Operação Caritas

Tempo de leitura: < 1 minuto

No aniversário de Canela, 28 de dezembro, a Polícia Civil realizou a 7ª fase da Operação que investiga crimes de corrupção em parte do Poder Público canelense. Nesta ocasião, ocorreu novamente a prisão do vereador Alberi Dias (MDB), desta vez pela acusação de seguir agindo e influenciando agentes públicos. Em 8 de novembro, Dias foi preso e passou uma noite na cadeia acusado de liderar esquema fraudulento em licitações. A matéria completa está na página ao lado.

Por considerar que havia interferência de Alberi no andamento das investigações, o delegado Vladimir Medeiros voltou a pedir ao Poder Judiciário a prisão preventiva por tempo indeterminado, o que foi concedido. O que mais chamou a atenção, é que Alberi estava em um momento de lazer na piscina do Clube Serrano e, diante de dezenas de pessoas, foi conduzido por dois policiais civis até a viatura e depois levado à DP. De lá, foi novamente para o Presídio onde permaneceu recluso.

Ontem, no 2º grau, em Porto Alegre, os advogados de Alberi chegaram a pedir habeas corpus (liberdade) o que foi indeferido pelo desembargador Joni Victoria Simões.

E a presidência da Câmara?

Em 8 novembro, quando foi preso e afastado das funções parlamentares, Alberi Dias ocupava o cargo de presidente da Câmara de Vereadores. No dia seguinte, o Poder Judiciário concedeu liberdade, mas determinou afastamento das tarefas legislativas por 60 dias (até 9 de janeiro). A partir daquela fase da Operação, a vereadora Emília Fulcher (Republicanos) assumiu como presidente da Câmara.

E antes de ser preso pela segunda vez já havia uma movimentação nos corredores da Câmara para tirarAlberida presidência e realizar uma nova eleição para definir nova composição da Mesa Diretora (Em Canela o presidente tem mandato de dois anos). O envolvimento de Alberi nesta investigação, notadamente, é uma mancha para o parlamento municipal e seria uma afronta se voltasse do afastamento direto para o cargo de presidente da Casa. Afronta à sociedade e afronta ao Poder Legislativo. Mas isso não deve acontecer.

Comissão de ética

O Legislativo canelense ainda não tem uma, mas deverá criar. Existem meios para tirar Alberi da presidência da Casa, o mais prático é ele próprio abrir mão e renunciar. O outro meio é a Câmara deliberar, mas este é um processo que tem que dar prazo para Alberi se manifestar e como ele já está afastado pela Justiça, tudo dificulta. Não existe na legislação brasileira forma de afastamento cautelar de vereador em procedimento administrativo. O vereador tem prerrogativa do contraditório e ampla defesa e a cassação ou afastamento são penalidades que somente ocorrem no final do procedimento, nunca no meio dele.

Outro ponto que retardaria um posicionamento é o recesso da Câmara, que só volta a ter sessões ordinárias em 7 de fevereiro. Ontem à tarde os integrantes da Mesa Diretora (Alfredo Schaffer, Emília Fulcher e Jeferson de Oliveira)se reuniram para alinhar um posicionamento e a Câmara emitiu uma nota oficial em seguida. “Com relação aos fatos que estão sendo investigados pela Polícia Civil, a Mesa Diretora está encaminhando pedido para abertura de

Comissão de Ética, a qual ficará incumbida da aplicação das penalidades cabíveis ao edil”, diz parte da nota.

O parlamento sabe que o afastamento cautelar de Alberi (que tinha prazo inicial até 9 de janeiro) se estenderá por mais tempo. Voltar como presidente é praticamente impossível, mas com a criação de uma Comissão de Ética a cassação do mandato de vereador de Alberi ganha forças. Hoje o trio que restou na Mesa Diretora deve realizar nova reunião.

Vai sair…

Semana passada escrevi aqui neste espaço que Luiz Cláudio da Silva estava sem clima para permanecer no MDB e que havia ingredientes suficientes para ele se desfiliar do partido. Pois então, ele de fato está saindo do MDB. A desfiliação será na próxima segunda-feira (3).

Constantino Orsolin

Na manhã desta sexta-feira (31), às 7h15, o prefeito Constantino Orsolin (MDB) dará entrevista aqui na rádio Integração Digital. Faremos meia hora de bate-papo para avaliar o ano, listar os pontos positivos e abordar, obviamente, alguns assuntos mais ácidos vivenciados neste ano. Para assistir é bem fácil, basta entrar na página do Jornal Integração no Facebook ou ouvir direto no nosso portal www.leiafacil.com.br

Carla Reis efetivada no Turismo

Com a confirmação da exoneração de Ângelo Sanches do cargo de secretário de Turismo, o que ocorreu ainda na semana passada, a vereadora Carla Reis, que foi designada para o cargo de secretária substituta foi efetivada na função. Assim que assinou a exoneração de Ângelo, o prefeito também assinou a nomeação definitiva de Carla para o cargo de Secretária de Turismo e Cultura de Canela.

Ontem, a coluna conversou com Carla. Neste período de um mês e meio à frente da pasta, Carla dedicou esforço em dar continuidade ao que estava programado e para conhecer o sistema de trabalho. A partir de agora a meta é planejar 2022. Ela também pretende movimentar o setor cultural e manter a visibilidade da cidade promovendo a marca Canela.

Eu errei…

Na edição da semana passada, fiz uma referência aqui nesta coluna ao ex-secretário de Turismo, Ângelo Sanches, e escrevi que ele havia sido um dos investigados que acabaram presos pela Operação Caritas no dia 8 de novembro. Foi um equívoco da coluna. Sanches foi afastado cautelarmente pelo Poder Judiciário para não influenciar o andamento das investigações.

Prefeitura fechada

Durante toda a semana que vem, dias 3, 4, 5, 6 e 7 de janeiro, não haverá expediente externo nas Secretarias da Fazenda, de Meio Ambiente e da Governança, que funcionam dentro da Prefeitura. O motivo é a preparação dos dados do sistema de informática.

Integração Digital

Nesta semana, entrevistei o secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado, Dr. Ubiratã Alves de Oliveira, que também integra o gabinete de crise que atua no combate a expansão da Covid-19. Durante o bate-papo falamos sobre a abertura da economia após o surto pandêmico deste ano que durou até abril e que permitiu uma aceleração muito positiva de maio para cá. Os índices de empregos também fizeram parte da pauta, bem como detalhes sobre o avanço da vacinação para Covid e a possibilidade de realizar eventos turísticos. A entrevista completa pode ser vista na página do JI no Facebook, na aba de vídeos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido