Entrevistas

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta semana começamos aqui na Rádio Integração Digital, uma série de entrevistas com os presidentes dos partidos que terão candidatos a vereador na eleição deste ano em Canela e Gramado. Já vieram o Professor Daniel, do PT de Gramado, Gilberto Tomasini do PSDB gramadense, e os presidentes do Progressistas, Erni Schafer de Canela e Jaime Schaumlöeffel.

Hoje quem estará conosco às 8h é o presidente do PSDB e vice-prefeito de Canela, Gilberto Cézar. Segunda-feira, a entrevista será com Marcelo Drehmer, o Tiririca, do Republicanos. Vilmar Santos (MDB), Gino Bazzan (PDT) e Júlio Nogueira (PT) também foram convidados.

Para acompanhar é bem fácil, acessa www.leiafacil.com.br e clica no ícone da rádio. Ou pela página do Integração no Facebook.

PDT ou MDB?  

E a entrevista do Erni, quarta de manhã, já nos deu assuntos para a coluna. Quem quiser ouvir, a conversa está salva lá no Leia Fácil e no nosso Face.

Adiante.Nos bastidores políticos muito se cogita uma coligação do PP com o PDT, sendo Erni Schafer, que foi candidato a prefeito na última eleição, o nome para compor de vice do PDT. E também se cogita um apoio progressista à reeleição de Constantino e Gilberto Cézar. E estas possibilidades foram argumentadas com Erni, que nos disse que não há nada definido, mas confirmou que já conversou com ambos.

Pra onde ir?

Canela deve ter somente duas candidaturas majoritárias, o Constantino e alguém do PDT. Logo, ou o PP fica fora do jogo ou se junta num desses dois times. Se for para o lado pedetista poderia até compor de vice na chapa. Mas se optar pelo MDB não há chances de compor a majoritária. E existem bons argumentos de ambos os lados.

A decisão é do PP

Um desses argumentos (e eu mostro abaixo os números) é o histórico de votações das últimas quatro eleições. Constantino, nas quatro que disputou, manteve uma média de 10 mil votos, sendo nove mil e poucos numa, dez mil e poucos na outra, e assim por diante.

Nas duas que venceu, em 2008 e 2016, se somar os votos do PP com os PDT, são mais de 13 mil votos em cada pleito. “Historicamente PP e PDT sempre dividiram muito os votos e Constantino sempre fez na faixa de 10 mil. 2008 e 2016 foram semelhantes com Constantino vencendo e PP e PDT dividindo os votos”, observou Erni.

Se observar só os cálculos, é sedutor, não?Mas eu não entraria nessa. É preciso levar em conta que o momento é outro e há uma avaliação positiva do atual governo. E por conta disso há uma probabilidade de o próprio Constantino aumentar sua média de votação.

E aqui vem um detalhe importante que vou ampliar no próximo tópico. É outra frase de Erni na entrevista de quarta-feira: “Outro dia conversando com o prefeito, ele me pediu se serei candidato, respondi que depende do governo dele. Se fizeres um bom governo para nossa cidade, que fique mais um pouco”.

Coletiva de imprensa

Ontem o MDB mandou convite para uma coletiva de imprensa que será realizada terça-feira que vem (11), de forma virtual. “Na pauta estarão temas como coligações e a possibilidade de agregamento de forças políticas”, diz o convite.

No que se refere a coligações, o MDB deve anunciar o que essa coluna vem dizendo há horas, que é a manutenção da composição da chapa com Constantino Orsolin e Gilberto Cézar.

O interessante da coletiva vai ser mesmo o “agregamento de forças políticas”, pois é aqui que pode surgir a grande novidade da eleição, que é o apoio progressista. Isso parece estar bem encaminhado. E vejamos, entre ser vice em uma chapa que teria que suar sangue para vencere estar em uma composição que está bem avaliada em troca de uma Secretaria ou a liderança em algum departamento, o que tu faria? Pois é…

Retrospectiva de resultados

Um dos objetivos da coluna é alimentar as rodas de conversas, dar assunto para os leitores e eleitores. Então nessa linha do que foi dito acima sobre a quantidade de votos, vamos relembrar os resultados das últimas eleições:

2016 – Eram 30.315 eleitores aptos

Constantino – 10.912

ErniSchafer-6.891

Vellinho – 6.324

2012 – Eram 28.648 eleitores aptos

Cléo Port – 12.101

Constantino – 10.400

Tolão – 1.625

2008 – Eram 26.741 eleitores aptos

Constantino – 9.691

Cléo Port – 8.652

Vellinho – 4.766

2004 – Eram 24.406 eleitores aptos

Cléo Port – 9.895

Constantino – 9.604

Tomasini – 1.735

Parmeggiani- 385

2000 – Eram 20.977 eleitores aptos

Vellinho – 7.144

Cléo Port – 7.097

Jorge Brusius – 3.711

Júlio Nogueira – 443

1996 – Eram quase 17 mil eleitores aptos

Vellinho – 8.103

Osmar Muller – 7.464

Respiradores

Vocês devem lembrar que há não muito tempo atrás, por causa da pandemia do novo coronavírus, a grande preocupação era a quantidade de respiradores. Eu lembro, inclusive, que um dia me disseram: “Fernando, tu viu que o número de casos já é maior que o número de respiradores que temos?”. Era a preocupação naquele momento, e naquele momento sabíamos menos do que sabemos hoje sobre esse vírus.

Em números, hoje temos nove respiradores (cinco nos leitos de UTI, dois na enfermaria e dois novos que estão prestes e serem instalados) e chegamos a 322 casos confirmados, sendo 67 ativos, conforme dados do boletim de ontem. E ontem pela manhã, conforme informações que busquei com a assessoria, nenhum deles estava sendo utilizado.

Em Gramado, o São Miguel tem 31 respiradores, ontem quatro estavam em uso e durante a pandemia, raríssimas vezes chegou a estar utilizando 50% do que há disponível.

Agora a preocupação maior é com relação aos leitos disponíveis. Para os casos de UTI houve ampliação em Gramado, que agora dispõe de 18, e Canela está fazendo história ao habilitar cinco. Todos serão usados para outros fins quando passar essa tempestade da Covid-19. Enfim, entre tantas notícias ruins e desagradáveis que esse vírus nos trouxe, vimos mais investimentos na saúde e melhor aparelhamento dos hospitais. Merecíamos. Salve, salve!

Aliás, os cinco leitos de UTI do HCC, que já estão prontinhos, serão inaugurados na próxima quinta-feira, dia 13. A equipe médica que conduzirá o setor este em treinamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido