InícioColunistasDireto da RedaçãoE os Vereadores de Canela? Para mim, são uma decepção

E os Vereadores de Canela? Para mim, são uma decepção

Tempo de leitura: < 1 minuto

Redigindo a vida

Esta é a edição que marca os 20 anos do Jornal Integração. Na próxima segunda-feira, dia 06 de março, completa-se o aniversário. Foram 1.751 edições no período, um número incontável de páginas e também de operários que junto comigo fizeram e fazem o Integração ser o maior meio de comunicação da região. A frase que melhor traduz o que fizemos nestes anos todos é “redigindo a vida”. Foi o que fizemos durante todos os dias ao longo destes 20 anos. E se desse para atualizar a frase teríamos de ver algo referente ao fabuloso mundo digital. Mas não é necessário, ‘redigindo’ é bem amplo, inclui ali os vídeos gravados, a lives e os áudios que cada vez mais participam da vida do Jornal Integração.

O digital amplificou o Jornal Integração. Vejamos que nos últimos 28 dias só com a página do Facebook alcançamos mais de um milhão de pessoas, certamente muito além de Gramado e Canela e Região das Hortênsias, que era o limite do impresso. Nosso site leiafacil.com atinge mais de 300 mil leituras por mês.

Muitas coisas mudaram neste tempo, mas o nosso propósito de atuar conjuntamente e de forma independente mostrar/redigir a vida, principalmente de Canela e Gramado, não muda! Sou grato a Deus por todos que ajudaram nesta luta, funcionários, assinantes, anunciantes, fontes de informação e a minha família. Sei que 20 anos não é muita coisa e que é preciso seguir em frente, mas serve como um momento para reflexão para valorizar o que foi feito e estimular o futuro.

Obrigado!

Desconfiança

Na sessão de segunda-feira, o vereador Jerônimo expressou que não se deve confiar em políticos. Embora estivesse tentando alcançar o prefeito, talvez apenas, a frase veio de forma genérica.

O nível das sessões

Os vereadores de Canela são uma decepção. Para mim, são uma decepção. Uma das piores Câmaras que assisto nestes 25 anos de jornalismo em que acompanho vereadores da região e desde 2003 todas as de Gramado e Canela. Mas, tem duas exceções. Tem pelos dois vereadores (as) que tentam minimizar o estrago. E, espero que os vereadores, ou ‘vossas excelências’, como diz Alberi, recebam isso como uma crítica construtiva.

Jerônimo é o culpado

O vereador Jerônimo Rolim é que ao longo dos últimos anos puxa para baixo o nível dos vereadores. Desde que perdeu os recursos para sua ONG, há 4 ou 5 anos, faz qualquer expressão contra as pessoas que não gosta, em geral integrantes do governo, principalmente contra o prefeito. Expressões que antes não integravam o dicionário do legislativo como ladrão, corrupto, tirano entre outros palavrões já são costumeiras, não há uma fala de Rolim em que não estejam presentes desde a legislatura passada. Quando esta legislatura iniciou, parecia que o ex-prefeito Vellinho Pinto, que senta ao seu lado, se sentia constrangido com a agressividade do colega, mas aos poucos, foi se acostumando e atualmente já está até ensaiando acompanhar, atualizar o vocabulário pela academia de letras Jerônimo Terra Rolim.

Que situação

E a situação ao Governo por acaso tem uma leva de vereadores indecisos, que perderam a oportunidade de se qualificar e se posicionar como quem se elegeu com um prefeito que fez 80% dos votos válidos, algo inédito no município. Aí ficam com ciúme do vereador de oposição que coloca defeito em tudo, pois sabem que no meio popular uma crítica surte mais efeito do que um elogio. Deixam de aproveitar os feitos do governo e se juntam a oposição buscando detalhes mal resolvidos.

Casa de Pedra

Na sessão passada os vereadores aprovaram a concessão da Casa de Pedra à iniciativa privada. Agora o Município está autorizado a repassar o espaço para que tenha melhor utilização. As condições para isso, no entanto, serão colocadas no edital público que selecionará o vencedor, o novo dono da Casa de Pedra, pelo tempo em que for concedido, provavelmente 30 anos.

Artesãos

Como todos sabemos ali há as casinhas, ou cabaninhas, dos artesãos. E foi só, só mesmo, sobre isso que foi discutido pelas ‘vossas excelências’. Sem cansar, sem medir palavras, sem entender ou entendendo um pouco só, mas não teve outra vírgula da concessão discutida.

Aí o prefeito disse que esta questão seria colocada no edital de concessão e não na lei. Foi ali que o Jerônimo colocou que político não é confiável e que seria sim necessário fazer a referência já na lei. E os vereadores acabaram aprovando por maioria, a oposição contando com os dois votos do PSDB, emenda que condiciona a concessão ao cuidado com o artesão, nos moldes de hoje, a serem relocados à Praça João Corrêa. Como o prefeito tinha dito que seriam realocados para a Praça, dando mais visibilidade a eles, é que as ‘vossas excelências’ passaram a discutir se o prefeito é mentiroso ou não é, se ama os artesãos, ou os odeia, etc., etc..

Contur Hortênsias

Teve reunião esta semana no Parque do Caracol que reuniu mais de 50 lideranças entre prefeitos, secretários, presidentes e executivos de entidades dos cinco municípios da região: Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula. E, como somando os seis anos que atuei em Nova Petrópolis como jornalista já são 26 anos participando de todo tipo de reunião na região, eu conhecia quase todos os presentes. A maioria já sei até o que vão falar… O presidente Daniel Hillebrand tinha 14 anos quando o conheci. O Contur, é a entidade capaz de agregar as tantas que temos em prol do turismo regional e o Daniel está conduzindo muito bem essa ‘integração”.

“O Contur Hortênsias é um ambiente propício para promover maior diálogo entre as lideranças dos municípios. Precisamos conversar para convergir projetos entre nossos cinco municípios, que tem uma grande responsabilidade no protagonismo do turismo”, comentou Hillebrand.

O presidente da ACIC Maurício Boniatti, Daniel Hillebrand e eu.

De São Chico, Rafael Castelo, o prefeito Marcos Aguzzolli, e eu…

Nesta foto o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, o prefeito de Picada Café, Luciano Klein e eu. Ambos conheço desde 1997. Luciano, para termos um ideia, naquele ano era secretário da Câmara de Vereadores e atualmente está no seu terceiro mandato de prefeito no município.

Congresso de leões

Dirigentes de Lions Club dos estados do Sul, PR, SC e RS se reúnem em Canela, de ontem até domingo, para um congresso de lideranças da instituição.

Para variar o casal Pedro e Clelia Viezzer, estão à frente da organização local. Na foto com Maurício Scariot, do Restaurante Tempero do Campo, que vai preparar o jantar de abertura, que é hoje à noite, junto ao Hotel Pampas da Serra. Boas vindas e boa estada a todos os leoninos visitantes. Que aproveitem muito o aprendizado e a estrutura de lazer da região.

Perguntinha:

Você concorda com o vereador Jerônimo Rolim de que não se pode confiar em político?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido