Rota Panorâmica

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os 7 Km da Rota Panorâmica pertencentes a Canela tem recursos garantidos para o asfaltamento. São R$ 12 milhões de empréstimo do município. A licitação está aberta e, logo logo, a obra inicia. Resta o trecho de Três Coroas, que deve ser semelhante (sete quilômetros) até encontrar a RS 115. Para que a estrada alcance o objetivo da administração canelense, é preciso que Três Coroas faça a sua parte. Como é recurso próprio, ainda que de empréstimo, pois terá de ser pago, Canela não pode atravessar a divisa com suas máquinas e material. Aí, é claro, depende das prioridades do município vizinho. Doze milhões não é pouca grana e, como os deputados e senadores não abraçaram a causa, o tesouro municipal tem de suportar este custo. Por isso, na sexta passada, o vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, esteve com o prefeito de Três Coras, Alcindo Azevedo, do PSDB como ele, para pedir sua especial atenção para isso. É muito bom que o nosso vice use sua influência partidária, também no governo do Estado, para ajudar com esta questão. “O Prefeito Alcindo garantiu que irá fazer todo esforço possível para acelerar o andamento do projeto em Três Coroas” disse Cezar.

Novos vereadores

É muito interessante observar a contribuição que trazem os novos vereadores. Alfredo Schaffer, Carla Reis, Luis Felipe Caputo, Vellinho Pinto e Jeferson do Transporte estão demonstrando o quanto vale a pena fazer esse rodízio na Câmara de Vereadores. Vem com gás, energia e demonstram alto envolvimento comunitário e conhecimento das causas sociais.

E enquanto a lei permite a reeleição sem limites de parlamentares, nós eleitores é que temos de fazer essa renovação acontecer. Votar pela reeleição porque o “cara foi um bom vereador” é o mesmo que dizer que tem alguém insubstituível.

Não foi segunda, mas quarta

Em tempo quero parabenizar a iniciativa dos vereadores de Canela por fazerem a sessão da semana mesmo que em dia diferente do tradicional. Segunda foi ponto facultativo por causa do Carnaval, mas quarta era dia de trabalho. Assim, justificam suas funções, suas remunerações e prestam o serviço ao qual foram destinados pela população, que não tem folga nem em feriados.

Quando os bons calam…

O vereador Luis Felipe Caputo é mais um daqueles vindos da iniciativa privada e que antes dizia que não se interessava pela política. Na sessão de estreia, dia 08 passado, disse que sempre quando o assunto era política, mantinha o “pezinho atrás”. Influenciado pelo vice-prefeito Gilberto Cezar, se pôs a pensar e entendeu que é exatamente através da política que pode contribuir com o município que lhe acolheu, “que me deu tudo o que tenho”, como descreveu. Na sua primeira eleição, com 325 votos, não atingiu a eleição direta, mas como primeiro suplente do PSDB assume no lugar da Carmen Seibt, que foi nomeada pelo prefeito como secretária de Assistência Social e promete não desapontar seus eleitores, nunca. Catarinense nato (Florianópolis), cresceu e se formou em Juiz de Fora (MG) e há 10 anos mora aqui, de onde não pretende mais sair.

Foco na saúde

Formado em fisioterapia com pós em Educação Física, promete que a saúde será seu foco de atuação como parlamentar. E, já na segunda sessão, apresentou projeto de lei sugestão à administração “para que o executivo reconheça que, a prática regular de atividades físicas, sejam praticadas em espaços públicos ou privados, em qualquer tempo, inclusive durante possíveis crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais, é essencial para a manutenção e incremento da qualidade de vida e saúde da população do município de Canela”. Disse na defesa ao projeto que deve ser de alerta para que o município não feche academias em razão da pandemia, pois todos os estudos indicam exatamente o contrário: de que se deve fazer muito exercício para aumentar a imunidade.

Volta às aulas

Esta foto resume bem o que é preciso levar em conta. “Os alunos são a essência da escola”, escreve a equipe da Escola Estadual de Ensino Infantil Itala Reis em faixa exposta na grade da do prédio, aqui bem pertinho da redação do Jornal Integração. Aproveito para parabenizar toda a ‘família’ escolar pelo retorno. Secretaria da Educação, professores, alunos, pais, todos. Que Deus ilumine a todos. Foi uma decisão acertada, pois todos sabemos que as crianças estão praticamente isentas do Coronavírus e os pais precisam seguir suas vidas, trabalhando e levando o do dia para casa.

Moção ao prefeito

O vereador Leandro Gralha assinou uma Moção de Aplausos ao prefeito, Constantino Orsolin, pela exuberante votação obtida pela sua reeleição, 79,77% dos votos válidos, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na sessão de quarta-feira. Gralha, no entanto, não citou o vice, Gilberto Cézar, que é do PSDB. Assim, o vereador Luis Felipe Caputo, correligionário e apadrinhado do vice, fez a devida citação em tribuna, destacando a importância do vice na eleição e deu até uma alfinetadinha afirmando que teria sido o único em condições de complicar a reeleição do prefeito, caso tivesses optado por concorrer separado.

Aos profissionais da saúde

Juntemo-nos ao que disse na tribuna o vereador Jeferson do Transporte, fazendo um reconhecimento aos trabalhadores da saúde, de Canela, Gramado, região e porque não dizer do mundo que estão “fazendo o melhor que podem”. Tem profissionais recebendo em dia, mas quando se fala que chegou a hora de trabalhar, dão um jeito de se esquivar, enquanto os da saúde estão indo a exaustão e não reclama. Parabéns e que Deus os recompense devidamente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido