Como os leitores sabem, me filiei ao PL em 04 de abril passado. Fiz isso porque como também é do conhecimento geral, sou um liberal assumido e ativista. Achei que lá encontraria um grupo com o qual me identificaria. Mas não, prefiro me desfilhar.
Experiência e tanto
Foi uma baita experiência que eu jamais imaginei. Soma muito para a minha profissão. Conhecer os trâmites internos de um partido, na prática, certamente me ajudará muito na atividade jornalística que exerço, desde 1996. Gosto da cobertura política, acompanhei muita coisa nestes anos todos, mas nunca tinha sentido o que é ser um filiado, um apto a concorrer a um cargo.
Cometa
Chegue lá despretensiosamente, achando que fosse como uma outra agremiação qualquer, mas não é. Como se iniciaram as conversas de pré-candidato a prefeito, a pressão pegou. Fumaça grande. Também isso foi muito bom para a minha vida profissional.
Porém, como foi rápido decidir para me filiar, também decido logo que saio do PL. Não digo para nunca mais, entendo que TUDO acontece pela política, mas nesta eleição estarei novamente cuidando apenas do Integração.
Sessão Ordinária
A Câmara de Vereadores de Gramado tem sessão neste momento, início 18 horas, mas não há nenhum projeto de lei na Ordem do Dia. Portanto deve ser sessão rápida. Já em Canela, a sessão inicia logo mais às 19 horas. Tem pelo menos um projeto a ser votado, adiado na sessão passada. Ademais a pauta é definida muito próximo da sessão.
Eleições 2024
PL apresentou seus pré-candidatos a prefeito e vice na sexta passada. O presidente da sigla, TC Carvalho e a ex-vereadora Iria de Sou Pinto são os pretendentes. Foram também apresentados 14 nomes como pré-candidatos a vereadores, de onde 10 deverão ser selecionados.
Xadrez
A esta altura nada é definitivo. Os movimentos são ensaios, alguns se confirmam nas convenções, outros não. Mas por ora temos então o Nestor, indo a reeleição, com o Luia de vice e essa outra dupla.
Decisões
Ainda tem alguns dias, mas é preciso ir definindo. O MDB que é a segunda maior força partidária de Gramado, ainda estuda o que fazer. Após perder seu predileto, Professor Daniel, que foi para o PSDB, ensaia uma união com o PL, mas até agora não fechou a negociação. O sonho dos emedebistas seria a volta de Evandro Moschem.
Tucano empreendedor
De outra parte, tem o PSDB. O Professor Daniel, ao que a coluna levantou, com sua filiação ali, neste partido, aceita a ideia de concorrer à reeleição de vereador, se for para o bem geral da nação. Aí surge o nome de Celso Fioreze. Político experiente, empreendedor, com as contas em dia, e pouca rejeição.
Poderia ser ele o nome da oposição? Todos sabemos que quanto mais candidatos, mais aumenta o favoritismo de Nestor Tissot. Mas, é possível reunir toda a oposição em uma única candidatura?
Estrada nova
Muita coisa só recebe nosso valor quando não temos. Pode ser a bicicleta véia. Lembro da primeira que consegui adquirir, em 1989. Enquanto a tinha, descuidei tanto até que me roubaram, aí descobri o quanto era importante. Acho bem difícil que até mesmo os moradores do Bairro Dutra imaginavam a valia da Estrada Velha. Poderíamos até mudar seu apelido, não acham?