Visitação
Um grupo de comerciantes de Gramado e Canela, acompanhados do gerente do Hotel Sesc Gramado, Gabriel Schüler, da gerente do Senac, Daniela Barbosa, e do secretário de Inovação Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado, Ike Koetz, foram a Porto Alegre conhecer a nova sede da Fecomércio, na sexta-feira passada (26). O passeio foi organizado e patrocinado pelo Sindilojas Hortênsias e o grupo foi organizado pelo Executivo do Sindicato, Nilvio Castanheiro. Em Porto Alegre o grupo foi recebido pelo presidente do Sindilojas, Guido Thiele e seu vice, Sandro Schmitd, que já estavam na Capital pois tinham diversas reuniões regionais da classe durante aquela semana. Todo o grupo foi recepcionado na Fecomércio pelo diretor de Relações Institucionais da entidade, André Sander, que mostrou todos os setores com suas funcionalidades do imponente prédio inaugurado em fevereiros de 2022.
A Casa do Comércio Gaúcho é localizada no bairro Anchieta, em Porto Alegre, às margens da rodovia Freeway, conta com 37 mil metros quadrados, e abriga a parte administrativa da Fecomércio-RS, do Sesc/RS e do Senac-RS. O novo e moderno espaço foi desenhado para promover o desenvolvimento do setor, dando voz e autonomia às empresas que a Fecomércio-RS representa e a toda sua base de sindicatos filiados. O complexo conta com auditórios, salas de reuniões completas para a realização de eventos externos, dois restaurantes, cafeteria, área verde, espaço de jogos, escola de educação infantil, academia e áreas de lazer para os mais de 500 colaboradores. A compra do terreno ocorreu em 2006. Dez anos depois, em 2016, começaram as obras, um investimento de R$ 223.135.729,00. A construção terminou em julho de 2020. O Atual presidente é Luiz Carlos Bohn. Na parte da tarde a comitiva visitou a Feira Brasileira do Varejo, na Fiergs.
Atuação
Em setembro próximo o Sindilojas Hortênsias completa 65 anos e está se preparando para um grande evento comemorativo. A Câmara de Vereadores de Gramado homenageou a entidade com uma Moção de Aplausos e Reconhecimentos na noite de quarta-feira. O Sindilojas também trabalha para trazer à Região das Hortênsias o Congresso Nacional de Sindicatos Patronais no ano de 2024, com participação de mais de 2000 entidades. Em Canela a instituição está lutando conjuntamente com outras representações para evitar o comércio ilegal que se instalou nos arredores da Catedral. Em relação a isso o Sindilojas e a ACIC, além da reunião o prefeito e a administração na manhã de terça-feira, dia 30 de maio, ainda elaboraram um ofício direcionado a demais autoridades de Canela, pedindo providências, pois a situação está prejudicando o comércio legalmente instalado.
Aprendendo a amar
Para Canela:
Muito se ouve que o amor nasce e cresce aos poucos. Semana passada, na visita à Feira Brasileira do Varejo, uma menina entre 16 e 18 anos, que nasceu e mora em Canela, mas faz curso e trabalha em Gramado, escreveu no quadro ali colocado pela organização para serem relatados momentos agradáveis vividos durante a visita: Visite Gramado.
Fiquei pensando porque a guria não escreveu Canela. O que faz ela gostar tanto de Gramado a ponto de sugerir a visita ao invés de Canela. Durante a semana recebemos na redação do Integração uma matéria com o seguinte título: “‘O bem-receber é fundamental para o turismo de Gramado’, destaca Eduardo Zorzanello durante palestra em escola do município”. A palestra foi na Escola Henrique Bertoluci Sobrinho no Bairro Casagrande. O Eduardo é CEO da Rossi & Zorzanello. Quando vi essa matéria lembrei da guria, que não identifico porque não é necessário. Enfim, mensagem aos Canelenses. Temos de destacar bons assuntos, a vida passa rápido. Exemplo, a criança que tinha 12 anos quando começou a ouvir a expressão Caritas, vai ter 16 até termos uma nova eleição e um novo prefeito. Antes de reclamarmos dos visitantes e jornalistas externos que fazem registros em Canela e escrevem Gramado na legenda, temos de ensinar as nossas crianças a amar Canela. Mas nós ficamos enrolando para pagar o transporte universitário aos estudantes, que burlam a lei para obter o benefício em outro município; Nós chamamos todos os políticos de ladrão a bel prazer, mesmo ostendo títulos de doutores; nós reclamamos até quando vem um parque como o da Nasa, que se identifica exatamente com o público jovem, como se estivessem vindo nos sugar, aos invés do contrário; Do Parque do Caracol só falamos coisas ruins há muitos anos; do Skyglass arrumamos uma coisa para mancha-los (o Brasil inteiro quer conhecer, mas qual sua fama em Canela?); Nós ganhamos uma rua novinha e reclamamos de uma curvinha no risco divisor das pistas, estes somos nós canelenses. Precisamos aprender a amar e ensinar este amor por Canela iniciando pelos nossos próprios filhos.
Aplausos merecidos (4 fotos: Guido, arcol zucolotto e margo)
A sessão solene da Câmara de Vereadores de Gramado desta quarta-feira, dia 31, realizou a entrega de quatro Moções de Aplausos. Foram homenageados desta vez a Madeireira Zucolotto, pela passagem dos seus 30 anos, com proposição de autoria da Bancada do MDB; a empresa Arcol, que completa 35 anos, proposta pela vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas); o Sindilojas Hortênsias foi agraciado pelos seus 65 anos de atividade, em homenagem proposta pelo vereador Neri da Farmácia (Progressistas); e Tomas Magno, que recebeu Moção de Aplausos e Reconhecimento pelos 30 anos de vida marcial e 15 anos de serviços prestados à comunidade, proposta pelo vereador Joel Reis (Progressistas). Joel não pode estar presente na solenidade e a homenagem foi entregue pelo vereador Roberto Cavallin, do mesmo partido.