Nesta edição enfeita a coluna do Progressistas o vice-prefeito LuiaBarbacovi. Sugiro muito a leitura. É uma aula de história… O cara começou a trabalhar no Cartório com 13 anos e aos 17 foi para a Prefeitura, de onde não saiu até hoje, direta ou indiretamente. E olha que já é um ancião! Sem brincadeira, além de ser um dos políticos mais antigos da cidade é também uma das pessoas mais queridas nossas. Sempre disponível, atencioso e bem-humorado. Nunca encontrei o Luia de mal. Na semana que vem é a vez do prefeito Nestor. Ele já concedeu a entrevista ao vivo e o resumo será publicado na próxima edição. “Cortar uma fita de uma obra que vai servir uma comunidade, não tem prazer maior”, é uma das frase dele.
Susto
Outro dia o Luia (Luis Antônio Barbacovi) contou de um susto que levou. Do nada, correu boato de que o prefeito, Nestor Tissot, teria tido um mal súbito. Luia não ficou sabendo de nada e seguiu a vida, quando, do nada, um desses do rádio corredor, foi à sua casa ao meio dia perguntar sobre a situação do Nestor. Espantado, Luia disse que não sabia de nada. O interlocutor, no entanto, insistiu que soube que o prefeito não estaria bem. Foi quando Luia começou a tentar contato: Primeiro com o próprio Nestor, sem retorno. Depois com a primeira-dama, filhas, familiares, e nada também. Aí sim aquela meia hora demorou passar…. Até que o prefeito o chamou para cobrar sobre uma questão de trabalho, louco como sempre! Meio constrangido, Luia perguntou se estava tudo bem, quando percebeu que tudo não tinha passado de boataria…
Escritura
“Tu só é dono quando tem escritura”, diziam nossos pais e avós. E ter a escritura daquele imóvel adquirido com todo o suor dá uma alegria incrível para toda a família. Por isso louvo a iniciativa da Prefeitura em regularizar os loteamentos ainda sem documentos. Seja pelo motivo que for que isso ficou enrolado, essa formalidade é necessária e acaba sendo bom para todos. Aos moradores porque terão o título de propriedade e todos os benefícios que isso traz, como na hora de buscar um recurso para construir, e àPrefeitura que começa a cobrar as taxas, como o IPTU. Como foi com o HeriStahl que teve sua regularização concluída neste ano. Veja ali na página 13 alguns dos loteamento que estão em processo de regularização.
Duas Moções de Aplausos são aprovadas na sessão desta segunda-feira
Os vereadores de Gramado aprovaram duas Moções de Aplausos, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira, dia 28. Uma das homenagens reconhece Claudia Vieira Wiltgen pelo prêmio obtido no duelo de prendas realizado entre os dias 21 e 23 de outubro, na cidade de Bom Jesus, na modalidade Laço Comprido. A autoria é do vereador Joel da Silva Reis (Progressistas).
Também foi aprovada a Moção para o Armazém 845, pela passagem dos 10 anos da empresa. A autoria é do vereador Celso Fioreze (PSDB).
Tia Carmelina
O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 113/2022, que autoriza o Município a contribuir financeiramente com o CPM da EMEI Tia Carmelina I, foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 28. Com isso, o Executivo poderá repassar R$ 30,5 mil encaminhados através de emenda impositiva de autoria dos vereadores Cícero Altreiter (MDB), Professor Daniel (PT), Neri da Farmácia (Progressistas) e Celso Fioreze (PSDB).
O repasse tem como finalidade fomentar e executar os serviços do projeto de aquisição de materiais pedagógicos apresentado pela entidade no plano de trabalho.
Bertoluci&Moschem
A Câmara de Vereadores de Gramado aprovou por unanimidade na sessão desta segunda-feira, dia 28, as contas de governo referentes ao exercício de 2019, do então prefeito João Alfredo de Castilhos Bertoluci (Fedoca) e vice Evandro João Moschem. O Ministério Público de Contas e o TCE/RS emitiram parecer favorável à aprovação das contas.
Aberto ao público
Esta edição do Integração marca a abertura de mais um atrativo turístico para a região. Desde ontem o Garden Park está recebendo visitantes. Empreendimento do André Tissot, fundador da marca Sierra Móveis, sonhado e realizado ao longo de muitos nãos. Sim um parque assim leva tempo, pois a natureza tem o seu próprio ritmo. E vai ser mais um grande sucesso desse visionário. Acompanhe pelo site www.gardenparkgramado.com.br. Mais informações (54) 99648.5374.
Não cansa de passar vergonha
O petista ex-secretário do Fedoca, Júlio Dorneles, usou o chapéu sobre um manifesto do vereador Joel dos Reis na Tribuna da Câmara, quando esse citava alguém que supostamente foi denunciado pela lei Maria da Penha, por agredir a esposa e que se autonomeou em concurso público. Júlio Cesar Dorneles da Silva acha, ou tem certeza, que as indiretas foram diretas e foi tentar cassar o vereador. E digo mais, não sou nem amigo nem inimigo do Joel, mas este foi sem dúvida o discurso mais enrolado que já deu. Mas chutou pra todo canto e não disse nada com nada, mas acertou alguém, o Júlio, que estava lá onde mora a coruja, só na espreita. Pensou Júlio:“essa é pra mim”, e foi buscar a cassação do vereador. Só que não deu. Foi derrotado por 5 a 3. Incrivelmente os vereadores do MDB caíram nessa. Poderiam ter dormido melhor aquela noite, e outras.
Nem doeu
Já o vereador Joel diz que sai fortalecido, percebendo que a esquerda se sente incomodada com as suas falas, posições e seu trabalho. Joel também lamenta que o MDB esteja se “rebaixando ao nível do PT”, apoiando este tipo de tentativa. O vereador acredita que se o tucano Wendel Cardoso tivesse votado pela aceitação do processo, o presidente Renan teria votado a favor no desempate, pela aceitação do pedido de decoro. Wendel Cardoso está no lugar de Celso Fioreze, titular da cadeira tucana que está de licença.