No aniversário de Canela, 28 de dezembro, a Polícia Civil realizou a 7ª fase da Operação que investiga crimes de corrupção em parte do Poder Público canelense. Nesta ocasião, ocorreu novamente a prisão do vereador Alberi Dias (MDB), desta vez pela acusação de seguir agindo e influenciando agentes públicos. Em 8 de novembro, Dias foi preso e passou uma noite na cadeia acusado de liderar esquema fraudulento em licitações. A matéria completa está na página ao lado.
Por considerar que havia interferência de Alberi no andamento das investigações, o delegado Vladimir Medeiros voltou a pedir ao Poder Judiciário a prisão preventiva por tempo indeterminado, o que foi concedido. O que mais chamou a atenção, é que Alberi estava em um momento de lazer na piscina do Clube Serrano e, diante de dezenas de pessoas, foi conduzido por dois policiais civis até a viatura e depois levado à DP. De lá, foi novamente para o Presídio onde permaneceu recluso.
Ontem, no 2º grau, em Porto Alegre, os advogados de Alberi chegaram a pedir habeas corpus (liberdade) o que foi indeferido pelo desembargador Joni Victoria Simões.
E a presidência da Câmara?
Em 8 novembro, quando foi preso e afastado das funções parlamentares, Alberi Dias ocupava o cargo de presidente da Câmara de Vereadores. No dia seguinte, o Poder Judiciário concedeu liberdade, mas determinou afastamento das tarefas legislativas por 60 dias (até 9 de janeiro). A partir daquela fase da Operação, a vereadora Emília Fulcher (Republicanos) assumiu como presidente da Câmara.
E antes de ser preso pela segunda vez já havia uma movimentação nos corredores da Câmara para tirarAlberida presidência e realizar uma nova eleição para definir nova composição da Mesa Diretora (Em Canela o presidente tem mandato de dois anos). O envolvimento de Alberi nesta investigação, notadamente, é uma mancha para o parlamento municipal e seria uma afronta se voltasse do afastamento direto para o cargo de presidente da Casa. Afronta à sociedade e afronta ao Poder Legislativo. Mas isso não deve acontecer.
Comissão de ética
O Legislativo canelense ainda não tem uma, mas deverá criar. Existem meios para tirar Alberi da presidência da Casa, o mais prático é ele próprio abrir mão e renunciar. O outro meio é a Câmara deliberar, mas este é um processo que tem que dar prazo para Alberi se manifestar e como ele já está afastado pela Justiça, tudo dificulta. Não existe na legislação brasileira forma de afastamento cautelar de vereador em procedimento administrativo. O vereador tem prerrogativa do contraditório e ampla defesa e a cassação ou afastamento são penalidades que somente ocorrem no final do procedimento, nunca no meio dele.
Outro ponto que retardaria um posicionamento é o recesso da Câmara, que só volta a ter sessões ordinárias em 7 de fevereiro. Ontem à tarde os integrantes da Mesa Diretora (Alfredo Schaffer, Emília Fulcher e Jeferson de Oliveira)se reuniram para alinhar um posicionamento e a Câmara emitiu uma nota oficial em seguida. “Com relação aos fatos que estão sendo investigados pela Polícia Civil, a Mesa Diretora está encaminhando pedido para abertura de
Comissão de Ética, a qual ficará incumbida da aplicação das penalidades cabíveis ao edil”, diz parte da nota.
O parlamento sabe que o afastamento cautelar de Alberi (que tinha prazo inicial até 9 de janeiro) se estenderá por mais tempo. Voltar como presidente é praticamente impossível, mas com a criação de uma Comissão de Ética a cassação do mandato de vereador de Alberi ganha forças. Hoje o trio que restou na Mesa Diretora deve realizar nova reunião.
Vai sair…
Semana passada escrevi aqui neste espaço que Luiz Cláudio da Silva estava sem clima para permanecer no MDB e que havia ingredientes suficientes para ele se desfiliar do partido. Pois então, ele de fato está saindo do MDB. A desfiliação será na próxima segunda-feira (3).
Constantino Orsolin
Na manhã desta sexta-feira (31), às 7h15, o prefeito Constantino Orsolin (MDB) dará entrevista aqui na rádio Integração Digital. Faremos meia hora de bate-papo para avaliar o ano, listar os pontos positivos e abordar, obviamente, alguns assuntos mais ácidos vivenciados neste ano. Para assistir é bem fácil, basta entrar na página do Jornal Integração no Facebook ou ouvir direto no nosso portal www.leiafacil.com.br
Carla Reis efetivada no Turismo
Com a confirmação da exoneração de Ângelo Sanches do cargo de secretário de Turismo, o que ocorreu ainda na semana passada, a vereadora Carla Reis, que foi designada para o cargo de secretária substituta foi efetivada na função. Assim que assinou a exoneração de Ângelo, o prefeito também assinou a nomeação definitiva de Carla para o cargo de Secretária de Turismo e Cultura de Canela.
Ontem, a coluna conversou com Carla. Neste período de um mês e meio à frente da pasta, Carla dedicou esforço em dar continuidade ao que estava programado e para conhecer o sistema de trabalho. A partir de agora a meta é planejar 2022. Ela também pretende movimentar o setor cultural e manter a visibilidade da cidade promovendo a marca Canela.
Eu errei…
Na edição da semana passada, fiz uma referência aqui nesta coluna ao ex-secretário de Turismo, Ângelo Sanches, e escrevi que ele havia sido um dos investigados que acabaram presos pela Operação Caritas no dia 8 de novembro. Foi um equívoco da coluna. Sanches foi afastado cautelarmente pelo Poder Judiciário para não influenciar o andamento das investigações.
Prefeitura fechada
Durante toda a semana que vem, dias 3, 4, 5, 6 e 7 de janeiro, não haverá expediente externo nas Secretarias da Fazenda, de Meio Ambiente e da Governança, que funcionam dentro da Prefeitura. O motivo é a preparação dos dados do sistema de informática.
Integração Digital

Nesta semana, entrevistei o secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado, Dr. Ubiratã Alves de Oliveira, que também integra o gabinete de crise que atua no combate a expansão da Covid-19. Durante o bate-papo falamos sobre a abertura da economia após o surto pandêmico deste ano que durou até abril e que permitiu uma aceleração muito positiva de maio para cá. Os índices de empregos também fizeram parte da pauta, bem como detalhes sobre o avanço da vacinação para Covid e a possibilidade de realizar eventos turísticos. A entrevista completa pode ser vista na página do JI no Facebook, na aba de vídeos.