Como ficar para trás

Tempo de leitura: < 1 minuto

Todos torcemos e vemos que o município dá passos importantes para o desenvolvimento, o que é muito bom, e necessário. Durante os anos de 2017 a 2020, quando o Fedoca era o prefeito de Gramado, tivemos a impressão de que alcançaríamos o vizinho logo, logo, medidos pelo Orçamento Anual do Município, que é uma boa ferramenta de comparação, eis que reflete a geração de renda através dos impostos pagos pela produção. Acontece que, a partir de 2021, o distanciamento voltou a aumentar. Gramado vai executar, em 2023, 461,2 milhões de reais e Canela 290,9 milhões, mais de 170 milhões de diferença. No ano de 2020, último do Fedoca, Gramado executou 250 milhões contra 210 de Canela. Já em 2022, Gramado executou 405 milhões e Canela 266,3. Em 2021, Canela executou 239,7 milhões e Gramado passou dos 370 milhões.

Tema de casa

Canela precisa fazer o tema de casa para melhorar estes números, tão importantes para aquilo que é investido na população. Primeiro, nenhuma investigação criminal pode demorar tanto, como é o caso da Caritas, que já está no segundo aniversário, em abril. E vejamos, o que repercute são fatos de 2020. As taxas e impostos, tudo o que é preciso reajustar, tem de ser feito, deixando a politicagem de lado e, em troca, o Executivo tem de andar mais rápido.

Incalculável

O prejuízo econômico que esta investigação causou a Canela ninguém nunca irá calcular. Poucos, pouquíssimos sequer tem coragem de comentar a respeito e a maioria só sabe da crise, mas não o motivo. Se pegar só o atraso que tem na secretaria do Meio Ambiente em projetos que poderiam e, deveriam, estar em pleno andamento, mas que ainda não têm sequer a pedra fundamental e nem autorização para isso, tiraria 50% da diferença de orçamento de Gramado. E, como se trata de orçamento municipal, o reflexo é diretamente nos mais pobres, que depois ficam na dependência de ações de arrecadação até de alimentos, às vezes feitas até pelos mesmos que causam o retrocesso, a lentidão e a desmotivação, como forma de se promover.

Turismo

Desde quando assumiu, a secretária Carla Reis vive o incerto, o medo. Ela dizia não dormir direito, só aguardando o dia em que a polícia batesse na sua porta. Sim, pois a PC anunciou que estava investigando a secretaria desde quando afastou o Ângelo Sanches em 08 de novembro de 2021. E, de fato, a polícia chegou, mais de um ano depois, no dia 14 de dezembro de 2022. Lembrando que para investigar eram apenas dois agentes, enquanto no dia da ação, vieram 90.  Para que tenhamos marcas grandes e poderosas novamente patrocinando nossos eventos, certamente será uma reconstrução longa e demorada.

Ângelo segue preso

Várias tentativas de habeas corpus foram negadas ao ex-secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches, preso preventivamente desde o dia 14 de dezembro.

Carla Reis

A secretária do Turismo manifesta desestímulo à função há alguns dias em razão da Operação Caritas. Pensa até mesmo em voltar à Câmara de Vereadores onde tem cadeira garantida na eleição passada. O prefeito a deixou livre para decidir e se, de fato, deixar a secretaria pode acontecer algo inédito nestes dois mandatos: o vice-prefeito, Gilberto Cezar, assumir uma secretaria, uma função no governo pelo qual já é eleito há 06 anos, com mais dois anos de mandato.

Constantino Orsolin

Entre os documentos apreendidos pela PC na Operação Caritas, há dois usados para pedir patrocínio a empresários para a reforma do Teatrão com a assinatura digital do Prefeito. Constantino nega ter assinado tais documentos, de modo que devem ter sido falsificados por algum dos envolvidos na investigação. Segundo a coluna apurou, o prefeito nunca usa a assinatura digital, apenas, fazendo sempre questão de assinar a punho, de caneta.

Este colunista, porém, não vê nenhum mal em o prefeito ou algum secretário se envolver na busca por tais patrocínios, sendo, no entanto, e apenas, necessário o uso correto e com toda a transparência, naquilo que motivou o pedido. Acho que é bem mais fácil ser honesto do que o contrário. 

Ditadura

A confusão mental é gigante. Quem pratica atos ditatoriais acusa seus oponentes de fazê-lo. Ou é o contrário? Quem ensaiava implantar a ditadura é sujeitado a ela pelos seus oponentes? É um estado de loucura o que estamos vendo a partir de Brasília.  Fato é que aconteceu o que o novo governo e a esquerda desejavam e precisavam, a invasão às sedes dos três poderes. Resta esclarecer quem patrocinou isso, se eles mesmos ou alguns tontos de direita que fizeram “M” pensando que era bolinho. Enfim, foi assim aberto o caminho para: o afastamento de um governador (Ibaneis Rocha-DF), eleito legitimamente, em velocidade jamais vista, por um juiz, sem que houvesse qualquer pedido para isso, prender crianças, como mostra a foto, idosos, além de muitos outros inocentes em condições desumanas e, para tudo o mais que está por vir. Não descartem o afastamento, ou cassação da diplomação de deputados e senadores eleitos, que assumiriam na virada do mês, e até a prisão do ex-presidente Bolsonaro. Este, no entanto, eu preferiria ver preso em detrimento à todos os demais manifestantes que deixou na mão ao se mandar do Brasil sem uma mensagem clara do que os esperava assim que o exército tivesse um novo chefe, o Lula. E que bom que quebraram o sigilo de 100 anos, trampolim de campanha! Agora se sabe que a Primeira Dama só recebia pastores e a professora de libras. E, espero que assim saibamos também quem será recebido pela atual, formada, como sabemos, com caráter ‘beeem’ diferente. Também a abertura dos dados do Cartão Corporativo é muito bem-vinda. Queremos saber como é feito e porque deste gasto, tanto do governo passado, quanto do presente. Afinal de contas, em quatro anos, esperamos, teremos eleições novamente!

Perguntinha: Você acredita que Gilberto Cezar vai assumir alguma função no governo canelense?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido