O s vereadores votam, em sessão extraordinária, sexta-feira, o projeto de FG (Função Gratificada) para servidores da Câmara envolvidos com o setor de compras e licitações. O projeto da Mesa Diretora previa um extra de cerca de 2,5 mil reais, mas uma emenda do vereador Rafael Ronsoni limita o FG em 10% do maior salário dos servidores efetivos, que é o de Contadora, R$ 8.463,27. Em outra emenda de Ronsoni o extra do Presidente da Câmara fica limitado a 5% do que ganha um vereador.
13º para os vereadores
Em Gramado ensaiaram, mas retiraram do projeto o décimo terceiro salário para vereadores. Em Canela segue valendo, se o projeto for aprovado do jeito que está, cada um dos vereadores que se elegerão em outubro, vai receber 13 salários por ano.
Subsídios
Em Gramado o limite para a votação dos subsídios dos políticos é sexta, seis meses da nova legislatura, três da eleição. Em Canela o limite para esta votação é o dia da eleição municipal, no caso a última sessão antes, que será dia 30 de setembro. ‘A Constituição prevê que tal votação se dê até a eleição e o projeto, a proposição, precisa ser feito até dois meses antes do pleito’, explica o Procurador Geral da Câmara de Vereadores de Municípios de Canelas, Fabiano Faes, o grande Binho. Obrigado Binhooo.
Dinheiro tem, o problema é o tempo
O Prefeito Constantino Orsolin, de Canela, concedeu entrevista exclusiva ao Integração na manhã de hoje (matéria nesta edição).
A princípio, Canela tem pelo menos 24 milhões de reais para reconstruir os principais danos da Catástrofe. São 73 casas que precisam ser construídas e as estradas do interior, que muitas deixaram de existir. A Rota Panorâmica faz uma falta danada e o povo pena.
Ainda que a burocracia em tempos de emergência é um pouco simplificada, há muitos trâmites que o recurso público não pode abdicar e por isso, pelo menos três meses serão necessários para alguns pontos mais atingidos, como a Panorâmica, até a ponte. A ponte e o trecho logo em seguida, rumo a Três Coroas, irão demorar mais, segundo estimativa do Prefeito. Já dá para antecipar até que isso vai ficar para o próximo prefeito. Pelo que descreve o Prefeito, não dá para imaginar outra coisa.
Resignações
Constantino leva algumas questões mais simples muito ao pé da letra. Suas encrencas com os vereadores ocupam energia demais. Até mesmo a questão do Parque do Palácio recebe muita atenção fora de momento. Ele fez uma cópia do projeto dos subsídios dos vereadores e leva junto por onde anda para destacar que o cargo de prefeito teve menor percentual de aumento do que os demais.
As vezes passa a impressão de que não vê a hora de chegar o dia da passagem de faixa. Ele mesmo expressa cansaço e estres e destaca as comorbidades que carrega do alto dos seus 71 anos.

Que fase
Meu neto Matteu está de ‘mesversário’ hoje.
Completa 10 meses. É uma figura,
apaixonado pelo Vô…
Desfile de Natal no Centro
Como sabemos o Grande Desfile de Natal, do Natal Luz, desta temporada, será na Avenida das Hortênsias, trecho entre a Garibaldi e a AV. Borges. Para o não que está perdido, como definiu aqui no Integração o pai do evento, Luciano Peccin, parece bom, muito bom. Pequeno, próximo, forte e quente.
Porém, Antes que definam o retorno permanente do Desfile ao Centro, é preciso fazer alguns ensaios, relembrar alguns fatos etc.. Acho prematuro pensar nisso agora. É certo que há esta aproximação entre turistas e comunidade local quando os eventos são no Centro, mas, como sabemos, trazem uma série de transtornos, e, inclusive, se a questão é os restaurantes, para o jantar, aqueles mais das margens irão amargar ainda mais. Sugiro que esperemos o próximo abril, maio, para definir isso.
O vice perfeito
A menos de um mês das convenções partidárias, que definirão os candidatos, em que pese parecer fora de propósito, é preciso falar em política. Constantino entende que o vice perfeito para o candidato do MDB seria o vereador, e seu ex-secretário do Meio Ambiente, Alfredo Schafer (PSD). Ao seu entendimento o Alfredo seria o cara ideal para lidar com os empreendedores do município e aqueles interessados em vir a investir na cidade.
Quem planta, contempla

Aos poucos a Avenida Gramado/Canela, trecho de Canela, ganha o visual de acordo com o que foi plantado no canteiro central, imaginemos a beleza disso daqui a três, quatro anos. O Manacá-da-Serra (linda flor), é original da Serra e floresce muito. “Só não se encantou quem nunca viu um manacá-da-serra florido: com flores que nascem brancas, ficam rosadas e morrem roxas, essa árvore de pequeno a médio porte atrai os olhares em um jardim. Por ter essa variação de florada num único galho, é também conhecida como a “árvore que dá flor de três cores” (Este texto entre aspas está no site minhas plantas).