Faz o “L”

Tempo de leitura: < 1 minuto

Lula vai acabar com o Saque Aniversário do FGTS. Já está dado como certo. O novo governo diz que isso é para proteger o trabalhador. Como se este não soubesse o que é melhor para si próprio. Pois, mais de 29 milhões de trabalhadores já retiraram algum valor e certamente o investiram muito bem. Mas a turma que fala olhando para um lado e age se movimentando para outro, prefere empregar o dinheiro em países identificados com a sua ideologia esquerdista, como a Argentina, para onde serão direcionados mais de 4 bilhões do BNDES, que era para gerar empregos aqui mesmo no Brasil, onde dizem haver mais de 120 milhões de pessoas passando fome, como fez Lula no discurso de posse e sua ministra do Meio Ambiente nos Estados Unidos.

E os aposentados terão mesmo de se contentar com os 1.302 reais, ficando o “salário mínimo forte” que seu Lula dizia na campanha, para os argentinos – para onde vai mandar mais de 4 bi do BNDES-, cubanos e venezuelanos, países dos quais promete se aproximar em detrimentos às suas gestões autoritárias e comunistas. Basicamente o salário mínimo serve para definir o valor das aposentadorias, pois os trabalhadores têm, em cada categoria, o seu mínimo.

Impeachment

Eis que, assim como o Lula mostra muita pressa em instalar suas loucuras todas ainda dentro do primeiro mês, já tendo conseguido, com o auxílio do STF, afastar até um governador de estado, reeleito no 1º turno (Ibaneis Rocha – DF), a oposição igualmente se mostra atenta e disposta a reagir com a mesma velocidade. Antes mesmo da instalação dos novos parlamentares, protocolou, esta semana, o primeiro pedido de impeachment contra o presidente Lula, pelas suas falas na Argentina e Uruguai, afirmando que o afastamento de Dilma em 2016 foi um golpe, quando na verdade o ato respeitou o devido processo legal, promovido pelo Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado), praticando assim, crime de responsabilidade. O autor do pedido é o deputado federal gaúcho de São Miguel das Missões, Rui Sanderson (PL).

Oposição ferrenha

Encontrei em Canela esta semana o deputado federal Marcel Van Haten (Novo). Ele também se mostrou otimista em relação a atuação da oposição na Câmara dos Deputados. Van Haten tem sido procurado pela mídia nacional para avaliar atuações do novo governo e rebater colocações de deputados e lideranças governistas por se mostrar contrário aos movimentos da esquerda. Também tem ele se mostrado um contumaz crítico ao STF em relação a diversas decisões que considera abusivas, como as que levaram ao cerceamento a vários deputados de oposição com o bloqueio de suas redes sociais. 

Bolsonaro perdeu

Van Haten considera que alguns erros de posicionamento de Bolsonaro levaram à derrota seu projeto de reeleição. O principal deles, ao entendimento do deputado, foi em relação à covid. Outras questões como a agressividade com as duas candidatas mulheres do primeiro turno nos debates, o prolongado discurso sobre as urnas, entre outros fatores, como os casos Roberto Jeferson e a deputada Carla Zambeli, às vésperas do pleito, ainda que em menor grau, colaboraram.

Sempre presente

Em termos de política entrou na Assembleia como suplente do PP mas depois foi o mais votado para federal em 2018 e o segundo colocado na eleição passada e na próxima eleição pretende se lançar a senador. 

Além de nos representar enquanto parlamentar de direita, Marcel Van Haten tem encaminhado recursos das suas emendas parlamentares para diversas obras da região, como o asfaltamento da ERS-373 (Serra Grande a Santa Maria do Herval) e diversas municipais em Gramado, como a que leva de Linha Furna à divisa com Caxias para servir de acesso ao aeroporto, passando por Pedras Brancas. Etambém na Linha Ávila Baixa, indo até a ERS-235 na divisa com Nova Petrópolis. Falta agora dar uma olhada para os projetos de Canela…

Como esteve na loja Portman, os amigos Eduardo Port (E) e Leonel Charopemgravaram o momento no retrato…

2024 é logo ali

Já é hora das articulações para a sucessão de Constantino, que não pode ser candidato no próximo pleito municipal por já estar no segundo mandato consecutivo. Assim, a partir de janeiro de 2025 será outra pessoa o prefeito de Canela. Em entrevista ao vivo aqui no estúdio do Integração, quarta de manhã, o prefeito garantiu, mais uma vez, que seu partido, o MDB, terá cabeça de chapa.

E quem se habilita?

O prefeito não quis dar nenhum nome que seria sua preferência, mas cutucado pelo jornalista, respondeu que não está dormindo na palha. Ou seja, já age para construir um nome para sucedê-lo. Constantino também admitiu que a Caritas atingiu o partido e alguns dos nomes que poderiam ter esse papel, de ser o próximo candidato.

E como ganhar esse pleito?

E ainda que há toda uma polêmica em relação à Caritas, o homem fez 80% dos votos no último pleito e não vai entregar essa faixa para qualquer um. Para ganhar do seu candidato vai ter de ser muito bom. Ele está se sentindo cutucado e o governo, além da Caritas, tem muita entrega, tanto já feita, quanto por fazer nos próximos dois anos.

Três candidatos

Numa perspectiva de três candidatos, correndo separados PDT, PSDB e MDB daria como certa uma vitória do ‘poste’ do Constantino. Este ‘poste’ ali não é para tirar o mérito do possível candidato, mas para entender-se: “quem ele indicar, ainda que seja um poste”. Hoje Gilberto Cezar seria o cara a enfrentar o MDB. Mas sozinho é difícil.

Há ainda a possibilidade de vir para a disputa o ex-presidente do PP e candidato a prefeito em 2016, ErniSchafer. Ou alguém do partido que está estruturando. Aguardemos os próximos capítulos. 

Perguntinha:

Hoje faz 10 anos do incêndio a Boate Kiss, que vitimou 242 duas pessoas, a maioria jovens. Qual a mudança que a tragédia causou em você?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido