InícioColunistasColuna do WebinhaIGREJINHA NO CAFÉ DE HOMENS

IGREJINHA NO CAFÉ DE HOMENS

Tempo de leitura: < 1 minuto

Joel Wilhelm tem 41 anos, é prefeito do município de Igrejinha em 2° mandato (foi reeleito com 74% dos votos) reconhece ser resultado de herança política dos ex- prefeitos Lauri Krause e Jair Walauer. Com tranquilidade e fala leve passou um panorama de sua administração, no ultimo sábado no “Café de Homens” da Comunidade Evangélica. Seguem algumas de suas colocações:

“Na saúde, só estrutura física boa não chega, é preciso resolutibilidade e bom atendimento.”

“O hospital Bom Pastor é referencia em oftalmologia no Vale. Hoje fazemos até 55 cirurgias de cataratas por mês, antes fazíamos no máximo seis.”

“Desde o primeiro mandato atendo as pessoas todas as quartas-feiras à tarde. Sem filtro algum. O contato direto ajuda muito. Procuro não atender ninguém sozinho.”

“Hoje todos os processos licitatórios são monitorados pelo Tribunal de Contas, pelos vereadores, pela promotoria… As redes sociais fiscalizam mais que os órgãos oficiais, só que viraram um ringue, briga todo mundo. Deveria haver mais equilíbrio.”

“As criticas construtivas são aproveitadas. Algo que estiver errado se corrige”

“Houve necessidade de reforma do plano de carreira dos professores, pois em dez anos não teríamos suporte financeiro.”

“Temos dez postos de saúde, destes oito são completos”

“Os postos de saúde funcionam por agendamento. Uma enfermeira padrão faz uma pré seleção. Havendo gravidade é atendido no dia.Verificamos que as sextas-feiras à tarde ninguém ficava doente. Os postos ficavam vazios, por isto nas sextas à tarde os postos ficam fechados.”

“Reservamos um dia para atender somente a quem precisa trocar receita (remédio contínuo)”

“O hospital é filantrópico, tem diretoria. Repassamos 450 mil reais mensais ao hospital”

“A maternidade voltou a funcionar. Foi feita uma parceria com São Francisco e Cambará do Sul. Ficou uma maternidade regional o que é uma tendência também em outras áreas da saúde. Ocorrem 50 nascimentos no mínimo.”

“A Oktoberfest envolve mais de três mil pessoas voluntárias e dá um resultado interessante, foram mais de dois milhões este ano. Tem fila esperando para trabalhar na festa. Este ano recebeu 176 mil visitantes.”

“A base da economia do município é o calçado.”

“O orçamento do município é de 115 milhões, devendo se realizar em torno de 104 milhões. Temos 36 mil habitantes.”

“Existem oito feiras de agricultura familiar que funcionam três dias por semana”

“Como as famílias trabalham na indústria, houve a necessidade de ampliar as escolas infantis de zero a cinco anos. Eram atendidas 1150 crianças, hoje atingimos 1920. Zeramos a lista de espera.”

“Não tivesse a reeleição o mandato deveria ser de seis anos. É que o político está sempre pensando na próxima eleição.”

“Nos últimos anos acabamos perdendo o respeito pelos políticos e pela política. Perdemos os valores. Vou sair da política como entrei.”

 

RÁPIDAS E SELECIONADAS

 

  • Todos conhecem o Pipoca (Luciano Wilbert). Sempre de bem com a vida. Acho que é o mais simpático e sorridente canelense que conheço. Tivesse um concurso para apontar o mais simpático, o Pipoca levava de barbada. Junto com o patrão e amigos inventou esta festa dos açougueiros e recolheu 16 mil reais “ligeirinho” e já os destinou socialmente. Parabéns!
  • Em outubro o Parque do Caracol recebeu 20.773 visitantes que deixaram nas bilheterias R$ 315.270 brutos. Foram 3.12% a menos que no mesmo período do ano passado.
  • Chamou-me a atenção o espaço Participação do Leitor na coluna do Scherer na pagina 2 da última terça-feira. Fazia referência a uma estátua de Ramsés II imperador egípcio, instalada recentemente na praça João Correa, como símbolo de amizade e cooperação com a cultura canelense.- Que tal! Pelo visto, o nosso Canela, está ampliando horizontes para culturas milenares. Ainda bem que existem pessoas que felizmente estão atentas para estes “detalhes. “O missivista é bisneto do Cel. João Correa, fundador do município.
  • No último dia 15 assinalou o 21º ano da conquista pelo E. C. Serrano do 2º título estadual de amadores, em Dois Irmãos, jogando a final contra o Vila Rosa. O resultado foi 1×0 para o Serrano, gol assinalado pelo Élio.
  • Faz 24 anos completados neste dia 19, hoje, que faleceu João Edmundo Viezzer.Fez parte de uma geração que fazia política com ideal, desprendidamente.Um referencial como cidadão e político.
  • Temos no Brasil dois Reis verdadeiros, incontestáveis, merecedores da alcunha. O da música, Roberto Carlos e o do futebol, Pelé. Neste dia 19 completam-se 40 anos que Pelé marcou o seu gol numero 1000. Parem e pensem o significado de mil gols assinalados jogando profissionalmente.
  • O orçamento municipal para 2020 foi projetado em R$ 209 milhões, 20 % maior do que deste ano. São números robustos, para ninguém colocar defeito. Assim como o de Gramado deve ser, proporcionalmente, um dos maiores orçamentos entre os 496 municípios do estado. São valores eloqüentes, que permitem realizações de porte.

“É muito mais fácil falar da cruz enquanto ela não nos pesa” Tiago 2. 15-16

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido