramado, Tenente-Coronel Carvalho em conjunto com a vice-presidente do partido e presidente do PL Mulher Gramado, Iria de Souza Pinto, realizaram na manhã do dia 14, uma reunião com o presidente do PL do RS, deputado federal Giovani Cherini e com a presidente do PL Mulher RS, Adriane Cerini, em que foi confirmado pela Estadual que o partido de Jair Messias Bolsonaro terá em Gramado candidato a prefeito e vice-prefeito nas próximas eleições municipais de 2024”, diz a nota.
Fora da lagoa
Me parece mesmo que o Jorge tem razão nesta sua avaliação sobre a posição do PL, nesta sua passagem pela sigla. Ao que se entende com o anuncio de que irão de candidatura própria e chapa completa e pela citação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, imagina-se que eles estão tentando navegar a onda dos que depositaram mais de 75% dos votos válidos a Bolsonaro na eleição passada. Não acredito muito que isso vai colar por uma leitura simples: De todos os pré-candidatos imagináveis, a prefeito, vice e vereador, somente os do PT não votaram em Bolsonaro. Talvez o Fedoca, que entra no jogo esta semana, também tenha votado no Lula. Mas é isso. E é desta leitura que compreendo o Jorge. Aqui MDB, PP, PSD, PSDB e outros, são todos Bolsonaro. Outra leitura que faço com este anuncio do PL é que tem grana. Claro, é o partido da maior fatia daqueles quase 5 bi que serão investidos na campanha. Se estão pensando em ajudar a direita na próxima eleição presidencial devem colocar candidatos a prefeito na Baia. De preferência em todos os municípios.
Discrição
Daí o cara vai assistir a sessão da Câmara, senta bem lá num cantinho, escondidinho para o delegado não o descobrir e o vereador vai lá na tribuna e o cita e louva pela ‘volta’. Tem muita gente com saúde das máscaras de pano já.
Menos 18
O prefeito Constantino celebra a chegada ao final da obra de asfaltamento da Rota Panorâmica, na parte de Canela. Quarta-feira, segundo ele disse à coluna, foi iniciada a pavimentação do último trechinho lá na ponta do Passo do Loro, que estava emperrado por questões ambientais e também por diversos dificultativos extras que surgiram exigindo dispêndio de investimento e tempo. Como sabemos, Três Coroas também já autorizou a empreiteira a asfaltar o trecho do seu municípios e portanto logo logo teremos mais este caminho nos ligando ao Paranhana. Segundo Constantino são 18 quilômetros a menos até Três Coroas por aquele caminho em comparação com a RS 115.
Estímulo

Homenageado pela Prefeitura com o troféu Comenda das Hortênsias, o empresário Guilherme Paulus, fundador da CVC (maior operadora de turismo do país) e dono dos Hotéis Wish Serrano e do castelo Sant Andrews, em Gramado, disse em seu discurso no evento em que recebeu a homenagem que este tipo de reconhecimento estimula “todos nós empresários a investir cada vez mais em Gramado”. E se disse orgulhoso e horado pela homenagem e também parabenizou todos os demais homenageados, citou-os e fez brincadeiras. Brincou que Gramado ainda vai se transformar na capital mundial da pizza e disse que tem uma “inveja branca” de ver as filas em frente delas. Humilde, sentou, assistiu atenciosamente e bateu palmas a todos. Não tem o que tem atoa. O prefeito Nestor, em sua fala disse que é uma das pessoas que mais contribuiu para o turismo de Gramado nos últimos 35 anos, quando começou a oferecer o ‘turismo na Serra’.
Parabéns Gramado
Hoje o município completa 69 anos. Quero parabenizar a todos que de alguma forma contribuíram e contribuem para que esta cidade seja tão legal, completa, linda, amável e desejada.