Quem tem passado, tem futuro! Gramado não nasceu pronta. Fruto de muito trabalho dos seus nativos, migrantes e imigrantes, aos poucos, foi se tornando referência no Brasil e até no mundo, especialmente pela sua forma de receber os visitantes, tornando-se um dos principais destinos do Brasil.
No próximo dia 15 de dezembro, Gramado celebra 70 anos de emancipação político-administrativa, e isso merece uma baita comemoração. A prefeitura está preparando a celebração, e o Jornal Integração vai publicar um especial com os principais fatores que trouxeram Gramado a este patamar e também projetar os próximos 70 anos. Como será a Gramado dos nossos filhos e netos?
Canela + 80 anos
Canela celebra 80 anos de história, marcada pelo turismo, cultura e desenvolvimento. Desde a sua fundação, a cidade se destacou por suas belezas naturais, como o Parque do Caracol e a Cascata do Caracol, e eventos como o Sonho de Natal. Para os próximos 80 anos, Canela projeta-se como um polo turístico sustentável, com investimentos em infraestrutura, preservação ambiental e inovação tecnológica, garantindo crescimento e qualidade de vida para seus moradores e visitantes.
No dia 28 de dezembro o município vai completar 80 anos e essa data não pode passar em branco. O Jornal Integração não vai permitir isso. Faremos um trabalho lindo destacando esta passagem e já projetando o futuro. Ainda que o governo municipal esteja em transição, já que Constantino e Gilberto Cezar andaram juntos tantos anos, com duas campanhas vitoriosas no currículo, quem sabe não se abracem pelo menos mais uma vez para fazer uma grande festa pelo aniversário da cidade, que ambos querem o melhor a ela.
Registros

A câmera instalada no estande do JI no Festuris registrou dois empresários em uma intensa conversa: Altos negócios devem ter sido projetados pelos engenheiros e empresários da construção civil Luiz Américo Guimarães (E) e Vilmar Boniatti.

Já o empresário Luciano Peccin eu flagrei em um estande de vestidos de noivas, o que fazia lá, vai saber…

Já quase no final do sábado, segundo e último dia do Festuris, encontrei essas quatro figuras queridas: Sandro Schmitt (sucessor do Guido na presidência do Sindilojas), Daniela Barboda, diretora do Senac, o próprio Guido Thiele e o diretor do Hotel Sesc, Gabriel Schüler.

Também encontrei o ex-presidente do MDB, secretário de Obras (2017/2021) e candidato a vereador em 2020, Flávio Souza. Foi morar em Canela e atua como corretor de imóveis pela Diamond, e, por ora, não quer mais saber de política. Mas, quem foi picado por esta mosca, sempre pode voltar. E, aproveitamos o papo para atualizar o cenário político dos dois municípios.