InícioExclusivo AssinantesAtendimento à saúde

Atendimento à saúde

Tempo de leitura: < 1 minuto

Há reclamações de demora na emergência do São Miguel. Inclusive repercutiu na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, no pronunciamento do vereador Rodrigo Paim. A coluna fez contato com o secretário da Saúde, Jeferson Moschen, e com o diretor do Hospital São Miguel, Marcio Slavieiro. O secretário destaca o empenho das equipes em melhorar a cada dia o atendimentos nos postos e aliviar a emergência que fica lotada pela alta demanda. O diretor do hospital escreveu:

“Existe uma sobrecarga na área da saúde, em todo país. São 3 anos de grande demanda de atividade para esses profissionais. Isso não é somente em Gramado. São profissionais que vivenciaram situações difíceis por dois anos de covid. Vários deles trabalham em mais de um local. E esse ano, há uma situação de confluência de gripe sazonal, dengue, covid ainda, doenças do inverno, acidentes, infarto e derrames, e demais doenças, trazendo grande volume de atendimento. Ocorreram situações de agressão a profissionais de saúde em Gramado, mais de uma vez nesse ano. Por falta de paciência em aguardar o atendimento. Os profissionais de saúde se dedicam diariamente para atender a toda a comunidade. Por isso, é importante a população procurar prioritariamente a tenda e os postos de saúde, e acessar o hospital quando a sua situação de saúde é mais grave. Em geral, as reclamações nos hospitais se dão por pacientes que não estão com condição grave, e por prioridade são atendidos pacientes mais graves, fazendo que estes aguardem um pouco mais de tempo. Então, há um reforço na orientação de procurar prioritariamente a tenda, manter os cuidados respiratórios como o uso de máscara e manter a vacinação em dia”.

Exaustão

Toda a comunidade é solidária aos profissionais da saúde. Sempre é assim, mas de modo especial no momento da pandemia se fortaleceu o apoio a estes profissionais guerreiros. Porém, isso precisa ser regularizado. Se tem gente fazendo dois turnos, trabalhando em dois lugares, isso precisa ser ajustado pelas gestões do Hospital e da Secretaria, pois a sociedade não pode pagar mais isso. Pelo contrário, quem chega a uma Casa de Saúde precisa ser atendido com carinho e gentileza, nunca o contrário.

Hospital São Miguel

No tocante à negociação em andamento para o novo Hospital os compradores informam que encaminharam uma nova proposta, plano de operação e viabilidade, ao Promotor.

Ontem à tarde conversei com o promotor Max Guazelli: “Eles apresentaram uma proposta de criação de fundo de reserva, o que não será aceito. A questão é simples: o patrimônio (terreno do hospital) doado pela comunidade e gravado vale R$ 85 milhões. Não há como concordar com a substituição de um terreno desse valor por outro que vale R$ 4 milhões. Se ninguém faz um negócio desses por que a comunidade teria que fazer. A única forma é a manutenção de garantia patrimonial à comunidade de Gramado. Essa é a posição que também vem sendo insistida pelo município de Gramado”.

Vem aí, Carmen

O blog do jornalista Políbio Braga anuncia a vinda a Gramado da Ministra (do STF) Cármen Lúcia, como destaque na abertura do 12º Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões, no dia 24 de junho. O evento é realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção do Rio Grande do Sul (IBDFAM/RS). Cármen Lúcia abordará o tema sobre “O papel do STF no direito de família e sucessões”.

Depois que Fachin foi desconvidado em Bento e Toffoli aqui, vem a notícia da vinda dela. Aguardemos os próximos capítulos… Me parece que este pessoal precisa aprender se fazer respeitar.

Minerva

No programa O Voto de Minerva de terça passada conversei com o vereador Joel Reis (PP). Governista convicto, defende ações do governo Nestor e colocou seu número para ser chamado caso alguma escola infantil tenha goteiras, se comprometendo em ir pessoalmente lá para resolver. A colocação do edital tem a ver com o que disse na sessão do dia anterior o vereador de oposição Rodrigo Paim, denunciando que haveria goteiras em várias escolas, colocando baldes ao redor das caminhas onde dormem.

Na próxima terça o papo será com os vereadores Neri da Farmácia (PP) e mais um convidado.

Eleições 2022 – – – foto foto

No dia 26 passado recebemos no estúdio da Rádio do Jornal Integração o ex-vereador e prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, que se apresenta como pré-candidato a deputado estadual pelo PP. Junto com ele vieram o presidente local do partido, Márcio Coracini e o vice-presidente, Jaime Schaumlöffel. À noite, teve a inauguração da revitalização da sede do PP e depois janta com correligionários e simpatizantes na Sociedade São Cristovão do Bairro Carniel. 

Força prefeito

O prefeito Nestor Tissot deve receber alta hospitalar neste domingo, após alguns dias em observação pela cirurgia cardíaca que realizou, com sucesso. Fica o abraço da coluna ao prefeito e desejo que esteja de volta em breve, e bem como sempre. Fica o reconhecimento ao Luia e toda a equipe da Administração que segue tocando o barco na ausência do líder. Por isso Gramado é o que é!

Texto: Cláudio Scherer

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido