Club Med

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 29/05.

Na medida que a comunidade vai trazendo questões, as esclareço com seu Jaime Sirena, que é o CEO encarregado pelo projeto de Gramado. E, diga-se de passagem, atencioso e sempre pronto.

Perguntei a ele sobre o acesso ao complexo, ao que respondeu: “O nosso projeto terá hotel e residencial que obviamente terão acesso restrito. Mas as demais atividades, como lojas, restaurantes (queremos repetir a rua coberta) e o entretenimento serão abertos ao público. O conceito é exatamente o de gerar maior integração de pessoas por meio das condições de acesso a serviços, mobilidade, atividades multifuncionais e modos de viver. Algumas atividades do entretenimento, inclusive, não terão necessidade de pagamento de ingresso”.

Perguntei também sobre oportunidades que poderão surgir, agora durante a construção e depois do complexo pronto. Isso para pedreiros, jardineiros, corretores, arquitetos, empreendedores e mão de obra em geral, ao que seu Jaime Sirena respondeu: “O Empreendimento contempla uma série de atividades em que necessariamente precisaremos de outros empreendedores para firmar parceria, tanto no imobiliário residencial e comercial como para implantar e operar os diversos equipamentos e conteúdos no entretenimento, assim como trabalhadores para lojas, restaurantes, shopping, e para o entretenimento, médicos e enfermeiros para o hospital, professores para o colégio, enfim, um ecossistema completo que viabilizará as diversas atividades que darão vida ao lugar. Pretendemos também proporcionar moradias que poderão ser adquiridas a preços acessíveis para todos os trabalhadores deste complexo”.

Eu respondi; TOP!

Se o Club Med realmente construir moradias para seus trabalhadores, poderá inaugurar um novo modelo econômico na região. Além de contar com uma mão de obra qualificada e estável pois reduzirá a rotatividade, garante uma equipe mais engajada. Pelo que sei, nenhum outro empreendimento, seja grande ou pequeno, adotou essa medida. Em vez disso, trazem profissionais de longe, arcando com custos elevados, sem garantir fidelização. Por isso, saúdo essa iniciativa do Club Med, que pode representar um avanço significativo para o desenvolvimento regional.

Bira Sanderson vem a Gramado

No próximo sábado Gramado receberá a visita da recém-empossada Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, vereadora Fernanda Barth e do deputado federal Ubiratan Sanderson, que participarão de um almoço com autoridades, jornalistas e membros da comunidade da região das hortênsias, a realizar-se no restaurante do Gramado Tênis Clube de Gramado.

A grama do vizinho

Hoje, e amanhã, Bento Gonçalves sedia a 15ª edição do Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões, promovido pelo IBDFAM-RS (Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção Rio Grande do Sul). Reconhecido como o maior evento jurídico da área no Brasil, o congresso reúne no Dall’Onder Grande Hotel mais de 1 mil participantes entre profissionais do Direito, Psicologia, Serviço Social e Psiquiatria, além de estudantes de todo o país.

Após diversas edições realizadas em Gramado, o congresso passa a acontecer em Bento Gonçalves, fortalecendo a vocação da cidade para o turismo de negócios e ampliando o impacto econômico na rede hoteleira, gastronômica e nas vinícolas da região.

Caroço

Certamente alguns empresários têm um nó na garganta por ler o tento acima, que recebi da assessoria do evento. Lamentavelmente estamos perdendo espaço por aqui, ou seja, não temos espaço aqui para perder, o que é ainda pior.

Perdemos a FAURGS, não atualizamos o Expo e Canela também não se mexeu. O resultado é este. Quem paga pela ausência de políticas públicas neste aspecto é o cidadão, o empreendedor e o trabalhador.

Espe-rança

O Expo entra em reforma este ano, investimento de mais de 25 milhões, que deve recuperar parte do que estamos perdendo, depois de pronto. Canela perdeu muito tempo, poderia estar entregando um complexo novo e abocanhar o mercado, mas segue em estaca zero. O Prefeito GC está para cima e para baixo com um projeto de reforma do Centro de Feiras embaixo do braço, também orçado em 25 milhões, mas é coisa para longo prazo e sem definição ainda. De todo modo é o que o mercado ‘espera’, a ‘esperança’ do trade.

Lotação

De todo o modo, estamos de namoro com o turista. O ano promete e será bom, no final. No momento, os eventos, e a ‘neve’, mantém um bom número de sapatos nas nossas calçadas. Fim de semana que inicia amanhã será muito bom, ao que a coluna consultou duas redes de hotéis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido